Pular para o conteúdo principal

5 maneiras de identificar um líder em potencial



Nem todo mundo tem o que é preciso. Da próxima vez que você estiver participando de uma reunião, olhe para estes cinco sinais óbvios de um grande líder.

Como um líder, uma de suas principais funções é a de identificar e desenvolver potenciais futuros líderes.

Geralmente, o ambiente mais revelador para se avaliar o potencial de liderança é em uma reunião de gestão. Justamente porque muitas vezes é rotina, prosaica, até mesmo chata, o contraste entre aqueles que têm potencial de liderança (e aqueles que não o tem) é muitas vezes alto.

Aqui estão alguns dos contrastes mais óbvios:

1.   Engajamento (Telas vs Pessoas)

Gerentes olham para as telas, os líderes se envolvem com as pessoas. Se você quiser ser levado a sério como um líder, deixe de lado as telas quando você estiver em uma reunião. Olhe para as pessoas na sala, e não em seu notebook ou smartphone. Converse com elas. Concentre-se sobre elas, e não ao seu smartphone.

Por outro lado, se você quiser ser pensado como um gerente, em vez de um líder, abra o seu notebook e comece a usá-lo durante todas as reuniões que participar. Ou pegue o seu telefone a cada sete minutos e olhe fixamente para ele. Deixe claro que o pormenor tático do dia-a-dia do seu trabalho é muito mais importante para você do que as questões estratégicas que todo mundo está discutindo na reunião.

2.   Falha

Sim, deu errado. Sim, foi culpa de “fulano”. Líderes não lamentam, deixam você se desenvolver.

3.   Simulação

"Verifique-me." é bom, "Olhe para mim!" não é.

Se você optar por chamar a atenção para si mesmo, o uso da linguagem corporal mais estudada, excesso de gestos ou roupa escandalosa, não se surpreenda ao descobrir que está consistentemente negligenciado para posições de liderança. Aqueles que já estão em posições de liderança sabem que se você está tão insegura e a liderança vai “mastigá-lo e cuspi-lo”.

4.   Compostura

Faltam apenas 11 minutos para início da reunião e você está balançando a perna debaixo da mesa como se quisesse dizer que precisa de alguma correção, e você quer que o líder confie-lhe para uma posição de liderança? Acho que não.

Se você está roendo as unhas como se o fim do mundo está se aproximando, comendo todas as balinhas na mesa como se fosse a última, ou rasgando o rótulo de sua garrafa de água como se fosse desarmar um artefato explosivo, então eu não estou 100% certo que eu quero entregar-lhe os controles delicados da minha empresa.

Os verdadeiros líderes são muito intensamente focados para ficarem agitados, também engajados para ficarem nervosos, e também envolvidos para ficarem aborrecidos.

5.   Foco

A maioria das pessoas pode participar de uma reunião durante o dia todo engajado e atento. A indicação de que você pode ser um potencial líder é o grau em que esteja envolvido e atento às 03h37 minutos da tarde, quando a carga de carboidratos do almoço e a temida leitura de uma planilha multiabas se combinam para o efeito de narcolepsia.

Assumindo que o assunto é importante, quão focado e criativo você é quando as coisas ficam excêntricas no final do dia?

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

McKEOWN, Les.  5 Ways to spot a potential leader. Inc. Magazine.  Disponível em <  http://www.inc.com/les-mckeown/how-to-spot-a-potential-leader.html > Acessado em 23 de Jul. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…