Pular para o conteúdo principal

A frase mais importante que você sempre dirá em uma reunião



A frase mais importante que você diria em uma reunião não é “por favor” ou “obrigado”. Não é "como você está?" para abrir a reunião ou "quais são os próximos passos?" para fechar a reunião. Não, a frase mais importante que você vai dizer em uma reunião ou encontro é:

Como posso ajudá-lo?

Esta frase mostra em primeiro lugar a sua amizade. Não há melhor maneira de mostrar que você se preocupa com a pessoa que está se reunindo com a genuína e autêntica pergunta “o que pode fazer para ajudá-la”.

Existem duas possibilidades quando perguntar como pode ajudar a alguém:

1)  A pessoa vai dar-lhe uma oportunidade de ajudá-lo, e após isso, a pessoa que você ajudou vai se sentir obrigada em retribuir o favor, e ajudá-lo quando necessário.

2)  A pessoa não dirá nada, e educadamente declina, mas, em seguida, ela ainda vai se sentir como você se importa com ela, e será emocionalmente envolvida em ajudá-lo, quando necessário.

De qualquer forma, o estabelecimento que você se importa e que está ali para ajudar é um vínculo emocional poderoso. É um paradoxo, você não vai se encontrar com alguém para descobrir como pode ajudá-la, é provável que você se encontre para conseguir vender, comprar, ou que algo seja feito. Mas, é por meio da ajuda que você vai ganhar confiança e, eventualmente, influenciar.

Parece ser simples. Não importa se é um cliente, um potencial cliente, ou um colega que esteja se reunindo, todos nós gostamos de ser bem tratados, e todos nós podemos ter alguma coisa para ajudar. Apenas certifique-se de ser genuíno, não artificial, e diga em sua próxima reunião, "Como posso ajudá-lo?".


REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

KERPEN, Dave.  The most important phrase you'll ever say in a meeting.  Linkedin.com. Disponível em< http://www.linkedin.com/today/post/article/20130311145611-15077789-the-most-important-phrase-you-ll-ever-say-in-a-meeting?trk=mp-author-card > Acessado em 26 de Jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o