Pular para o conteúdo principal

7 dicas sobre como usar sua voz de forma eficaz em apresentações



A voz é uma importante ferramenta para inspirar e envolver o público. Para criar um impacto, ser claro, natural e expressivo, a voz precisa ser bem utilizada.

Aqui estão sete maneiras pelas quais os apresentadores podem mostrar mais entusiasmo em seus discursos.

1.   Entonação e melodia

Um discurso que é absolutamente regular, sem variação no tom e na melodia, cansará o público em poucos minutos. Então, quando fizer o treinamento para uma apresentação, decida quais as palavras e passagens merecem atenção extra e aumente o tom para enfatizar esses pontos. Mas faça isso naturalmente! Se algo parecer exagerado ou falso, o público pode se virar contra você.

2.    Volume

Considerando-se que seu objetivo é ser ouvido e obter confiança de seu público, esqueça discrição e fale de tal maneira que todos na plateia possam ouvi-lo. Para chamar a atenção do público para certas partes de um discurso, tente variar o volume, às vezes mais alto, às vezes mais suave, para que trechos selecionados se destaquem do resto. Mesmo se você estiver apresentando com um microfone, nem sempre falam baixinho. Neste caso, é preferível se distanciar um pouco do microfone e falar mais alto do que de perto. A fala não é uma conversa normal, e um apresentador não pode transmitir paixão e entusiasmo se as palavras são entregues suavemente.

3.     Clareza

Não se esqueça de articular cada palavra, para garantir a clareza de sua parte e compreensão por parte do público.

4.    Ênfase

Ainda na mesma frase, ao enfatizar diferentes palavras você pode mudar o foco de uma mensagem. Olhe: "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor", "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor", "eu fui ao escritório do mesmo fornecedor", "Eu fui para o escritório do mesmo fornecedor" Lembre-se de Robert DeNiro em uma cena de um filme famoso? Mudando a ênfase pode alterar significado e / ou implicação.

5.   Pausa

Carmen Taran observa que é raro um apresentador fazer uso de pausas. De acordo com Taran, quando as pausas são colocadas em pontos estratégicos em um discurso, podem fazer a diferença entre uma boa e uma excelente apresentação. Existem várias finalidades para as quais as pausas podem ser utilizadas: Para dar aos ouvintes a chance de absorver algo que acabou de ser dito; para gerar expectativas sobre algo que vai ser dito; para dar ao apresentador a oportunidade de pensar sobre o que vai ser dito em seguida; para permitir que o apresentador a respirar corretamente; e até mesmo dar um tempo ao apresentador de pensar antes de responder a uma questão particular.

6.     Ritmo

Se você costuma receber feedback negativo sobre a entrega mais rápida ou mais lenta de seus discursos, pratique fazer um discurso, às vezes, mais rápido e, às vezes, mais lento, para que você possa chegar a um ritmo natural. Se o discurso é entregue muito rápido, pode dificultar o entendimento e gerar ansiedade no público. Se for de forma demasiado lenta, pode cansar e aborrecer as pessoas.

7.   Tom

Deve haver coerência entre o tom do apresentador e do conteúdo que está sendo transmitido. Ninguém pode provar indignação ao falar baixinho, nem é possível demonstrar o controle de uma situação, se usando um tom desesperado. Certifique-se de internalizar o conteúdo da apresentação, verifique se ele é compatível com o que você acredita, então, defina o tom certo do discurso ou parte do discurso.

Não se esqueça de aplicar essas 7 dicas sobre como usar sua voz de forma eficaz para apresentações, você terá uma melhor performance como apresentador, uma melhor apresentação geral e um público mais entusiasta.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

SOAP PRESENTATIONS.  7 Tips on how to use your voice effectively for presentations.  SOAP.COM. Disponível em< http://soappresentations.com/7-tips-on-how-to-use-your-voice-effectively-for-presentations/  > Acessado em 26 de Jul. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o