Os
dispositivos móveis têm agravado uma cultura de trabalho sempre on line, onde os empregados trabalham em
qualquer lugar. Eles
contribuíram para a distinção mais clara entre quando você está "no tempo”
e quando você não está. Profissionais
do setor de serviços são especialmente ligados a esses dispositivos. Há
uma suposição de que o uso de dispositivos inteligentes aumenta a
produtividade, uma vez que nos permite trabalhar constantemente. Mas,
também estamos comprometendo a produtividade em longo prazo por meio da
eliminação do tempo livre previsível que garante o equilíbrio em nossas vidas. A
obsessão de regularmente verificar e-mails
realmente está ajudando alguém da linha de frente? As
expectativas irreais das facilidades desses dispositivos não estão levando os
empregados ao esgotamento mental?
Ndubuisi Ekekwe, fundador da ONG Instituto Africano de
Tecnologia, relata que esta hiperconectividade tem um custo para a
produtividade organizacional. Muitos
meses atrás, os seus principais gestores decidiram adotar um processo de
envolvimento das empresas onde os clientes e funcionários poderiam alcançá-los
24h por dia, todos os dias (24/7). Havia
uma percepção de que se um cliente ou um colega precisava de algo e não poderia
obtê-lo imediatamente, a empresa não seria levada a sério. A
equipe estava sob intensa pressão para estar disponível sempre que alguém a acionava
- foi simplesmente o esperado. Seis
meses mais tarde, percebemos que as reclamações dos clientes aumentaram e o moral
da equipe foi para baixo.
Então,
por que estávamos usando a hora do jantar dos empregados com chamadas que
poderiam ter esperado até o próximo dia útil?
Em seu
próximo livro, "Dormindo com o smartphone: Como quebrar o hábito 24-7 e mudar
a maneira de trabalhar", Leslie
Perlow, professora da Harvard
Business School fornece percepções sobre essa relação tensa com
dispositivos inteligentes. Em
um experimento que incidiu sobre a obrigatoriedade do tempo de folga para
consultores para pelo menos uma noite por semana, ela notou que, ao longo do
tempo, suas vidas no trabalho melhoraram e a maioria deles foi mais produtivo. Para
os sujeitos da pesquisa que seguiram a sua política de desconectar do trabalho
à noite, 78% disseram que "sentiram-se satisfeitos" com seus
empregos, em comparação com o grupo de pessoas que ignoram a política, onde
apenas 49% referiram o mesmo sentimento de satisfação. Seus
resultados mostram que estamos criando uma percepção de autoperpetuar que
trabalhar mais rápido é melhor, mesmo quando a velocidade pode não ser
necessária.
A
realidade é que os processos de negócio foram alterados pela tecnologia. A
competição é agora global e as empresas precisam agir rápido para sobreviver. Assim,
temos um sistema institucionalizado, onde esperamos que clientes e funcionários
estejam sempre conectados. E com
isso, a velocidade 24/7 tornou-se uma métrica chave de desempenho. O
ímpeto para examinar se o que fazemos requer 24/7 de capacidade de resposta é
negligenciado. Todos
nós trabalhamos mais e mais difícil, apesar da possibilidade que poderia
funcionar melhor. Mas já que
todo mundo está fazendo isso, é considerado aceitável.
Mas, eis
aqui a questão: Os negócios não entrarão em colapso se você não responder os e-mails às 23h00. Esperar
até as 09h00 tem muitas vantagens que provavelmente superam os benefícios da
velocidade, como nos dando uma oportunidade para refletir sobre o problema e
fornecer uma melhor ideia que os clientes irão apreciar. Em
vez de concordar com o reflexo patelar de responder a cada mensagem recebida,
devemos colocar esses dispositivos em seu lugar, ou seja, para nos servir, e
não o contrário.
As
empresas precisam ajudar os empregados a se desconectarem. (Claro,
cada empresa é única e deve levar em consideração seus próprios processos. Mas,
para a maioria das empresas, dando aos empregados o tempo livre previsível não
vai ferir a linha de frente) Na empresa de Ndubuisi
Ekekwe, quando foi percebido que estar sempre on line não produzia melhores resultados, esta política foi gradualmente
abolida de sua cultura. Foi
instituída a política que todos devem ser encorajados a respeitar o tempo livre
e as pessoas desencorajadas de enviar e-mails
desnecessários e fazer chamadas desnecessárias fora de hora. É um
sistema que funciona se todos os membros da equipe estiverem comprometidos. Com
o tempo, vimos uma equipe mais motivada que vem trabalhar pronto para o
negócio, e vai para casa obter rejuvenescido. Eles trabalham mais esperto, não
cegamente mais rápidos. E o moral da
equipe é maior.
Faça
uma tentativa em sua própria empresa. Como um
teste, fale com sua equipe e concorde com o desligamento do smartphone hoje à noite. Estou
confiante de que todos vocês sentirão os benefícios no período da manhã.
REFERÊNCIAS:
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