Pular para o conteúdo principal

Gestão de talentos da GE: Recrutamento alinhado à estratégia


Seguir as melhores práticas de gestão de talentos só pode conduzir a empresa até onde ela está. As empresas de alto desempenho subscrevem um conjunto de princípios que são consistentes com sua estratégia e cultura.

Uma pesquisa baseada em um projeto de vários anos de colaboração sobre as práticas de talentos globais e princípios de gestão por uma equipe internacional de pesquisadores da INSEAD e universidade Cornell, Cambridge e Tilburg aborda sobre o desafio de como contratar as melhores pessoas e retê-las e conclui que há seis princípios fundamentais para o sucesso. 

Esta pesquisa analisou 33 empresas multinacionais, sediadas em 11 países e analisou em profundidade 18 empresas. As empresas foram selecionadas com base em seu desempenho empresarial superior e reputações como empregadores, conforme definidos através das listas e rankings da Fortune ou equivalentes.
Eis os seis princípios apontados na pesquisa:
1.    Alinhar os esforços de recrutamento com a estratégia;
2.    Garantir que as práticas de gestão de talentos da empresa se adaptam com as demais;
3.    Fazer um esforço deliberado para incorporar a cultura empresarial no processo de gestão de talentos, como o método de recrutamento e desenvolvimento de liderança;
4.    Conseguir o envolvimento dos gestores em todos os níveis, incluindo o CEO;
5.    Descobrir o melhor equilíbrio entre necessidades globais e locais da empresa, e
6.    Encontrar maneiras de diferenciar a empresa de seus concorrentes.

Uma empresa que é exemplo, principalmente no primeiro princípio, alinhamento com a estratégia, a General Electric.

A estratégia empresarial é o ponto de partida natural para pensar sobre gestão de talentos. Dada a estratégia da empresa, que tipo de talento que precisamos?  A estratégia de crescimento da GE é baseada em cinco pilares: liderança tecnológica, a aceleração dos serviços, relacionamentos duradouros com clientes, alocação de recursos e da globalização.

Mas, a implementação dessa estratégia pode ​​ter menos a ver com o planejamento estratégico do que em atrair, recrutar, desenvolver e alocar as pessoas certas para realização das atividades. De acordo com o CEO Jeffrey Immelt, o sistema de gestão de talentos da GE é o seu instrumento de implementação mais poderoso.


REFERÊNCIAS:       

Extraído e adaptado do texto original de:

BROKAW, L.  GE talent management: aligning hiring with strategy. MIT Sloan Management Review.  Disponível em <http://sloanreview.mit.edu/improvisations/2012/02/09/ge-talent-management-aligning-hiring-with-strategy/#.T7BgoPWE7NR>  Acessado em 13 de Mai. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...