Richard Branson abriu uma pequena loja de discos chamada Virgin Records em 1970. Ele saiu da escola
há alguns anos antes, e sua única experiência de negócios ocorreu em sua
própria loja.
Hoje, Branson é dono de uma fortuna de 5,1
bilhões de dólares e é presidente do Grupo Virgin,
que é composto por mais de 400 empresas em todo o mundo.
Oito
dessas empresas geram mais de um trilhão de dólares em receitas anuais.
Ao longo
dos últimos 40 anos, Branson aprendeu
os “macetes” dos negócios por meio de tentativa e erro, e descobriu como construir
um império de empresas inovadoras.
Em seu
livro “Like a Virgin - Os segredos do
empresário mais excêntrico do mundo", escrito em 2012, Branson compartilha
seus cinco segredos para começar um negócio:
1.
Se você não gostar, não faça.
Quando ele
começou a Virgin em um porão no oeste
de Londres, não tinha nenhum grande plano ou estratégia. Ele não iniciou com a
construção de um império de negócios. Ele simplesmente queria criar algo que as
pessoas gostariam de usar, que se divertissem com isso e que ao final do dia, orasse
que a receita gerada fosse o suficiente para pagar as suas contas.
2.
Seja
inovador, crie algo diferente.
A partir
do momento que ele decidiu dar a sua empresa um nome ousado em 1970, Branson tem sido ousado. Ele escreveu
que fundou a Virgin Atlantic em 1984
como uma companhia aérea que, na verdade, tivesse um ótimo serviço ao cliente, que,
foi uma ideia inovadora na época. Hoje ele está preparando a Virgin Galactic para ser a primeira
empresa a oferecer viagens de civis ao espaço.
3.
O orgulho da associação faz maravilhas.
Não há nada
mais triste do que ouvir alguém se lamentar do lugar em que trabalha. Empresários
bem sucedidos reconhecem que seus empregados são seu ativo mais valioso, e os fazem
sentir apreciados. Empregados orgulhosos não só trabalham mais, mas reduzem
custos de contratação por meio de taxas de retenção mais elevadas.
4.
Lidere ouvindo
Grandes
gerentes reconhecem que não têm todas as respostas e constroem equipes que
podem ajuda-los no crescimento da empresa. Para Branson,
você precisa saber o que quer sem impor seu ponto de vista aos outros sem que
haja algum tipo de debate e certo grau de consenso.
Ele
também diz que os melhores líderes são rápidos em reconhecer um bom trabalho, que
estimula aos empregados a contribuírem com suas melhores ideias.
5.
Seja visível.
Os bons executivos
não ficam sentados atrás de uma mesa, distantes de seus empregados, se querem iniciar
um negócio ou um império corporativo multibilionário. Eles encontram maneiras
de manterem os canis de comunicação abertos com seus gestores, bem como todos
os empregados.
Branson diz que mantém um pequeno caderno com ele sempre
que está interagindo com os empregados de qualquer nível da Virgin e quando está no voo da Virgin,
diz que gosta perguntar aos passageiros sobre as suas experiências com a
companhia aérea.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
FELONI,
R. Richard Branson's 5 secrets to starting
a successful business. Havard Business Review. Disponível em < http://www.businessinsider.com/bransons-secrets-successful-business-2014-6
> Acessado em 30 de Jun. 2014.
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