Pular para o conteúdo principal

Encontre um trabalho com uma sólida e estruturada rede de relacionamento


Se você está procurando seu primeiro emprego, ou considerando mudar de carreira, ou em busca de novas oportunidades enquanto desempregado, encontrar um bom emprego pode ser um dos desafios mais difíceis que enfrentaremos.  Como proceder na busca deste emprego?


Inicie com uma Proposição de Valor Pessoal (PVP), que a sua posição desejada e por que você é a pessoa certa para essa posição. Mesmo com uma PVP forte, no entanto, oportunidades atraentes não vão cair em sua porta. Você deve cair em campo e encontrá-las. Essa é a parte mais difícil.


A melhor fonte de empregos na atualidade é a sua networking (rede de relacionamentos). O caminho para ter sucesso na rede de relacionamento é atingir de forma ampla as pessoas que podem lhe ajudar. A maneira de falhar é limitar seus contatos a poucas pessoas que conhecem bem você. Uma consistente divulgação de seu nome e de seus resultados é o único caminho confiável para a vitória.


Uma consultora de gestão dá um exemplo de uma procura efetiva de emprego. Ela focou três áreas de atuação e construiu uma lista de pessoas para contato, conversando com seus colegas de consultoria e sua base de dados de ex-alunos em suas duas universidades. Ela acrescentou contatos firmes relevantes da pesquisa. Usou uma planilha em excel para cadastro dos contatos. Ela enfatiza a aprendizagem a partir de entrevistas:


"Eu tive quarenta a cinqüenta conversas. Trinta e cinco foram informativas. Eu estava falando com alguém que parecia ser relevante. O que você faz? O que você gosta? Eu estava disposta a explorar as opções nas minhas áreas de atuação-alvo, mesmo que em alguns casos seriam apenas para aprender."


Quanto mais ela ouvia, mais aprendia. Insights (reflexões/aprendizados) das reuniões anteriores ajudaram a consultora a fazer melhores perguntas posteriormente. Ela desistiu de uma das indústrias de seu alvo, uma vez  que percebeu que não correspondia a seus objetivos. Pessoas sugeriram outros contatos. A consultora encontrou duas boas oportunidades em três meses.


Divulgação efetiva não é nada fácil. Leva compromisso e organização. Mas é absolutamente essencial. Siga, portanto, esses seis passos:

1.   Defina de forma ampla sua rede de relacionamento. A maioria das pessoas não percebe quão intensa é sua rede de contatos. Elas falam com amigos próximos, mas param por aí. Considere ex-colegas de escola ou universidade, colegas de empregos anteriores, relações de negócios dentro e fora de sua empresa e conhecidos de sua cidade. As pessoas vão se sentir lisonjeada. Uma divulgação consistente é a melhor prática.

2.   Criar uma nova rede ao longo do caminho. Adicione pessoas que você mais contacta no dia-a-dia.

3.    Considere as discussões como oportunidades de aprendizagem, não apenas como questões de trabalho. Pergunte mais do que sobre empregos. Pergunte sobre a indústria, como obter sucesso, e como se posicionar. O que você aprende nestas reuniões pode levar você a mudar de alvo.

4.   Contate com pessoas de diferentes maneiras. Contate com seus amigos profissionais mais próximos de maneira mais adequada. Para conhecidos mais distantes e, certamente, para as pessoas que você está tentando encontrar, normalmente o melhor caminho será um e-mail acompanhado com um telefonema, e depois talvez uma reunião. Depois de uma discussão substantiva, envie um e-mail de agradecimentos. Com o passar do tempo, contacte novamente as pessoas com uma atualização sobre você, suas aprendizagens, suas realizações e questões de atualizações (follow-up).

5.    Seja sistemático, mantenha os bons registros. Manter uma divulgação ampla é complicado. Após cada reunião, anote o que você aprendeu e o que você precisa fazer com os resultados. Criar uma planilha com uma metodologia de pontuação para medir o progresso é um excelente exemplo.

6.   Avalie periodicamente o seu progresso e se necessário mude a sua abordagem. Considere isso como a realização de um estudo. Reveja as suas notas a partir de diferentes reuniões. Procure padrões. Há melhores formas de se movimentar na direção que você selecionou como área-alvo? Há razões para mudar de direção, para mudar o seu PVP? Você pode se beneficiar em confiar em um amigo ou em um cônjuge, mas mesmo se você não encontrar um interlocutor certo, encontre com você mesmo.

Divulgação estruturada e consistente é a melhor maneira de encontrar novas oportunidades de emprego. Como você alavanca sua rede de relacionamento?

 ______________________
 
REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...