Um
líder é bem sucedido quando os outros seguem a sua visão. Se os empregados
estão apáticos, podemos esperar que os resultados da organização sejam aquém de
seus objetivos e expectativas. Infelizmente, existem alguns líderes que não têm
o desejo e o compromisso de obter melhores resultados.
Os grandes líderes não são necessariamente do tipo “blá, blá, blá”. Um líder sólido é aquele que tem uma compreensão clara do destino da empresa. Apesar das incógnitas, esta pessoa deve ser capaz de tomar decisões que têm um impacto positivo sobre toda a empresa. Líderes excelentes sabem a importância de causa e efeito. Em outras palavras, uma ação produzirá um resultado, seja bom ou ruim.
Aqui estão três razões por que os líderes falham observadas em diferentes setores de atuação. Em alguns casos, esses indivíduos estão conscientes de que estão aquém, mas não estão dispostos a tomar medidas corretivas. Em vez disso, eles se envolvem e mantém as mesmas atividades que estão causando os problemas.
Razão nº1: Líderes que desenvolvem uma barreira entre eles e seus empregados.
Para saber o que pode tornar a organização melhor, temos que ir ao “chão de fábrica”. Precisamos conversar com os nossos empregados. Precisamos saber o que está indo bem e onde precisamos melhorar. As pessoas com o melhor conhecimento do que é importante para o cliente são geralmente aqueles em nível operacional, como o pessoal de vendas e especialistas de atendimento ao cliente.
Devemos evitar a dependência de relatórios agregados. Por exemplo, o total de vendas para o mês é um número ambíguo. Precisamos fazer mais perguntas à aqueles que estão fazendo as vendas. Por que o cliente está comprando? Por que os clientes não estão dispostos a comprar garantias? Por que nós não estendemos a mão para um determinado grupo de compradores? Em outras palavras, precisamos saber os valores intangíveis, e os relatórios não fornecem essa informação.
Razão nº2: Líderes que são ouvintes seletivos.
Há alguns líderes que têm excelentes respostas quando fazemos perguntas difíceis. Um executivo pediu a sua equipe gerencial para considerar um congelamento salarial para os trabalhadores. Quando um gestor audacioso questionou sua lógica do motivo para o não aumento salarial, ele respondeu... "Podemos discutir essa questão no momento apropriado." Era óbvio que ele estava preparado para esta pergunta.
É muito melhor receber feedback dos empregados do que pensar que estamos certos o tempo todo. O fato é que os líderes são os visionários e não os que executam. Portanto, é preciso prestar atenção às ideias que surgem a partir dos empregados. O próximo passo é agir, e estrategicamente implementar as ideias que irão melhorar a posição competitiva da organização.
Razão nº3: Líderes que dão desculpas
O crescimento na carreira organizacional requer que o líder pare de dar desculpas e comece a tomar medidas para resolver os problemas e aproveitar as oportunidades. Um líder que dá desculpas é aquele cujos dias estão contados.
Em alguns casos, os líderes ineficazes culpam seus empregados pelo baixo desempenho da organização. Geralmente, o problema reside na visão “pobre” e na gestão da missão organizacional. Mesmo que parte do problema seja por causa dos empregados que não cumprem as suas expectativas, a responsabilidade está na equipe de liderança que cuida deles.
O mercado atual exige uma extraordinária necessidade de uma liderança forte. O trabalho é mais ambíguo e complexo do que nunca. A concorrência é feroz e isso só vai aumentar em intensidade. Para as organizações permanecerem viáveis, os líderes devem ficar conectados com os empregados, ouvi-los atentamente e evitar culpá-los por um trabalho em vão.
REFERÊNCIAS:
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