Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 15, 2012

A análise da indústria é ineficaz. Qual será a próxima ferramenta de análise estratégica?

Uma das crenças mais amplamente disseminada em estratégia é que as variações no desempenho muitas vezes podem ser explicadas em função da estrutura da indústria na qual uma empresa compete.  Uma grande quantidade de nossas mais caras ferramentas, análise das cinco forças, a matriz de portfólio BCG e até mesmo a análise SWOT, baseiam-se nesta hipótese.
Mas, a evidência que temos ao nosso redor, embora a estrutura da indústria seja importante, ela é influenciada de diferentes maneiras e com diferentes efeitos do que já se tenha pensado. Exemplificando, recentemente a consultoria Accenture desenvolveu um ponto de vista sobre o que eles chamam de "Era da agregação". Entre os paradoxos observados é que os segmentos de mercado em muitas indústrias estão se fragmentando, assim como empresas globais necessitam de mercados cada vez maiores para impulsionar o crescimento e rentabilidade.  Combinar essas "piscinas de lucros" é como tentar combinar a água de milhares de "…

Treine seu cérebro a ter foco

Da próxima vez que estiver em uma reunião, dê uma olhada. As probabilidades são elevadas que você vai ver os seus colegas verificando as telas de seus notebooks, mensagens de texto, e-mail enquanto alguém está falando ou fazendo uma apresentação. Muitos de nós estamos orgulhosos do nosso talento em multitarefa, e usá-lo como um distintivo de honra.
Multitarefa pode nos ajudar a marcar mais coisas sobre a nossa lista diária de tarefas. Mas, também nos torna mais propensos a cometer erros, com mais chances de perder informações e dicas importantes, e menos propensos a reter informações na memória de trabalho, o que dificulta a resolução de problemas e criatividade.
Durante a última década, os avanços na neuroimagem têm revelado mais e mais sobre como o cérebro funciona. Estudos de adultos com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), utilizando as mais recentes neuroimagens e testes cognitivos nos mostram como o cérebro se concentra o que prejudica o foco e o quão facilmente o cérebro e…

O Ciclo PDCA para um líder de mudanças

A mudança é fundamental para a sobrevivência das organizações. Infelizmente elas têm "anticorpos" que resistem à mudança. Apresentamos aqui como o ciclo PDCA pode ajudá-lo na condução de um processo de mudanças.
Sempre que uma organização implementar um processo de mudanças na forma como atualmente as coisas são feitas, a resistência surge imediatamente por aqueles que acham que podem ser afetados pela mudança. A pergunta mais comum na maioria das vezes que suge para estas pessoas: Por que precisamos mudar?
Há dois aspectos ao fazer uma mudança organizacional. A primeira é a liderança da mudança. Consiste em criar uma visão de futuro, a paixão para a mudança, a modelagem do tipo necessário de um novo comportamento e uma descrição das forças motrizes que estão fazendo com que mudança seja necessária na organização. Quanto mais a condução das mudanças seja baseada em dados concretos e de razões mais convincentes o caso será para aqueles que precisam mudar. Líderes da mudança enf…

Não pense diferente, pense sobre coisas diferentes

Esta postagem é sobre inovação. Mas, antes falarmos sobre o tema, imagine a área de produção em seu supermercado local.
Você foi capaz de imaginar?
Para você parece ser uma pergunta estranha a ser feita. Claro que você é capaz. Mas, a estranheza da pergunta tem a ver com algo fundamental sobre a maneira como a sua memória funciona. A memória fornece as informações de que ela pensa que você precisa quando ela pensa que você precisa. Quando você está andando pelo supermercado, é fácil lembrar-se das informações sobre alimentação e compras. Quando você está em um jogo de futebol, também é fácil de lembrar sobre as regras e os tipos de jogadas, mas sobre a textura da alface fresca não é!
Agora, voltemos para a inovação.
Quando você precisa resolver um problema de uma nova forma, você tem duas opções. Uma delas é a pesquisa e desenvolvimento puros. A outra exige o conhecimento existente (que já sabemos) que oferece uma solução inovadora. Quando você reúne um grupo de empregados para uma sessão…

Como manter-se calmo durante uma avaliação de desempenho

É chegado o início de ano, a temporada de férias e festas podem ter ficado para trás, a alta temporada para a troca de presentes e mensagens ainda não acabou. Não por muito tempo! Para muitas empresas, é hora de salários extras para o pagamento das remunerações variáveis, participação nos lucros e tempo de avaliação de desempenho. É hora de bônus. Esta ansiedade provoca marcos importantes neste período do ano na agenda de sua organização, mesmo enquanto você lê este texto e continuará assim, pelo menos nos próximos meses. E haverá uma grande expectativa ao seu redor durante este período, afetando tanto os geradores de informações quanto aos destinatários de tais notícias. O que este indicador significa? O que eles estão dizendo sobre o resultado de cada indicador? O que diz sobre mim e como eu sou avaliado?

Para os líderes provedores de feedback, há muitos conselhos disponíveis sobre a melhor forma de dar retorno aos seus subordinados e que seja feito de forma efetiva. No entanto, há …

Maximize seus esforços na busca de emprego

A melhor maneira de encontrar novas oportunidades de emprego é por meio da ampla divulgação do seu perfil em uma forte rede de relacionamento (network) profissional. É também, uma boa maneira de testar a sua estratégia pessoal. Você falará com dezenas ou talvez centenas de pessoas.
Parece fácil. Depois de ter os contatos, rapidamente surgirão as grandes oportunidades, certo? De forma alguma! Uma divulgação não gerenciada do seu nome é o caminho para se perder oportunidades. Usando sua rede de relacionamento profissional de uma forma cuidadosamente planejada e contemplativa você obterá melhores resultados.
Adote uma abordagem estratégica. Faça diferentes tipos de contatos no tempo certo e na seqüência correta. Não tente fazer tudo de uma vez. Não fique apenas olhando as coisas acontecerem.
Apresentamos abaixo, cinco passos para tornar a sua projeção mais produtiva:
1. Comece. Um bloqueio mental pode evitar que você escreva um e-mail ou pegue o telefone. Pode ser desconfortável para você p…