A
simpatia o ajudará em seu trabalho, nos negócios, nos relacionamentos e na vida.
Kerpen (2013) entrevistou dezenas de líderes empresariais de sucesso para
entender que os tornaram tão simpáticos e suas empresas tão bem sucedidas.
Todos os conceitos aplicados por eles são simples e, no entanto, talvez em nome
de receitas ou dicas, que muitas vezes perdemos de vista as coisas simples, coisas
que não só nos tornam humanos, mas podem realmente nos ajudar a nos tornarmos mais
bem sucedidos. Abaixo estão os onze princípios mais importantes para ajudá-lo a
tornar-se um líder melhor:
1. Saber ouvir
"Quando as pessoas falam, ouça-as
completamente. A maioria das pessoas nunca escuta." (Ernest Hemingway).
Ouvir
é a base de qualquer bom relacionamento. Grandes líderes ouvem o que seus
clientes atuais e potenciais querem e precisam. Escutam os desafios que os
clientes enfrentam. Escutam colegas e estão abertos a novas ideias. Escutam aos
acionistas, investidores e concorrentes. Eis a razão de que o melhor CEO é o
que ouve mais.
2. Contar histórias
"Contar histórias é a mais
poderosa forma de colocar as ideias no mundo de hoje.” (Robert McAfee Brown).
Depois
de ouvir, os líderes precisam contar grandes histórias, a fim de vender seus
produtos, mas o mais importante, a fim de vender suas ideias. Contar uma história cativa pessoas e leva-as a
ação. Conte histórias vitoriosas aos seus clientes e empregados, quer seja durante
o almoço, proferindo uma palestra em uma sala cheia de pessoas, ou para milhares
de pessoas por meio de um vídeo online.
3. Autenticidade
"Eu não tinha ideia de que ser autêntica
poderia me fazer tão rica como eu me tornei. Se eu tivesse, eu teria feito isso
muito antes." (Oprah Winfrey).
Grandes
líderes são quem dizem que são, e eles têm integridade incomparável. Vulnerabilidade
e humildade são características do líder autêntico e cria uma energia positiva
e atraente. Todos os clientes, empregados e os meios de comunicação querem
ajudar uma pessoa autêntica a ter sucesso. No passado, costumava-se haver uma
divisão clara entre a vida pública e a privada, mas a internet rompeu esta linha.
Os líderes de hoje são transparentes sobre o que são na vida on-line, mesclando suas vidas pessoais e
profissionais.
4. Transparência
"Como um pequeno empresário, você
não tem maior influência do que a verdade.” (John Whittier).
Não
há mais nenhum lugar para se esconder! Empresários que tentam manter segredos serão
expostos. Franqueza e honestidade tornam a equipe, clientes e colegas mais
felizes. Com a transparência torna-se muito mais fácil dormir à noite, despreocupado
com o que você disse para quem, um líder feliz é uma forma mais produtiva que
se tem.
5. Trabalhar em equipe
"Indivíduos jogam o jogo, mas as
equipes vencem as adversidades." (SEAL).
Não
importa o quão pequena é a sua organização, você interage com outras pessoas
todos os dias. Permita que os outros se destaquem. Estimule ideias inovadoras,
pratique humildade e siga outras regras para o trabalho em equipe que irão ajudá-lo
a se tornar um líder mais simpático. Você vai precisar de uma cultura de
sucesso dentro de sua organização, que inclui o “pensar fora da caixa”.
6. Receptividade
"A vida é 10% o que acontece com você e 90%
como você reage a isso.” (Charles Swindoll).
Os
melhores líderes são sensíveis aos seus clientes, empregados, investidores e outras
partes. Hoje todas as partes interessadas são propagadoras para melhor ou para
pior da imagem sua e da organização, e o líder vencedor é aquele que reconhece
isso e insiste em uma cultura de receptividade. Se a comunicação é via e-mail, correio de voz, ou uma nota no twitter, responda, pois mostrará que
você se importa e dá atenção ao que seus clientes e colegas têm a dizer. Isto
lhe permitirá ter um impacto positivo sobre a organização.
7. Adaptabilidade
"Quando
você terminar de mudar, você está acabado." (Ben Franklin).
Nunca
houve um mercado mais rápido em mudança do que o que vivemos atualmente. Os
líderes devem ser flexíveis na gestão de oportunidades e desafios e ágeis o
suficiente para mudarem no momento certo. Teimosia não é mais desejável para a
maioria das organizações. Em vez disso, a humildade e a vontade de se adaptar são
as marcas de um grande líder.
8. Paixão
"A única maneira de fazer um
excelente trabalho é amar o que você faz.” (Steve Jobs).
Aqueles
que amam o que fazem não têm que trabalhar um dia em suas vidas. Pessoas que
são capazes de trazerem a paixão para o seu negócio têm uma vantagem notável, porque
a paixão é contagiosa e afeta os seus clientes e colegas. Encontrar e aumentar
a sua paixão, com certeza vai afetar a sua equipe de trabalho.
9. Surpreender e encantar
"Um verdadeiro líder sempre
mantém um elemento de surpresa na manga, o que os outros não podem compreender,
mas que mantém o seu público animado e sem fôlego." (Charles de Gaulle).
A
maioria das pessoas gosta de surpresas em seu dia a dia. Líderes simpáticos diminuem
as expectativas e superam as entregas, assegurando que os clientes e empregados
serão surpreendidos de forma positiva. Há uma infinidade de maneiras de
surpreender sem gastar dinheiro extra, um sorriso, por exemplo. Todos nós
gostamos de sermos felizes, surpresa e encantamento criam oportunidades
incríveis de marketing boca a boca.
10. Simplicidade
"Menos não é mais, apenas o
suficiente é mais." (Milton Glaser).
O
mundo está mais complexo do que nunca, mas ainda o que os clientes muitas vezes
querem é a simplicidade, em projeto, formato e função. Tornar os projetos
complexos, os desafios e as ideias em componentes mais simples permite que os
clientes, empregados e outras partes interessadas compreendam melhor e comprem a
sua visão. Todos nós humanos anseiam por simplicidade, e assim o líder de hoje
deve ser focado e entregar simplicidade.
11. Gratidão
"Gostaria de afirmar que agradecer
é a maior forma de pensamento, e que a gratidão é a felicidade dobrada por graça."
(Gilbert Chesterton).
Líderes
simpáticos são sempre gratos pelas pessoas que contribuem para as suas
oportunidades e sucesso. Ser grato e dizer obrigado aos mentores, clientes,
colegas e outras partes interessadas mantém os líderes humildes, apreciados e
bem recebidos. Gratidão também faz você se sentir bem!
Regra de Ouro: Acima de tudo, tratar
os outros como você gostaria de ser tratado.
Mostre
aos outros a mesma cortesia que você espera deles, você vai ganhar mais
respeito dos colegas de trabalho, clientes e parceiros de negócios. Manter alta
consideração aos outros demonstra simpatia da sua empresa e os motivam a
trabalharem com você. Isso parece muito simples, como muitos desses princípios,
e ainda temos muitas pessoas, que estão tão preocupadas em ganhar dinheiro que
realmente não conseguem adotar estes conceitos-chave.
Quais
destes princípios são mais importantes para você, que o torna amável?
REFERÊNCIAS:
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