Pular para o conteúdo principal

11 Conceitos simples para torná-lo um líder melhor



A simpatia o ajudará em seu trabalho, nos negócios, nos relacionamentos e na vida. Kerpen (2013) entrevistou dezenas de líderes empresariais de sucesso para entender que os tornaram tão simpáticos e suas empresas tão bem sucedidas. Todos os conceitos aplicados por eles são simples e, no entanto, talvez em nome de receitas ou dicas, que muitas vezes perdemos de vista as coisas simples, coisas que não só nos tornam humanos, mas podem realmente nos ajudar a nos tornarmos mais bem sucedidos. Abaixo estão os onze princípios mais importantes para ajudá-lo a tornar-se um líder melhor:

1. Saber ouvir

"Quando as pessoas falam, ouça-as completamente. A maioria das pessoas nunca escuta." (Ernest Hemingway).

Ouvir é a base de qualquer bom relacionamento. Grandes líderes ouvem o que seus clientes atuais e potenciais querem e precisam. Escutam os desafios que os clientes enfrentam. Escutam colegas e estão abertos a novas ideias. Escutam aos acionistas, investidores e concorrentes. Eis a razão de que o melhor CEO é o que ouve mais.

2. Contar histórias

"Contar histórias é a mais poderosa forma de colocar as ideias no mundo de hoje.” (Robert McAfee Brown).

Depois de ouvir, os líderes precisam contar grandes histórias, a fim de vender seus produtos, mas o mais importante, a fim de vender suas ideias.  Contar uma história cativa pessoas e leva-as a ação. Conte histórias vitoriosas aos seus clientes e empregados, quer seja durante o almoço, proferindo uma palestra em uma sala cheia de pessoas, ou para milhares de pessoas por meio de um vídeo online.

3. Autenticidade

"Eu não tinha ideia de que ser autêntica poderia me fazer tão rica como eu me tornei. Se eu tivesse, eu teria feito isso muito antes." (Oprah Winfrey).

Grandes líderes são quem dizem que são, e eles têm integridade incomparável. Vulnerabilidade e humildade são características do líder autêntico e cria uma energia positiva e atraente. Todos os clientes, empregados e os meios de comunicação querem ajudar uma pessoa autêntica a ter sucesso. No passado, costumava-se haver uma divisão clara entre a vida pública e a privada, mas a internet rompeu esta linha. Os líderes de hoje são transparentes sobre o que são na vida on-line, mesclando suas vidas pessoais e profissionais.

4. Transparência

"Como um pequeno empresário, você não tem maior influência do que a verdade.” (John Whittier).

Não há mais nenhum lugar para se esconder! Empresários que tentam manter segredos serão expostos. Franqueza e honestidade tornam a equipe, clientes e colegas mais felizes. Com a transparência torna-se muito mais fácil dormir à noite, despreocupado com o que você disse para quem, um líder feliz é uma forma mais produtiva que se tem.

5. Trabalhar em equipe

"Indivíduos jogam o jogo, mas as equipes vencem as adversidades." (SEAL).

Não importa o quão pequena é a sua organização, você interage com outras pessoas todos os dias. Permita que os outros se destaquem. Estimule ideias inovadoras, pratique humildade e siga outras regras para o trabalho em equipe que irão ajudá-lo a se tornar um líder mais simpático. Você vai precisar de uma cultura de sucesso dentro de sua organização, que inclui o “pensar fora da caixa”.

6. Receptividade

"A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso.” (Charles Swindoll).

Os melhores líderes são sensíveis aos seus clientes, empregados, investidores e outras partes. Hoje todas as partes interessadas são propagadoras para melhor ou para pior da imagem sua e da organização, e o líder vencedor é aquele que reconhece isso e insiste em uma cultura de receptividade. Se a comunicação é via e-mail, correio de voz, ou uma nota no twitter, responda, pois mostrará que você se importa e dá atenção ao que seus clientes e colegas têm a dizer. Isto lhe permitirá ter um impacto positivo sobre a organização.

7. Adaptabilidade

"Quando você terminar de mudar, você está acabado." (Ben Franklin).

Nunca houve um mercado mais rápido em mudança do que o que vivemos atualmente. Os líderes devem ser flexíveis na gestão de oportunidades e desafios e ágeis o suficiente para mudarem no momento certo. Teimosia não é mais desejável para a maioria das organizações. Em vez disso, a humildade e a vontade de se adaptar são as marcas de um grande líder.

8. Paixão

"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.” (Steve Jobs).

Aqueles que amam o que fazem não têm que trabalhar um dia em suas vidas. Pessoas que são capazes de trazerem a paixão para o seu negócio têm uma vantagem notável, porque a paixão é contagiosa e afeta os seus clientes e colegas. Encontrar e aumentar a sua paixão, com certeza vai afetar a sua equipe de trabalho.

9. Surpreender e encantar

"Um verdadeiro líder sempre mantém um elemento de surpresa na manga, o que os outros não podem compreender, mas que mantém o seu público animado e sem fôlego." (Charles de Gaulle).

A maioria das pessoas gosta de surpresas em seu dia a dia. Líderes simpáticos diminuem as expectativas e superam as entregas, assegurando que os clientes e empregados serão surpreendidos de forma positiva. Há uma infinidade de maneiras de surpreender sem gastar dinheiro extra, um sorriso, por exemplo. Todos nós gostamos de sermos felizes, surpresa e encantamento criam oportunidades incríveis de marketing boca a boca.

10. Simplicidade

"Menos não é mais, apenas o suficiente é mais." (Milton Glaser).

O mundo está mais complexo do que nunca, mas ainda o que os clientes muitas vezes querem é a simplicidade, em projeto, formato e função. Tornar os projetos complexos, os desafios e as ideias em componentes mais simples permite que os clientes, empregados e outras partes interessadas compreendam melhor e comprem a sua visão. Todos nós humanos anseiam por simplicidade, e assim o líder de hoje deve ser focado e entregar simplicidade.

11. Gratidão

"Gostaria de afirmar que agradecer é a maior forma de pensamento, e que a gratidão é a felicidade dobrada por graça." (Gilbert Chesterton).

Líderes simpáticos são sempre gratos pelas pessoas que contribuem para as suas oportunidades e sucesso. Ser grato e dizer obrigado aos mentores, clientes, colegas e outras partes interessadas mantém os líderes humildes, apreciados e bem recebidos. Gratidão também faz você se sentir bem!

Regra de Ouro: Acima de tudo, tratar os outros como você gostaria de ser tratado.

Mostre aos outros a mesma cortesia que você espera deles, você vai ganhar mais respeito dos colegas de trabalho, clientes e parceiros de negócios. Manter alta consideração aos outros demonstra simpatia da sua empresa e os motivam a trabalharem com você. Isso parece muito simples, como muitos desses princípios, e ainda temos muitas pessoas, que estão tão preocupadas em ganhar dinheiro que realmente não conseguem adotar estes conceitos-chave.

Quais destes princípios são mais importantes para você, que o torna amável?


REFERÊNCIAS:      

Extraído e traduzido e adaptado do texto original de:

KERPEN, D. 11 Simple concepts to become a better leader.  Linkedin.com. Disponível em< http://www.linkedin.com/today/post/article/20130128162711-15077789-11-simple-concepts-to-become-a-better-leader?trk=mta-lnk > Acessado em 12 de Mai. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o