A maioria das pessoas acha que os
procedimentos operacionais padrão são uma camisa de força que limita sua
flexibilidade. No entanto, em nosso cada vez mais complexo mundo do trabalho,
com tantas decisões possíveis e passos, o uso inteligente de padrões pode
libertá-lo. Eles realmente podem tornar mais fácil para atendermos as
expectativas dos clientes a baixo custo, pois ao definirmos as normas e
padrões, podemos fazer mais e bem feito.
Podemos habilmente usar padrões para
entregar a consistência operacional, a confiabilidade e baixo custo. No
entanto, ao mesmo tempo podemos usar esses padrões como um trampolim para a
criação de soluções únicas para cada cliente com base em uma compreensão
profunda de suas necessidades. (Compreensão e adaptação da "intimidade com
o cliente"). O resultado é uma combinação poderosa que cumpre duas
propostas de valor dos clientes ao mesmo tempo.
Há 20 anos, Michael Treacy e Fred
Wiersema da HBR afirmaram em seu
artigo "A intimidade do cliente e outras disciplinas de valor" que as
empresas líderes tiveram sucesso pela excelência em um das três
"disciplinas de valor", excelência operacional, intimidade com o cliente ou a liderança do produto, enquanto
atende os padrões da indústria nos outros dois. Eles previram que os as
empresas líderes no futuro precisariam dominar duas destas disciplinas de
valor. E o uso inteligente de padrões e normas é uma parte da resposta.
Cada vez mais e mais as empresas dão
importância aos "modelos operacionais" - isto é, a sua cultura, os
processos de negócios, sistemas de gestão e plataformas de computador, que usam
padrão de trabalho para conduzir a excelência operacional e também fornecer uma
plataforma para adaptar soluções para os clientes.
A visão tradicional de que a
conformidade com as normas é parte de um sistema de gestão rígido de "comando
e controle" deve ser substituída por um novo modelo: A aplicação
inteligente do padrão de trabalho permite que você tenha a eficiência e a
flexibilidade para oferecer soluções únicas para cada cliente.
REFERÊNCIAS:
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