Qual é a
sua definição preferida de engajamento dos empregados?
Tem-se
muito escrito sobre engajamento dos empregados. Na verdade, a importância
estratégica de reconhecimento social dos empregados para a criação de uma
cultura empresarial em que os empregados gostariam de se envolver tem sido um
tema principal no mundo corporativo por mais de 10 anos.
Durante
esse tempo, mais e mais pessoas profissionais e consultores de RH desceram da
carruagem de noivado e com razão para entenderem que envolvimento dos empregados
é muito diferente da satisfação do empregado. Envolvimento mede muito mais o real
valor para uma organização, tais como quão bem o empregado compreende a missão,
a visão e as metas da organização e quão comprometido ele está a dar esforços discricionários
para alcançar esses objetivos.
Agora, há
algo muito mais valioso do que saber o grau de satisfação do empregado, como o
café da manhã dos empregados ou com as condições gerais de trabalho?
Sim, o engajamento é fundamental.
Se o
engajamento de empregados tornou-se quase que um padrão obrigatório, por se ainda
se escreve e pesquisa tanto sobre o assunto? Porque é crítico e deve ser mantido
como prioridade na mente daqueles que podem afetar fundamentalmente nos fatores
de engajamento, principalmente os gestores.
Para esse
ponto de vista, a ETS consultoria em
RH, divulgou recentemente um novo relatório sobre o envolvimento dos empregados
e o que os faz quererem dar o esforço discricionário que é a marca registrada
de engajamento de empregados, “andar uma
milha extra".
Intitulado
“obtendo dos empregados para andarem uma milha extra”, o relatório destaca os
três mais importantes motivadores que levam aos empregados serem mais preparados
além de sua descrição do trabalho:
1. Papel do
empregado - a compreensão do que é
esperado em uma determinada função e como esta apoia os objetivos de negócio;
2. Liderança
- os empregados que acreditam nos
líderes;
3. Comunicação - os empregados sentem livres para se comunicar verticalmente
e horizontalmente na empresa.
Assim,
você conseguirá o “verdadeiro” engajamento.
Numa visão
similar, SCInc, uma empresa de
consultoria em aprendizagem e desenvolvimento, escreveu sobre a importância do
alinhamento no engajamento dos empregados: O verdadeiro engajamento só é
alcançado quando os empregados responderem "sim" para ambas as perguntas:
1. Eu gosto
do meu trabalho e faço-o bem (máxima
satisfação);
2. Eu ajudo a
alcançar os objetivos de minha empresa (máximo
de contribuição).
“O engajamento
acontece quando as tarefas de trabalho atribuídas a um empregado estão alinhadas
ao departamento, a equipe, ou as metas organizacionais e, ao mesmo tempo, despertam
um talento natural do empregado, a proficiência
e paixão."
Ambos os
estudos apontam para a simplicidade e a complexidade do verdadeiro engajamento
dos empregados: Os empregados precisam saber o que você quer que eles façam, por
que você precisa que eles façam e eles querem fazer.
REFERÊNCIAS:
Comentários
Postar um comentário