Pular para o conteúdo principal

Dicas úteis para leitura de um livro em uma hora

Muitos me questionam e até mesmo duvidam quanto à minha leitura rápida de um livro técnico, principalmente quando falo que já li um livro em 20 minutos. Falo para todos do curso que fiz sobre leitura dinâmica e memorização, mas mesmo assim, alguns ainda duvidam.

Duvidando ou não, não é necessário que você leia palavra por palavra para entender um determinado conteúdo, principalmente quando o tema já é conhecido. 

 Hoje, participando de um treinamento sobre produção enxuta, técnica que usa como estratégia a otimização de recursos, principalmente, o tempo, aprendi algumas dicas úteis para a leitura de um livro técnico em uma hora, sem a necessidade de fazer um curso de leitura dinâmica e memorização.

Eis as dicas:

1.    Leia a sobrecapa do livro e o índice para uma visão geral.
2.    Leia a introdução para verificar as partes e capítulos principais para poder se aprofundar.
3.    Se você não encontrar nenhum capítulo particularmente interessante, leia o primeiro e o último capítulo.
4.    “Corra os olhos” no resto do livro à procura de temas importantes, diagramas-chave, figuras-chave ou histórias úteis.
5.      Se você escolheu um artigo ou único capítulo do livro, em seguida, procure temas no livro para responder as suas principais perguntas sobre o assunto.

Acreditem, segui as dicas acima e funcionou. Consegui ler e responder quatro questões sobre o tema do livro.

Estas dicas fizeram com que eu otimizasse o meu tempo.  É a técnica do lean manufacturing aplicada à leitura.

 Agora é com você. Faça o teste!

Comentários

  1. Prezado Gerisval, meu nome é Prof. Juarez e sou notório especialista em leitura dinâmica com grande experiência em técnicas de otimização do estudo. Fico feliz que compartilhou sua experiência com esta técnica, pois como você disse, é comum duvidarem dela.

    Um texto que ajuda a comprovar sua eficácia é o texto abaixo
    A leitura do texto abaixo é uma comprovação de que não precisamos ler letra por letra ou sílaba por sílaba.

    As palavras desse texto têm a primeira e ultima letra no lugar certo, as outra são uma verdadeira bagunça. Apesar disso dá para lê-lo e entendê-lo..

    Uma palavra isolada pode ter diversos significados, mas uma palavra num texto só tem um significado. Mesmo que você tenha alguma dificuldade, a idéia do todo se fecha e facilita a compreesão.

    Faça você mesmo a prova, lendo o texto abaixo de forma contínua:

    "De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rset pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo."

    Sobre as dicas recebidas se me permite complementar...
    A dica 1 é boa. Uma visão geral do todo, motiva uma melhor compreensão das partes.

    Sobre a dica 2: Nem sempre a introdução nos permite essa interpretação.

    Sobre a dica 3 - Se você não for leitor dinâmico e quizer ou não puder ler o livro todo, considero mais produtivo ler o título e o primeiro parágrafo de cada capítulo

    Sobre a dica 4 - Se for uma leitura descompromissada, essa dica atende.

    Sobre a dica 5 - Aqui há uma pequena confusão entre ler e estudar. Quando eu leio não há compromisso. O resultado que eu obtiver me satisfaz. Estudar é muito mais que ler. Estudar exige um objetivo pré-definido Estudar é ler, é questionar, é interpretar, é esquematizar, é sublinhar, é resumir. Antes de começar meu estudo é preciso que levante quais perguntas foram geradas pelo meu objetivo que meu estudo pretende responder.

    Se o que estou fazendo é só leitura, a dica atende, porém se for estudo, deixa a desejar.

    Caso queira conversar mais sobre o tema estou a disposição
    Prof Juarez Angelo Lopes
    www.cursoiom.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produt...