Apresentamos a seguir o nosso entendimento sobre o
significado de 14 palavras voltadas para a orientação pessoal e profissional
destacadas na primeira quinzena de abril 2012 no programa de coaching desenvolvido pela equipe de John Maxwell por meio de um vídeo diário
intitulado “Um minuto com Maxwell” (http://johnmaxwellteam.com).
1.
FAROL. (LIGHTHOUSE). Ter direção e foco é essencial para o
nosso sucesso. O farol nos dar a direção certa e no faz manter o foco nos
nossos objetivos. Farol é a nossa bússola, guia-nos ao caminho certo sem sair
do curso. Na vida é necessário que todos nós tenhamos um farol que para
chegarmos aos nossos objetivos, temos que estabelecer metas de curto, médio e
longo prazos bem como planos para chegarmos lá de forma segura.
2.
TOLO (FOOLISH). Quem nunca passou por tolo ou que não
fez uma tolice um dia? Fazer com que os outros se passem por tolos acreditando
em sua mentira ou você passar por tolo, é uma brincadeira saudável. Admita,
aproveite o máximo da situação, ria bastante do ocorrido, porém o respeito e o
cuidado devem ser sempre lembrados, para que ninguém saia prejudicado. Depois,
siga em frente, pois a vida continua e tem que ser vivida no presente.
3. SUSTENTABILIDADE
(SUSTAINABILITY). O
ser humano já superou diversos desafios, venceu várias crises e várias guerras,
mas seu principal desafio atualmente é a sua própria existência na face da
Terra. Uma questão de toda a Sociedade. A sustentabilidade só é verdadeira se
ela for deixada como herança para as próximas gerações. É a capacidade de
continuidade no longo prazo. É o desenvolvimento equilibrado entre as três
áreas interdependentes: social, econômica e ambiental. Portanto, a
sustentabilidade é uma questão de toda a Sociedade. A transformação da
realidade atual e a busca de uma vida com qualidade, passa pela atuação
articulada de todos os agentes sociais: governo, empresas, cidadãos e o 3ª
setor.
4.
AUTOCONHECIMENTO (SELF-IMAGE). O que você acredita em você? O que você pensa
sobre você? Como é seu retrato? Ele é real? Como as pessoas o veem? Nosso autoconhecimento determina o nosso
"EU" real ou aberto, conhecido por você e pelos outros. Identifique
claramente as características de personalidades positivas: Use-as e elimine ou
evite as que não o ajudarão a construir sua imagem. Melhorando nossa imagem, o
nosso desempenho melhora. Descubra exatamente quem você é, em seguida, saia
para a luta e seja essa pessoa todos os dias. Tenha mais autenticidade e menos
carisma. Crie uma imagem que descreva você com precisão, pois os outros veem
sua imagem pessoal primeiro, depois o profissional, suas ideias, seu trabalho
ou o seu produto. Conhecer bem as particularidades da sua personalidade
certamente o ajudará a trilhar no caminho para o verdadeiro autoconhecimento,
criará a autoestima, a autoconfiança, a maneira que nos apresentaremos para os
outros. Líder lembre-se que as equipes agem de acordo com o seu comportamento.
5.
CELEBRAÇÃO (CELEBRATION). Celebre todos os momentos vividos.
Existem vários motivos para celebração: Nossa família, nossos amigos, bons
momentos, nossa equipe de trabalho, as nossas conquistas e principalmente a
nossa vida. Celebre também, as pequenas conquistas diárias, pois elas vêm
primeiro, validam a autoconfiança, pavimentam o caminho para o sucesso
posterior, permitem adotar medidas mais ousadas e ampliam seus limites. Quanto mais você louvar e
comemorar a sua vida, mais há
na vida para comemorar.
6.
CONEXÃO (CONNECTION).
Todos nós temos a necessidade básica de fazer parte de um grupo, a necessidade
social. Uma das coisas mais importantes é ter amigos. Então, comece agora
conectando com as pessoas. As redes de relacionamento (networking) e as
amizades iniciam-se com a conexão. Uma boa rede de relacionamento é aquela que
adiciona valor para as partes, os conectados. Se você quer ter uma rede de
relacionamento forte e construir amizades permanentes, comece conectando
consigo mesmo, ou seja, esteja aberto às opiniões dos outros, seja o primeiro
servir, a dar e a adicionar valor. Não
espere pelos outros, conecte já. Líder conectar-se com os outros é essencial
para o desenvolvimento de uma liderança eficaz, pois ninguém faz sucesso sozinho.
7.
SENSÍVEL (SENSITIVE). Ser sensível é sentir a beleza das
coisas e das pessoas, saber apreciar o que é bom, justo e verdadeiro. É
contribuir com as outras pessoas. É adicionar valor às pessoas. É perceber o
sentimento e as necessidades dos outros e proporcionar ajuda.
8.
COMPROMISSO (COMMITMENT). Como você pode pedir que as pessoas
deem o melhor de si se você mesmo não der? Compromisso é essencial, nada
acontece até nos comprometermos em fazer acontecer. Nada inicia, continua e
finaliza bem sem comprometimento. Toda relação só será duradoura se for criada
com comprometimento. Compromisso é uma palavra que só funciona se você
trabalhar com comprometimento. Dê o melhor de si, foque, comprometa-se consigo,
com suas causas e com os outros, você será uma pessoa completamente feliz.
Usemos nosso tempo, nosso conhecimento e nossa energia em prol de nossas vidas,
de nosso crescimento, de nossa família, de nossa equipe, da nossa empresa e do
planeta.
E
você líder, questione-se sempre: Sou o melhor líder que posso ser para a minha
equipe?
9. COMPAIXÃO
(COMPASSION). As pessoas precisam de compaixão,
de graças, de cuidado e de demonstrar cuidado com outras pessoas. Compaixão é a
compreensão do estado emocional do outro. A compaixão leva a empatia, pois nos
faz sentir-se como se estivessemos na situação do outro, é sentir o outro. A compaixão é o desejo de aliviar ou minorar
o sofrimento do outro. A compaixão é caracterizada através de ações. Compaixão
é o amor em ação. A compaixão nos ajuda a sermos mais felizes e fazermos com que
os a pessoas ao nosso redor se sintam mais felizes.
10. INTELIGÊNCIA
EMOCIONAL (EMOTIONAL INTELLIGENCE). Um dos mais importantes tipos de inteligência
e é a maior responsável pelo sucesso das pessoas, pois a maioria das situações
de trabalho envolve relacionamento interpessoal. É saber perceber as situações. É conectar
consigo mesmo e com outras pessoas. É a capacidade de autoconhecimento, de
lidar e controlar os sentimentos, de gerenciar as emoções, de nos motivamos em
prol dos objetivos pessoais e organizacionais, de relacionar-se e perceber o
emocional de outras pessoas. Portanto, reconhecer as próprias emoções e
sentimentos quando ocorrem; lide com os próprios sentimentos, adequando-os a
cada situação vivida; dirija as emoções a serviço de um objetivo ou realização
pessoal; reconheça as emoções no outro e empatia de sentimentos; e interaja com
as outras pessoas utilizando competências sociais.
Líder
use a sua inteligência emocional para ser um formador e desenvolvedor de
equipes e negociador de soluções.
11. MICROGESTÃO
(MICRO-MANAGEMENT). É
o controle excessivo das atividades dos empregados. É avaliar nos mínimos
detalhes. É não focar nos resultados e sim nos meios. É a centralização do
poder decisório. É a promoção da liderança autoritária. No mercado altamente
competitivo a microgestão deve ser desestimulada e não promove grandes
resultados. É necessário gerenciar com base na confiança excepcional e na
delegação, portanto, é necessário desenvolver sua equipe, capacitá-la na
autoinspeção e no autocontrole e comunicar valores, normas e padrões. Promova a
delegação, a descentralização das decisões e foque nos resultados globais da
organização. Promova e sustente as condições para que a sua equipe se
comprometa espontaneamente com o propósito comum da organização: Sugira, apõe,
defina autoridades e responsabilidades, foque nos resultados, comunique sempre,
espere, contrate, conduza discussões e avalie o desempenho. Ofereça a sua
equipe uma causa e não apenas tarefas. Preocupe-se com a macrogestão.
12. POTENCIAL
(POTENTIAL). É um dom
natural, um presente que nos é dado quando nascemos. Diariamente enfrentamos
desafios para que possamos usar ou não nosso potencial humano. A escolha que
fazemos é que vai determinar o nosso crescimento e a nossa felicidade. A
maioria tende a se julgar incapaz de vencer os desafios e não usam sequer uma
fração do seu potencial tornando-se vítimas. Mas, é necessário que sigamos a
trilha do crescimento pessoal, percebendo e usando nosso próprio potencial,
tendo a coragem de enfrentar os desafios de forma proativa, transformando-os
sempre em oportunidades. Aprendendo com cada desafio enfrentado e transformando
erros em acertos seguiremos rumo à grandeza.
13. HÁBITOS
(HABITS). Um padrão comportamento
que aprendemos e repetimos frequentemente e automaticamente sem pensar como devemos
executá-los. Existem bons e maus
hábitos. Temos que substituir os maus hábitos por bons hábitos, pois os bons
hábitos nos ajustam ao ambiente, faz-nos levantar. Já os maus hábitos irão nos
escravizar.
14. CUIDADOS
(CARING). Se eu gosto
de você, eu me preocupo e importo com você. Este cuidado deve acontecer com a
família, com os amigos e colegas de trabalho. Líder para que as pessoas o sigam
voluntariamente, você que cuidar de sua equipe, sentir e demonstrar preocupação
com seus liderados e ser empático. Esta demonstração de cuidado fará com que as
pessoas se sintam importantes e fiquem mais motivadas a darem seu melhor. Lembre-se:
Se não nos importamos com as pessoas da equipe, elas não vão nos seguir.
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