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3 Tipos de desculpas inúteis



Nem todas as desculpas são iguais. Aqui estão três desculpas inúteis que provavelmente você pode ignorar.

Os especialistas concordam: A frase "me desculpe" pode seguir um longo caminho em direção à suavização sobre uma das principais falhas. Mesmo os advogados de defesa já aconselham os seus clientes a pedirem desculpas pela má conduta, a fim de mantê-los longe dos tribunais.

Mas, um pedido de desculpas não funciona como um cartão que o mantenha livre das cadeias, um erro ainda é um erro. E, como um gerente, você precisa estar atento para as desculpas improdutivas.

De acordo com a Dra. Heidi Halvorson, autora do livro nove coisas que as pessoas de sucesso fazem diferente, é necessários atentar para estas três más desculpas:


1.   Um pedido de desculpas com um milhão de justificativas.

O problema com desculpas, além de demonstrar uma falta de responsabilidade pessoal, é que foca no pedido de desculpas e no autor e não na parte prejudicada.

Para a Dra. Halvorson, a maioria das pessoas tende a pedir desculpas sobre si mesmo, sobre as suas intenções, pensamentos e sentimentos.

Quando você errar, a pessoa afetada com seu erro não quer ouvir falar de você, portanto, pare de falar sobre você e foque o seu pedido de desculpas onde ele pertence: Sobre a pessoa afetada.

Especificamente, um bom pedido de desculpas deve concentrar-se sobre as partes afetadas pela ação de um empregado, sobre a forma como eles estão se sentindo e em que o empregado pode fazer para mudar as coisas daqui para frente.

2.   Um pedido de desculpas que seja desproporcional ao erro.

Há muitas maneiras de oferecer uma compensação para uma ação equivocada, mas nem todas são apropriadas para o trabalho. Ofertas de compensação monetária, por exemplo, pode funcionar bem para um derramamento de café ou a destruição acidental de telefone celular de um colega, mas esses eventos são poucos e distantes entre si em um ambiente de trabalho.

Em vez disso, sugere Dra. Halvorson, procure desculpas que reconheçam o dano causado à produtividade e ao bem-estar emocional no local de trabalho.

Um colega de trabalho que acidentalmente ficou de fora de um projeto não quer uma compensação. O dano não foi provocado por perda de um pedaço de propriedade, mas confiança de seus colegas de trabalho. Procure desculpas que reconheçam o valor da confiança e cooperação e expresse empatia com a pessoa injustiçada.

3.   Um pedido de desculpas somente para o chefe.

Como um supervisor, receber um sincero pedido de desculpas de seu empregado pode sentir-se como uma solução positiva. Mas você não pode ser o único à procura de uma mea culpa. Nas configurações das equipes, nas quais as ações de um empregado podem desencadear atritos com seus colegas, é especialmente importante identificar a quem o malfeitor deve se desculpar.

Dra. Halvorson escreve que “em ambientes de trabalho em equipe, as pessoas não querem uma compensação ou empatia, elas querem um reconhecimento de regras e normas violadas”. As chances são de que não só o chefe seja afetado, mas toda a equipe e, possivelmente, toda a organização.

Um genuíno pedido de desculpas nessas situações deve vir com um aviso de violação do código de ética e conduta esperado na organização. E um empregado que só pede desculpas ao chefe não assume seriamente sua responsabilidade com seus colegas de trabalho.


REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

 

FENZI. F. L. 3 Types of useless apologies.  Inc. Magazine. Disponível em<http://www.inc.com/francesca-fenzi/employee-apologies-to-ignore.html> Acessado em 26 de Jun. 2013.

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