Pular para o conteúdo principal

Use storytelling para persuadir e motivar o seu público

Contar uma boa história pode ajudá-lo a conquistar uma pessoa, uma equipe, um executivo, um recrutador ou um grande público. Mas como é isso? As melhores histórias não apenas comunicam informações ou provocam uma reação emocional, também são uma ferramenta para persuadir e motivar as pessoas. Portanto, comece contextualizando sua história, vinculando-a ao caso que está tentando construir. Adapte-a às necessidades do seu público: fale com as ansiedades ou preocupações específicas dele e evite banalidades insípidas que possam se aplicar a qualquer pessoa. Seja claro sobre o que você deseja que eles façam. Se você dá conselhos práticos e orientações ao seu público, você o capacita a agir e fazer sua própria história. Finalmente, seja humilde. Não tenha medo de compartilhar histórias de fracasso, momentos de fraqueza ou ocasiões em que você precisou da ajuda de outras pessoas. A humildade genuína mostra que você tem capacidade para crescer e aprender, com a qual todos podem se identificar. É claro que contar uma boa história requer prática, mas se bem feita, ajudará a construir credibilidade para você e suas ideias.

 

REFERÊNCIAS:

Tradução livre e adaptação do texto original de: Use Storytelling to Persuade and Motivate Your Audience. The Management Tip of Day – HBR, 26 de Out. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...