Pular para o conteúdo principal

13 Palavras que fazem a diferença


Apresentamos a seguir o nosso entendimento sobre o significado de 13 palavras voltadas para a orientação pessoal e profissional destacadas em março de 2012 no programa de coaching desenvolvido pela equipe de John Maxwell por meio de um vídeo diário intitulado “Um minuto com Maxwell(http://johnmaxwellteam.com).

1.    RESTAURAÇÃO (RESTORATION). A vida é processo de altos e baixos. O mais importante não é o seu desempenho nos dias bons, mas como você responde a dias ruins. O sucesso depende de como respondemos a dias ruins. Restauração é dar uma segunda chance, é ter esperança que dias bons virão, é acreditar em você mesmo e em Deus, é ter constância de propósito, é pensar e refletir sobre o futuro. Cair não faz de você um fracassado, mas não se recuperar é que o faz. Lute contra os dias ruins e recupere seus dias bons. A restauração é como recuperar um carro clássico: Você não ver o resultado no início, mas, quão belo ele fica depois de recuperado! Em gestão, os problemas são um tesouro, pois permitem que você avalie quão eficiente é o teu processo e faça com que você atue nas causas-raiz para que eles não se repitam. 
2.    POLÍTICA (POLITICS). Política é uma ciência social e está presente em todas as organizações. É a arte ou ciência das organizações. Dar a direção aos negócios e a administração pública das nações, dos Estados e Municípios. Os bons políticos colocam as pessoas em primeiro lugar em suas decisões. Nas organizações, uma boa política não é o jogo do poder e sim, uma liderança bem sucedida que busca o bem estar de todos os empregados e a satisfação de todas as partes interessadas. Portanto, gostemos ou não de política, nós somos seres essencialmente políticos e temos que tomar decisões em prol das pessoas que são afetadas por elas.
3.    BÊNÇÃOS (BLESSINGS). Nós diariamente recebemos bênçãos, mas a mais importante é a bênção divina da vida. Quando você receber uma bênção, seja grato e expresse por isso. Não nos esqueçamos de agradecer a Deus por todas as Suas bênçãos em nossa vida, em nossa FAMÍLIA, nossos amigos e principalmente na vida de nossos filhos. Ele nunca falha. Ser uma bênção para o outro, no entanto é uma pequena, mas grandiosa forma de sentir-se bem. Deus abençoe a todos!]
4.    CONDENAÇÃO (CONDEMNATION). Se geralmente não sabemos o que você passou para chegar até aqui e nem o que você está passando agora, por que as pessoas são tão rápidas em julgar-nos e condenar-nos por causa de erros e arrependimentos passados? Pensemos nisto a partir de agora, mudemos nossos hábitos negativos por hábitos positivos, pois a compaixão e a compreensão curam mais pecados e nos ensinam o caminho correto do que a condenação ou a reprovação. Olhemos, pois para o futuro e, tudo o que realmente importa para nós é o que nós fizemos e poderemos fazer para os outros.
5.    INTIMIDADE (INTIMACY). Temos vários significados que variam de relacionamento para relacionamento e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. Em gestão, tem a ver com momentos divididos pelos indivíduos, a cuidados pessoais, a lições aprendidas juntas, a desejos compartilhados em uma conexão global, no nível de visão de futuro, no nível de equipe de trabalho. A intimidade e relacionamentos saudáveis andam de mãos dadas. A intimidade é um fator essencial em qualquer relacionamento com algum significado: A base da amizade e uma das fundações do amor. As principais formas de intimidade são a intimidade emocional, a intimidade física e a intimidade intelectual. Pensemos nisto a partir de agora: a intimidade cria entendimento, compreensão, cria amor, inspira incentiva, nos ajuda a viver melhor e nos proporciona crescimento.
6.    SORTE (LUCK). A sorte não é questão de probabilidade e possivelmente não existe materialmente no mundo real. Mas, você pode construir a sua própria sorte estando preparado para as oportunidades que surgem ao longo de sua vida. Portanto, sorte = Preparação + Oportunidade + Tempo + Atitude. Prepare-se continuamente, faça alguma coisa acontecer, aja de forma positiva, questione sempre o status quo das coisas e, Lembremos sempre: O sucesso não ocorre por acaso, então, faça acontecer!
7.    CARIDADE (CHARITY). Caridade é uma das sete virtudes e significa amar ao próximo como a si mesmo. Aja e ajude a alguém sem buscar qualquer recompensa, assim você estará praticando algo que mais caracteriza a essência do ser humano e ao mesmo tempo elevando a sua moral. Por que não termos uma meta financeira de contribuição? Nós podemos contribuir com nosso tempo, com nossa energia, com nossos recursos, podemos ser generosos, podemos cuidar das pessoas e podemos tornar os outros melhores. Agindo assim, teremos como o principal benefício, sermos melhores como seres humanos.
8.    AMOR ÁGAPE (AGAPE LOVE). Existem diferentes formas de se amar. Amor ágape trata-se da forma incondicional de cuidar e amar as pessoas sem o desejo de amor em troca. "Não é sobre você, é sobre nós ". Refere-se à aliança de amor de Deus para os seres humanos, bem como o amor humano recíproco de Deus.
9.    BONDADE (GOODNESS). É a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem. Descreve nossa preocupação diária das pequenas, mas valiosas ações que fazemos em benefício do próximo. Toda vez que alguém bater a sua porta, não importa quem seja, trate-a bem, faça-a mais feliz do que antes. Agregue valor diariamente às pessoas que estão ao seu redor ou dependem de você por meio de pequenos ou grandes gestos. Líder invista diariamente nesta virtude pessoal em prol de sua equipe, o retorno é incomensurável.
10.  RESILIENTE. (RESILIENT). Pessoa capaz de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse.  Um líder de sucesso tem a habilidade de resiliência que lhe permite lidar com situações difíceis ou sob pressão ou adversas, mantendo sempre o equilíbrio emocional. Tem a capacidade de recuperar-se, de não desistir facilmente, de seguir em frente, ou seja, tem constância de propósito.
11.  OUSADIA (GUMPTION) Pessoas ousadas tem iniciativa, são perspicazes, a coragem em assumir riscos calculados e usam o bom senso para fazer as coisas certas. Agem e fazem acontecer o que os outros não fizeram ainda. Levantam diariamente e assumem desafios que os outros recusaram.  Ouse em ser diferente, assuma riscos, não importa o que você seja ou quem você seja, a recompensa virá e alguém se lembrará de você um dia! O mundo e as organizações precisam de mais pessoas com mais presença de espírito.
12.  CRISE (CRISIS). A vida, o mundo, as organizações, as pessoas, a economia, ou seja, todos nós temos crises ou conflitos. É possível crise ou os conflitos nos controlar? Vai depender do que fazemos ou deixamos de fazer quando ela ocorre, ou seja, o importante não é se temos um crise ou conflito e sim, se e a crise nos controla emocionalmente, espiritualmente, mentalmente e fisicamente, Líder, gerencie as crises e os conflitos de sua equipe, antecipe-as, não reaja contra elas e não deixe que ela se potencialize ou se propague contagiando as demais pessoas em sua volta.
13.  SANIDADE (SANITY). Qual nosso nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional? Termos sanidade é sermos íntegros, de seguirmos caminhos retos, de pensarmos claramente, de sermos racionais, de forma equilibrada. É a capacidade de apreciarmos a vida e procurarmos um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. É termos saúde física e mental, ou seja, termos bem-estar. Para mantermos nossa sanidade, paremos de reclamar, enfrentemos e resolvamos os problemas, cerquemo-nos de pessoas amigas e coloquemos Deus em primeiro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...