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Seu smartphone está o tornando menos produtivo?


Os dispositivos móveis têm agravado uma cultura de trabalho sempre on line, onde os empregados trabalham em qualquer lugar. Eles contribuíram para a distinção mais clara entre quando você está "no tempo” e quando você não está. Profissionais do setor de serviços são especialmente ligados a esses dispositivos. Há uma suposição de que o uso de dispositivos inteligentes aumenta a produtividade, uma vez que nos permite trabalhar constantemente. Mas, também estamos comprometendo a produtividade em longo prazo por meio da eliminação do tempo livre previsível que garante o equilíbrio em nossas vidas. A obsessão de regularmente verificar e-mails realmente está ajudando alguém da linha de frente? As expectativas irreais das facilidades desses dispositivos não estão levando os empregados ao esgotamento mental?
Ndubuisi Ekekwe, fundador da ONG Instituto Africano de Tecnologia, relata que esta hiperconectividade tem um custo para a produtividade organizacional. Muitos meses atrás, os seus principais gestores decidiram adotar um processo de envolvimento das empresas onde os clientes e funcionários poderiam alcançá-los 24h por dia, todos os dias (24/7). Havia uma percepção de que se um cliente ou um colega precisava de algo e não poderia obtê-lo imediatamente, a empresa não seria levada a sério. A equipe estava sob intensa pressão para estar disponível sempre que alguém a acionava - foi simplesmente o esperado. Seis meses mais tarde, percebemos que as reclamações dos clientes aumentaram e o moral da equipe foi para baixo.
Então, por que estávamos usando a hora do jantar dos empregados com chamadas que poderiam ter esperado até o próximo dia útil?
Em seu próximo livro, "Dormindo com o smartphone: Como quebrar o hábito 24-7 e mudar a maneira de trabalhar", Leslie Perlow, professora da Harvard Business School fornece percepções sobre essa relação tensa com dispositivos inteligentes. Em um experimento que incidiu sobre a obrigatoriedade do tempo de folga para consultores para pelo menos uma noite por semana, ela notou que, ao longo do tempo, suas vidas no trabalho melhoraram e a maioria deles foi mais produtivo. Para os sujeitos da pesquisa que seguiram a sua política de desconectar do trabalho à noite, 78% disseram que "sentiram-se satisfeitos" com seus empregos, em comparação com o grupo de pessoas que ignoram a política, onde apenas 49% referiram o mesmo sentimento de satisfação. Seus resultados mostram que estamos criando uma percepção de autoperpetuar que trabalhar mais rápido é melhor, mesmo quando a velocidade pode não ser necessária.
A realidade é que os processos de negócio foram alterados pela tecnologia. A competição é agora global e as empresas precisam agir rápido para sobreviver. Assim, temos um sistema institucionalizado, onde esperamos que clientes e funcionários estejam sempre conectados. E com isso, a velocidade 24/7 tornou-se uma métrica chave de desempenho. O ímpeto para examinar se o que fazemos requer 24/7 de capacidade de resposta é negligenciado. Todos nós trabalhamos mais e mais difícil, apesar da possibilidade que poderia funcionar melhor. Mas já que todo mundo está fazendo isso, é considerado aceitável.
Mas, eis aqui a questão: Os negócios não entrarão em colapso se você não responder os e-mails às 23h00. Esperar até as 09h00 tem muitas vantagens que provavelmente superam os benefícios da velocidade, como nos dando uma oportunidade para refletir sobre o problema e fornecer uma melhor ideia que os clientes irão apreciar. Em vez de concordar com o reflexo patelar de responder a cada mensagem recebida, devemos colocar esses dispositivos em seu lugar, ou seja, para nos servir, e não o contrário.
As empresas precisam ajudar os empregados a se desconectarem. (Claro, cada empresa é única e deve levar em consideração seus próprios processos. Mas, para a maioria das empresas, dando aos empregados o tempo livre previsível não vai ferir a linha de frente) Na empresa de Ndubuisi Ekekwe, quando foi percebido que estar sempre on line não produzia melhores resultados, esta política foi gradualmente abolida de sua cultura. Foi instituída a política que todos devem ser encorajados a respeitar o tempo livre e as pessoas desencorajadas de enviar e-mails desnecessários e fazer chamadas desnecessárias fora de hora. É um sistema que funciona se todos os membros da equipe estiverem comprometidos. Com o tempo, vimos uma equipe mais motivada que vem trabalhar pronto para o negócio, e vai para casa obter rejuvenescido. Eles trabalham mais esperto, não cegamente mais rápidos. E o moral da equipe é maior.
Faça uma tentativa em sua própria empresa. Como um teste, fale com sua equipe e concorde com o desligamento do smartphone hoje à noite. Estou confiante de que todos vocês sentirão os benefícios no período da manhã.

REFERÊNCIAS:       

Tradução e adaptação do texto original de:

EKEKWE, N.  Is your smartphone making you less productive?.  Havard Business Review. Disponível em <http://blogs.hbr.org/cs/2012/04/is_your_smartphone_making_you.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date > Acessado em 12 de Jan. 2012.

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