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Os seis passos para lidar com um empregado insatisfeito



Ocasionalmente, qualquer um de nós pode ficar irritado por algum motivo. Em se tratando de trabalho, o importante não é saber um "se", e sim, um "quando", porque, quando você lida com os empregados, eventualmente alguém vai se sentir inédito, descuidado ou maltratado.

Se este empregado está infeliz você vai estragar o seu dia? Muito pelo contrário. Se a pessoa toma o tempo, energia e esforço para falar e expor suas queixas, é que lhe devemos uma enorme dívida de gratidão.

Empregados irritados ou frustrados têm três opções. Eles podem externar sua insatisfação, deixar que as coisas ferver por dentro, ou eles podem sair. Nossa reação imediata, como seres humanos, é tentar determinar se a raiva deste empregado é justificada.

Adivinha o quê? A razão pela qual eles estão com raiva não é a questão. Você está ouvindo a percepção e a experiência do empregado e isso é tudo que importa para eles. Neste ponto, você pode transformar os empregados em defensores da qualidade de vida no trabalho, ou você pode perdê-los ou, pior ainda, desligá-los, mas mantenha-os na folha de pagamento.

Então, não tome isso como pessoal e não perca a oportunidade de assumir o controle da situação e trazer este relacionamento de volta. E como você pode fazer isso? É fácil, siga os seis passos a seguir:

1.   Agradeço-lhes o feedback. Deixá-los saberem o tempo, a energia e, provavelmente, a coragem, que os levaram para informá-lo sobre a situação é de grande valor.

2.   Tenha empatia com as frustrações. Eles querem ser compreendidos e se sentirem justificados em suas crenças. Isso não exige uma longa e prolongada discussão. Diga algo como: "Eu posso imaginar o quão frustrante deve ter sido para você". (Não se esqueça de ser genuíno sobre isso ou você vai soar condescendente).

3.   Pergunte sobre os detalhes. Peça-lhes para descreverem o que os levaram até o descontentamento. Neste momento, você vai olhar para os detalhes do que aconteceu e, quanto mais informações eles podem fornecer, mais rapidamente você vai ser capaz ofertar uma solução.

4.   Peça desculpas. Não é apenas um rápido "eu sinto muito", mas um sincero pedido de desculpas para a frustração de terem experimentados. Lembre-se, eles estão tendo tempo para ajudá-lo a melhorar o seu negócio. Deixe-os saber, de uma forma genuína, que sente muito pela inconveniência, descontentamento ou desconforto que experimentaram.

5.   Tome uma atitude. Esta é realmente o que o empregado quer saber: O que você vai fazer sobre isso? Assim como você faria com uma reclamação do cliente, este é o momento de surpreender e encantar o empregado. Sua próxima ação será o que o empregado vai lembrar. Você está trabalhando para reconquistar a confiança de um empregado.

6.   Acompanhe! Não se esqueça de dizer: "Eu vou acompanhar com você no (período de tempo “x”) para ter certeza de que tudo foi resolvido e que isso não aconteça novamente." Depois de chegar a uma solução, é hora de verificar novamente para ter certeza que eles já estão satisfeitos e, consequentemente, o tenho prazer de estarem trabalhando para você.


REFERÊNCIAS:      

Extraído e traduzido e adaptado do texto original de:

KLEIMAN, Mel. The six steps for dealing with an angry employee.  TLNT – The Business HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2011/10/19/the-six-steps-for-dealing-with-an-angry-employee/#more-82271 > Acessado em 12 de Mai. 2013.

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