1. INTRODUÇÃO
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Mas, será o que as empresas estão fazendo de fato é uma prática de responsabilidade social ou é apenas uma ação de marketing? Discutimos neste paper as práticas de RSE do Grupo Mateus.
2. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE)
A Responsabilidade Social Empresarial consiste num conjunto de iniciativas pelo quais as empresas buscam voluntariamente integrar considerações de natureza ética, social e ambiental as interações com as "partes interessadas" que são os clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, governo e outros, visando a busca de objetivos empresariais que alavancam o desenvolvimento sustentável da sociedade, cuidando dos seus recursos culturais e ambientais para as futuras gerações, respeitando plenamente a diversidade e buscando sempre a diminuição das desigualdades sociais.
Quase todos os dias, nos deparamos com empresários e grandes empresas divulgando, fazendo marketing nos meios de comunicação a sua participação ou o apoio a projetos sociais, por meio de pequenas, médias ou relevantes doações. Mas sabemos que a responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais.
Responsabilidade social empresarial trata "da relação ética, a relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações", sejam elas com o seu público interno ou externo da organização (GRAJEW, 1999)
A doação é muito confundida com a prática socialmente responsável, nada mais é do que uma prática filantrópica. Uma ação é filantrópica quando a organização faz doações financeiras a instituição, fundações, ONGs dentre outras. Essa doação não é habitual, não se faz toda semana, agora quando a organização age de forma planejada, mantendo os objetivos para atender as necessidades sociais, mas de uma maneira que o lucro não seja prejudicado, então, trata-se de responsabilidade social. Responsabilidade social só traz resultados positivos para uma organização e principalmente para a sociedade.
3. HISTÓRICO DO GRUPO MATEUS
O Grupo Mateus teve seu marco inicial no começo da década de 80, quando o empresário Ilson Mateus e sua esposa abriram uma pequena mercearia em Balsas (MA). Em 1987, a mercearia de apenas 50m², tornou-se um supermercado de médio porte, em 1998, o Grupo deu inicio às vendas no atacado com o Armazém Mateus, no ano de 2000 inaugurou sua primeira loja em Imperatriz e daí por diante os negócios foram crescendo a cada dia, até que partiram para conquistar a capital São Luís do Maranhão. Em uma grande e inteligente negociação com outra empresa que foi extinta Rede Preço Bom, o Grupo Mateus adquiriu de uma só vez duas lojas. E nos anos de 2006 até 2008, o grupo fez a aquisição de mais quatro lojas, as últimas foram em formato Cashy and Carry, diferenciando-se das demais por permitir o sistema múltiplo de vendas (atacado e varejo), denominada Mix Mateus. Hoje, o Grupo Mateus é composto por sete empresas (Mateus Supermercados, Central de Panificação Bumba-Meu-Pão, Food Service, Armazém Mateus, Mix Mateus, Invicta e Tocantins Participações), gerando para o estado do Maranhão aproximadamente 5.000 empregos diretos.
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO GRUPO MATEUS
Na Responsabilidade Social (RSE) do Grupo Mateus são desenvolvidos diversos projetos sociais (sempre buscando a melhoria continua), onde destacamos: Ginástica laboral (para melhorar a qualidade de vida dos funcionários), Programa Jovem Aprendiz, PROMAI (Programa Mateus de Inclusão), que disponibiliza oportunidades de emprego para PNE - portadores de necessidades especiais, o Programa de Estágio, com o objetivo de proporcionar a complementação do ensino e aprendizagem, preparando-os para o mercado de trabalho (A contratação de novos estagiários em parceria com CIEE), Programa Viva Meu Primeiro Emprego em parceria com o Governo do Estado Maranhão. O setor de RH do Grupo Mateus conta com uma equipe de grandes profissionais (psicólogos, administradores, dentre outras áreas), onde são priorizados a motivação, superação de desafios, orientação para resultados positivos e a postura inovadora em seu quadro de equipe.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de um novo contexto socioeconômico em que afloram grandes mudanças de paradigmas, exige-se das empresas uma gestão do negócio com a promoção de mudanças sociais, por meio das práticas de RSE, além de uma atuação ecologicamente correta, com ética e transparência no desenvolvimento das atividades, primando pelo respeito, valorização dos empregados, motivação e especialmente investimentos em projetos de inserção e desenvolvimento social. A empresa que praticar RSE só tem vantagens, pois valorizar a imagem institucional e ganha a lealdade do cliente / consumidor perante a marcar da empresa que desenvolver esses projetos sociais.
Observamos que o Grupo Mateus pratica a Responsabilidade Social em dois âmbitos: RSE Interna e RSE Externa. Quando o Grupo Mateus tem práticas voltadas para os colaboradores, nesse momento a empresa está fazendo Responsabilidade Social Interna. É responsabilidade da empresa promover um ambiente de trabalho que permita o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida. Ao trabalhar a RSE internamente, o grupo Mateus garante, acima de qualquer coisa, o bem estar dos seus funcionários, que por conseqüência podem refletir na motivação e, por fim em uma melhorar nos lucros da empresa. A chamada propaganda "boca a boca" é outro ganho para a empresa: funcionários que se sentem respeitados, satisfeitos com o ambiente organizacional e o trabalho em si sentem orgulho de fazer parte da empresa e propagam isso constantemente. É uma relação do tipo ganha - ganha, na qual ambos os lados saem satisfeitos. Como parte da política de Responsabilidade Social e comprometimento com a comunidade, o Grupo Mateus também promove ações sociais voltadas para crianças, jovens e idosos, arrecadando roupas, brinquedos e livros, onde várias instituições são beneficiadas. Isso são ações constantes na empresa.
A empresa em foco está desenvolvendo um bom trabalho, sempre pensando no bem estar dos colaboradores e principalmente ajudando a comunidade em geral, sempre mostrando ética e transparência nas suas ações.
REFERÊNCIAS
GRAJEW O. O que é Responsabilidade Social? In: Simpósio Nacional de empresas e responsabilidade social. Ribeirão Preto, novembro 1999. Disponível em: http: www.ethos.org.br Acesso em 22 de junho de 2010
GRUPO MATEUS. Disponível em: . Acessado em 22.06.2010.
SILVA, D. R. Filantropia Empresarial:uma alternativa para o social? Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. p. 8-79.
_____________________________________________________________
Autores:
Gerisval Alves Pessoa (orientador)
Jaqueane Martins
Rebeca Mendes
Ribamar Castro
Samara Keylla
Silma Gois
Comentários
Postar um comentário