Pular para o conteúdo principal

Conheça e pratique o Princípio 90/10, ele pode mudar a sua vida ou pelo menos, a forma como reage às situações.



Este é um princípio desenvovido por Stephen Covey que mostra a relação entre o que temos ou não de controle sobre o que sucede diariamente em nossas vidas.

10% da vida é feito por aquilo que nos acontece...

90% da vida é decidida pela forma como reagimos aos fatos.

O que isso quer dizer? 

Na verdadeo temos qualquer controle sobre 10% do que nos acontece.

Os 90% restantes são diferentes e determinados de acordo com nossas reações.

Realmente, não podemos evitar que um carro quebre, um avião atrase, um semáforo fique vermelho, etc. Isso representa 10% do que nos acontece e não temos qualquer controle, mas podemos controlar como reagimos a estes fatos (90%).

 Não deixem que vos digam que são vitimas das circunstâncias. Podemos controlar as nossas reações.
 
Por Exemplo:

 Você esta tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa cair café na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto, mas terá sobre o que acontecerá em seguida.

Você se irrita, repreende severamente sua filha, ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa e daí, tem o prosseguimento de uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai trocar a camisa e voltando, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada e você tem que levar sua filha de carro para a escola. Como esta atrasado, dirige em alta velocidade é barrado por um guarda de trânsito e multado após 15 minutos de discussão. Deixa sua filha na escola, que desce sem se despedir de você e ao chegar ao escritório, percebe que esqueceu sua maleta.

Seu dia começou mal e a medida que o tempo passa, parece ficar cada vez pior.

Você está ansioso para ir para casa. Quando chega em casa, é recebido friamente e em silêncio pela sua esposa e sua filha.

Por que seu dia foi tão ruim?

1.    Por causa do café?
2.    Por causa de sua filha?
3.    Por causa de sua esposa?
4.    Por causa da multa de trânsito?
5.    Por sua causa?

A resposta correta é a de número 5, pois o fator determinante foi a ausência de controle sobre o acontecido e a forma como escolheu reagir ao fato.

Você não teve qualquer controle sobre o que aconteceu com o café (10%)

Foi a forma com que você regiu nos 5 segundos seguintes que causou o seu péssimo dia (90%). 

Eis uma alternativa do que poderia ter acontecido:

O café cai em sua camisa. Sua filha chora e você diz gentilmente a ela: “Esta bem querida, você só precisa ter mais cuidado”.

Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.

Você chega no horário ao trabalho.

Notou a diferença?

Duas situações diferentes, que começam da mesma forma, mas com finais opostos. 

Por quê?

Pela forma como reagiu.
 
Eis algumas dicas para aplicar o Princípio 90/10:

1. Quando ouvir alguém fazer um comentário negativo, procure não levar a sério, evitando assim ser afetado e tirar sua energia.

Milhões de pessoas sofrem com stress desnecessário, provocações e dores de cabeça.  Não escolha ser vítima dos comentários negativos. 
 
2. Se alguém disser algo negativo a seu respeito, não leve o comentário como um ataque pessoal, não deixe que os comentários negativos o afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.

A reação errada pode resultar na perda de amigos e em situações de stress desnecessário.

3. Como reage a alguém que o atrapalha no trânsito? 

- Fica transtornado? 
- Bate no volante? 
- Grita? 
- A sua pressão sanguínea sobe?

Quem é que se importar se você chegar 10 segundos atrasadsos?
Por que deixar que o trânsito estrague o seu dia?
 
4. Se o seu voo está atrasado, certamente que vai atrapalhar a sua programação do dia. Para quê manifestar a sua frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use o seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

5. Se perdeu o emprego, por que ficar irritado e perder o sono? Não seria melhor usar essa energia e esse tempo para procurar outro emprego?

Que faz essas escolhas?

Você!

Só precisamos de nos dar a permissão para experimentar.

Rigorosamente, tudo o que damos, dizemos e até pensamos, age como um boomerang. Volta para nós. Se queremos receber, temos primeiro que aprender a dar!
  
Agora que já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. 

Vai surpreender-se com os resultados. 

Acredite, ele pode mudar a sua vida!

Adaptado de Stephen Covey


Comentários

  1. Olá caro Gerisval Pessoa, estes ensinamentos são de grande valia e importância e acredito que colocados em prática irão resultar em grande impacto em nós e a nossa volta, por isso acabo de aderir a este método ou melhor a esta forma de reagir as situações, muito obrigado...!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Busines

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el