Mapa de Processo
Ferramenta que tem como objetivos visualizar o processo de forma ampla, conhecendo fornecedores, entradas, clientes, saídas e tarefas do processo e identificar variáveis de controle e de ruído dos processos.
Mapa de processo é uma ferramenta geralmente utilizada na metodologia seis sigma que tem como foco a melhoria dos processos, ou seja, a identificação e eliminação das causas que levam o processo a variar ao longo do tempo, gerando falhas ou defeitos.
Utilizado no PDCA ou DMAIC na fase de “determinação qualitativa das potenciais causas de um determinado problema”.
O mapa de processo permite uma melhor determinação dos fatores causais em processos cuja visualização seqüencial seja possível.
Etapas para elaboração do Mapa de Processo
A relação causa e efeito de um determinado processo pode ser demonstrada muitas vezes por meio equação: “Y”: f(X1, X2, ...Xn), onde,
Y = Saída do processo (produto ou serviço)
Xn = Entradas do processo (Parâmetros do processo)
Para elaborar o mapa de processo devemos seguir as etapas a seguir:
1. Definir as etapas ou o fluxograma do processo;
2. Listar o produto final do processo (PF);
3. Listar os produtos em processo (PP);
4. Listar os parâmetros do produto final (Y);
5. Listar os parâmetros dos produtos em processo (y);
6. Listar os parâmetros do processo (X);
7. Classificar os parâmetros do processo em variáveis de controle (C) ou de ruído (R);
8. Identificar os parâmetros de processos críticos (*).
A Figura 1 apresenta um modelo conceitual para elaboração do mapa de processos.
Figura 1 – Modelo de planilha para elaboração do mapa de processo
A Figura 2 apresenta um exemplo de mapa de processo de carregamento de um operador logístico.
Figura 2 – Exemplo de um mapa de processo de carregamento de uma empresa de logística
REFERÊNCIAS
PESSOA, Gerisval A. Notas de aula da disciplina PDCA e Seis sigma: metodologia e ferramentas da qualidade. São Luís: FAMA, 2010.
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