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As 5 maneiras de identificar um líder emocionalmente inteligente



Pesquisas mostram que mais de 90% dos líderes com melhores desempenhos têm um alto valor de inteligência emocional.

Quanto maior a posição hierárquica dos líderes, mais impacto terão suas decisões e a inteligência emocional torna-se cada vez mais importante. A pessoa no topo define a atmosfera que permeia a organização, incluindo a temperatura emocional.

Um líder com pouca inteligência emocional tem um impacto negativo sobre a moral dos empregados, que impacta diretamente na retenção de pessoal. Sabemos que a maior razão que as pessoas dão para deixar uma organização é a relação com seus líderes.

Aqui estão cinco maneiras de identificar um líder emocionalmente inteligente:

1.   Não defensivo e acessível

Líderes inseguros que demonstram baixa inteligência emocional ficam sempre na defensiva e levam para o lado pessoal quando encontram alguém que lhes aparece como uma crítica e um desafio à sua autoridade.

Um líder seguro, com uma boa dose de inteligência emocional se esforça para ouvir, compreender e descobrir o que está por trás de comportamentos e ações daqueles que são responsáveis ​​pela gestão. Eles ouvem antes de responder e se não entender alguma coisa fazem perguntas abertas que se destinam a obter mais informações.

Ao contrário de líderes com baixa inteligência emocional, eles não fazem isso para eles, mas procuraram maneiras de tornar a situação melhor para todos os envolvidos.

2.   Consciente de suas próprias emoções

Líderes que são alheios às suas próprias emoções e como eles são afetados por elas não têm consciência de como suas palavras e ações afetam os outros. Isso pode ter um efeito muito devastador sobre o moral da equipe e baixa produtividade.

Líderes com alta inteligência emocional são conscientes de emoções fortes e evitam falar de raiva e frustração. Se eles se sentem à vontade para ter fortes emoções em suas interações com os outros, eles se dão um tempo, esperando até que suas emoções se estabilizem e tenham a oportunidade de pensarem sobre a situação.

3.   Hábeis em perceberem o estado emocional dos outros

Um líder habilidoso e empático que está ciente das emoções do outro é capaz de usar esse conhecimento para desenvolver relacionamentos mais fortes com aqueles que lideram. Mesmo se forem comunicar más notícias, eles são capazes de amenizar o impacto, basta deixarem claro ao receptor que eles estão cientes de como pode estar sentindo.

Líderes com alta inteligência emocional são capazes de se colocarem no lugar da pessoa que recebe críticas ou feedback negativo, permitindo-lhes para dar-lhe de uma forma que possa ser mais benéfica e menos destrutiva.

4.   Disponíveis para aqueles que os reportam

Bons líderes sempre estão disponíveis àqueles que os reportam, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Eles são sensíveis ao fato de que haverá momentos em que os seus subordinados terão dificuldades fora do trabalho que irão afetá-los.

Problemas familiares e de relacionamento, amigos e todos os tipos de crise na vida, às vezes, vão afetar praticamente todos no trabalho. Os líderes emocionalmente acessíveis e seguros entenderão que estão lá para apoiar sua equipe nestes tempos.

5.   Capaz de verificar o seu ego e permitir que outros brilhem

Apesar de possuírem autoconfiança, os líderes de alta inteligência emocional não tem a necessidade de demonstrar a sua própria importância ou valor.

Eles escolhem suas palavras com cuidado, falam e agem de acordo com os interesses de sua equipe e da saúde da organização. Eles não têm a necessidade de terem os seus egos massageados e não estão procurando maneiras de obter o crédito pelo trabalho dos outros.

Entendem que as pessoas trabalham melhor quando se sentem valorizados. Estão sempre procurando maneiras de darem feedbacks positivos e recompensas para um trabalho bem feito. Seguros em suas próprias habilidades, não são ameaçados por aqueles que trabalham com eles e procuram ativamente ajudá-los a trabalhar com o melhor de suas capacidades para alavancarem os resultados da organização.

REFERÊNCIAS:     

Tradução e adaptação do texto original de:

DEUTSCHENDORF, Harvey.  The 5 ways to spot an emotionally intelligent leader.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/06/27/the-5-ways-to-spot-an-emotionally-intelligent-leader/?utm_source=TLNT&utm_campaign=f4a3483e2e-tlnt-daily-the-lamest-workplace-excuse-ever-thats&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-f4a3483e2e-287621617#more-86435 > Acessado em 28 de Jun. 2013

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