Pular para o conteúdo principal

5 habilidades de coaching que cada gerente precisa ter

Se você é um gerente que tenta desenvolver a sua equipe desenvolver-se e construir uma carreira, precisa saber que uma das principais maneiras que você possa ter um impacto positivo no negócio é atuar mais como um "coach" do que como um "gerente".

Um estudo conduzido por Bersin & Associates mostrou que as organizações com líderes seniores que desenvolvem atividades de coaching eficazes e frequentemente melhoraram os resultados dos negócios em 21 por cento, em comparação com aqueles que nunca desenvolveram atividades de coaching.

Muitas pessoas não tem certeza sobre o que há de diferente sobre a abordagem de coaching, então eis alguns pontos-chave:

§ Coaches ter uma abordagem "perguntar x falar". Não diga ao empregado o que fazer, em vez disso, faça perguntas poderosas. Isso permite que o empregado crie suas próprias soluções. Quando eles passam pelo processo de pensamento para chegar à resolução, eles são muito mais adeptos – é a sua ideia!

§  Coaches focam no empregado x a tarefa - é sobre o seu desenvolvimento.

§  Coaching não se trata de "consertar" ninguém. Mais uma vez, é sobre o seu desenvolvimento e com facilitar o processo de aprendizagem.

§  Coaches cria uma estrutura clara de responsabilização para a ação e resultados. Ele ajuda a manter o empregado focado em alcançar os objetivos desejados.

§  Coaching é algo que pode / deve acontecer quando necessário e no momento certo, que é o melhor caminho para que a aprendizagem ocorra. É uma ótima maneira de reforçar o que pode ter sido aprendido em sala de aula, aproveitando as experiências de aprendizagem na atividade.

Agindo mais como um coach

Então, como pode um gerente se comportar mais como um coach?

1.   Faça boas perguntas para ativar o processo.
2.   Atenda aos empregados onde eles estão.
3.   Guie a conversa (por meio de perguntas, não diretivas) para um acordo mútuo das prioridades de desenvolvimento.
4.   Certifique-se de que a informação de feedback seja ouvida e entendida pelo empregado. Mais uma vez, fazendo perguntas claras é a melhor maneira de fazer isso.
5.   Faça a sua parte para apoiar o empregado por meio de um compromisso compartilhado com seus objetivos, responsabilidades e etapas da ação.

Coaching = Conversações eficazes

O que torna uma conversa "eficaz"? Trata-se de um diálogo (perguntas), e não um monólogo (narração). As melhores perguntas de coaching são:

§ Abertas;
§ Focadas em resultados úteis e,
§ Sem julgamento (evite perguntar "por quê?").

Aqui estão alguns exemplos de boas perguntas abertas em relação à versão perguntas fechadas:

Perguntas abertas / convidativas

§  O que significa a posição em "x"?
§  Como posso ajudá-lo?
§  Você pode dizer-me sobre esse erro?
§  Qual é a sua linha de raciocínio?
§  Quais outras abordagens possam surgir na próxima vez?
§  Como as suas emoções influenciam a sua percepção da situação?

 Perguntas fechadas/avaliativas

§   Você já terminou?
§   Você tem um problema?
§   Será que você cometeu esse erro?
§   Será que isso realmente resolve o problema?
§   O que te fez pensar que era uma boa ideia?
§   Isso é bastante claro, não é?
§   Não quer que concorde com isso?
§   Por que não fez "x"?

Então você está pronto para o desafio? Seus empregados, os negócios e sua carreira se beneficiarão se começar a atuar como gerente com comportamento de coach.

Seus empregados serão desenvolvidos e desafiados de forma que realmente constroem novas habilidades e que lhes permitirão aprender com as experiências.

Característica de bônus: Sua carreira vai deslanchar se você for conhecido por ser um bom desenvolvedor de pessoas, uma habilidade essencial para o sucesso em longo prazo!


REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

DUESTERHOFT, Martha.  5 Coaching skills that every manager needs to have.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2013/06/25/5-coaching-skills-that-every-manager-needs-to-have/?utm_source=TLNT&utm_campaign=8f2f6d323e-tlnt-daily-5-coaching-skills-that-every-manager&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-8f2f6d323e-287621617#more-86129> Acessado em 25 de Jun. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el