Existem
pequenos gestos característicos dos melhores líderes, especialmente aqueles do
mais alto nível hierárquico, que fazem com que os empregados prefiram trabalhar
com eles mais que por um aumento no próprio salário.
Existem
muitas características que tornam um líder melhor, mas estes três simples
gestos parecem ser mais eficazes:
1. Presença. Não gerencia apenas "andando por
aí", a sua participação nas reuniões das equipes valoriza o trabalho que
seus empregados estão fazendo. Quando você encontrar com um empregado, desligue
ou ignore totalmente seu e-mail, mensagens instantâneas, textos e quaisquer
outras interrupções para dar toda a sua atenção para o empregado. Se os empregados
precisam de seu apoio para a tomada de uma decisão chave, esteja presente visivelmente
e preste apoio direto.
2. Elogio.
Faça questão de dar a seus empregados feedback frequente, pontual e específico
de que eles necessitam para permanecerem no caminho certo e avançarem
adequadamente seus projetos. Reconheça-os e aprecie os esforços que estão
especialmente alinhados com os valores centrais da empresa e os objetivos
estratégicos. Porque você é responsável pela identificação dos empregados que
fazem algo de bom e o feedback construtivo facilmente se destina a ajudar os empregados
a avançarem.
3. Compromisso. Ajuda seus empregados a verem o futuro
que têm com a organização e em suas carreiras. Não faça promessas indevidas ou
injustificadas, é claro, mas empenhe-se em ajudar os membros de sua equipe a crescerem
e se desenvolverem. Proporcione oportunidades de treinamento e desenvolvimento
para eles e os incentivem a ir. Defina metas realistas para ajudá-los a
desenvolverem suas habilidades.
Essas
três habilidades são fundamentais para torná-lo um "bom líder" e usufruir
de todas as vantagens que vêm com este reconhecimento (empregados comprometidos
e que são felizes “cavam um metro a mais”). Mas há muitos mais.
REFERÊNCIAS:
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