Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2011

Série Ferramentas de Gestão: Carta de Controle

Série Ferramentas de Gestão: Teste dos 5 Por quês

Teste dos Por quês É uma técnica que auxilia na identificação da causa fundamental (causa-raiz) de um problema. Consiste em perguntar, no mínimo 5 vezes, por que um determinado efeito ocorre (problema). Para cada resposta (motivo), devemos perguntar o respectivo “por que" e assim sucessivamente. O Resultado final é causa fundamental do problema.  
O Teste dos Porquês é utilizado na etapa de análise das causas do ciclo PDCA de melhoria.
O Teste dos Por quês pode ser utilizada também como uma ferramenta complementar ao diagrama de causa e efeito para identificação da causa raiz.
Para que haja uma análise eficiente do Teste dos Por quês é necessário que se tenham previamente definidas as seguintes etapas:
- Caracterizar corretamente o problema utilizando, por exemplo, o 5W1H (o que, onde, quando, quem, qual a tendência e como)

Figura 1 – 5W1H para entender o fenômeno
- Levantar e considerar todas as hipóteses - não descartar nenhuma idéia nessa fase - Verificação das hipóteses levantadas n…

Série Ferramentas de Gestão: Fluxograma

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Dispersão

Diagrama de Dispersão ou Correlação É usado para se verificar uma possível relação de causa e efeito entre duas variáveis objetos de estudo. Revela a maior, menor ou nenhuma dependência de uma variável em relação à outra (Figura 1)  Uso na etapa de Análise do problema do PDCA

Figura 1 – Exemplo de gráfico de dispersão Tipos de correlações                      Podemos ter os seguintes tipos de correlações:
-Correlação linear positiva: ocorre quando a variável “X” aumenta a variável “Y” também aumenta.
Figura 2 – Exemplo de correlação linear positiva
-Correlação linear negativa: ocorre quando a variável “X” aumenta a variável “Y” diminui.
Figura 3 – Exemplo de correlação linear negativa

-Correlação não linear: ocorre quando há um ponto de inflexão.
Figura 4 – Exemplo de correlação não linear -Correlação nula: ocorre quando a variável “X” aumenta ou diminui, não há variação na variável “Y”.

Figura 5 – Exemplo de correlação nula
Cálculo do coeficiente de correlação (r)
Coeficiente de correlação: É uma…