Pular para o conteúdo principal

Conselhos de carreira

 Em 2020, completei 36 anos de carreira profissional e, fiz uma reflexão sobre o que aprendi ao longo deste tempo. Descobri que tenho a aprender muito e muito mais e, de forma contínua, como se eu estivesse iniciando neste exato momento a minha carreira, porém com um planejamento com base nos conselhos dos pensadores, líderes e inovadores mais influentes do mundo. Pessoas que dirigiram as melhores empresas, criaram as marcas mais queridas, transformaram setores e mudaram o mundo, como: Richard Branson, Bill Gates, Indra Nooyi, Meg Whitman, Howard Schultz, Oprah, Priyanka Chopra, dentre outros.

 Portanto, iniciei 2021 neste processo contínuo de aprendizagem e, acabo de concluir um curso de carreira com base em 64 entrevistas que fornecem dicas curtas e elaboradas que podemos usar para impulsionar nossas carreiras na direção certa.

 São insights que gostaria de compartilhar com vocês os mais importantes: 

  1. Siga sua “paixão”
  2. Tenha uma visão clara e estabeleça um conjunto de metas
  3. Descubra sua paixão, competência e mercado, mas trabalhe muito
  4. Olhe a frente
  5. Faça o que você gosta
  6. Trabalhe muito e faça o que você ama
  7. Entregue além das expectativas e continue aprendendo
  8. Tenha equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  9. Esteja sempre desafiado na empresa
  10. Faça as ideias acontecerem
  11. Tenha um senso de propósito
  12. Seja claro sobre quem você é
  13. Faça sempre muitas perguntas
  14. Saiba lidar com mudanças massivas
  15. Faça coisas extraordinárias
  16. Corra na sua própria corrida
  17. Descubra o que você quer fazer
  18. Desafie-se a cada dia
  19. Saiba onde você quer chegar e siga diariamente cada passo nesta direção
  20. Torne-se a pessoa em que as pessoas podem confiar (seja confiável)
  21. Tenha resiliência e confiança
  22. Priorize sua vida para focar no que é importante
  23. Esteja comprometido e engajado
  24. Coloque ações por trás de suas palavras
  25. Defina suas intenções
  26. Foque no que você pode controlar
  27. Diga “sim” para as oportunidades
  28. Cerque-se de ótimas pessoas
  29. Explore seus pontos fortes
  30. Mantenha o curso
  31. Construa sua rede de relacionamentos.
  32. Ponha o pé na porta e, em seguida, trabalhe duro para crescer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el