Qual é o seu recurso mais escasso no
trabalho?
A maioria das pessoas responde, sem
hesitação, que é o tempo. Certamente
é finito, mas eu diria que o tempo não é realmente o seu recurso mais escasso.
Afinal, todo mundo tem a mesma quantidade de tempo, e ainda as diferenças
individuais na produtividade podem ser enormes.
A melhor resposta pode ser a sua atenção, a sua capacidade pessoal para
atender às coisas certas para a quantidade certa de tempo. Como o prêmio Nobel Herbert Simon sugeriu pela
primeira vez há 40 anos, “quando a informação é abundante, a atenção se torna o
recurso escasso”.
Por isso, talvez o maior desafio que os
líderes enfrentam como indivíduos no trabalho, é a gestão da atenção. Isso
significa ser atencioso e disciplinado sobre como podemos dividir nosso tempo
entre as diferentes atividades, e também sobre como incentivar outras pessoas a
se concentrar nas coisas certas. Como?
Em primeiro lugar, considere-se como contribuinte individual. Se a atenção é o seu
recurso mais escasso, a primeira coisa que você precisa fazer é disciplinar-se
para evitar interrupções. Se você está trabalhando em algo que precisa de foco
real, por exemplo, escrever um relatório, então, coloque o seu telefone para o
modo silêncios e feche o Outlook ou Facebook. Isso é coisa óbvia, mas é
incrível como muitas vezes nós não fazemos isso, e como é fácil se desviar.
Em segundo lugar, e mais difícil, é descobrir quando parar de coletar informações.
Atualmente os custos de coleta têm diminuído drasticamente, mas o resultado
líquido de fácil acesso à informação é que muitas vezes, mantemos a coleta de
informações por muito tempo para termos informações o suficiente para tomarmos
uma decisão ou escrevermos um relatório. Como podemos evitar essa "paralisia
da análise"? A melhor abordagem é desenvolver sua hipótese ou argumento mais
cedo, de modo que sua pesquisa seja focada em apoiar ou refutar esse argumento.
Se isso não funcionar, defina para si um prazo final.
Em terceiro lugar, mesmo que vivemos em
uma era de informação ubíqua, não
devemos ter medo de trazer a nossa intuição e emoção à mesa. É tentador
buscar evidências para apoiar todos os argumentos que nós fazemos, mas os líderes
de negócios mais bem-sucedidos, Jack
Welch, Steve Jobs e Jeff Bezos, sempre tentaram combinar o pensamento
racional e intuitivo, pois um grama de visão real vale um quilo de dados.
Finalmente, quando temos acesso à
informação abundante, também precisamos encontrar tempo para a reflexão. Pense
nisso como uma versão de baixa tecnologia de meditação ou atenção: Significa
simplesmente criar pequenos intervalos no dia, talvez durante uma viagem ou
durante um exercício, onde faz sentido estimula-lo após de ter sido bombardeado
de informações, para que suas ideias surjam.
Agora, considere o seu papel como um
gerente. Lembre-se, que sua equipe é tão facilmente distraída como você é. Os
membros da equipe também são altamente sensíveis a estímulos e sinais que vêm dos
superiores. Se você começar a falar sobre, digamos, uma iniciativa de redução
de custos iminente, você está manipulando a atenção de sua equipe, quer você
goste ou não. Mudanças de cargos, layout do ambiente de trabalho, agendas das
reuniões diárias e semanais e decisões sobre quem será promovido, são temas de
atenção que moldam coletivamente opiniões sobre o que é importante para as
pessoas, configurando assim, como elas se comportam.
Se você reformular seu papel como o
gerente da atenção de sua equipe, há um par de simples conselhos a ser seguido:
Em primeiro lugar, mantenha a mensagem simples e clara. Se você enfatizar coisas
diferentes a cada semana, as pessoas vão ficar confusas e não vão aprender a sintonizarem.
Mas, se você manter a mensagem cada vez que estiver com a equipe, o efeito
sobre o comportamento da sua equipe é provável que seja substancial. Por
exemplo, a maioria das empresas de mineração começam a cada encontro de
trabalho com “uma história sobre um recente incidente relacionado à segurança”,
é uma maneira simples, mas eficaz de manter a segurança como prioridade na
mente de todos.
Em segundo lugar, seja claro sobre qual é o foco padrão da atenção, de modo que você possa
ser estratégico e sobre como manter sua equipe coesa.
O
trabalho chave do gestor é fazer uso eficiente de recursos escassos. Na era industrial, os recursos
escassos eram capital e trabalho. Na era do conhecimento, nos acostumamos a
pensar em conhecimento e informação como os recursos escassos de que necessitamos
para aproveitar. Mas, cada vez mais, a informação é onipresente e o conhecimento
é compartilhado amplamente entre as empresas e pessoas. Em um mundo assim, o recurso escasso é a nossa própria e a atenção
dos empregados. Precisamos nos tornar mais inteligentes sobre como
gerenciá-lo.
REFERÊNCIAS:
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