Vejamos
a situação a seguir: Você tem em mente uma lista de coisas urgentes a fazer e,
alguém vem até você querendo conversar. Esta situação pode ser uma interrupção
irritante, ou a chance de desligar-se por um momento e realmente se conectar,
para depois seguir em frente.
A
forma que você lidera pode levá-lo a caminhos com grandes implicações. Se você
sempre vê a outra pessoa como um incômodo e nunca tem tempo para se conectar
com ela, isso pode ser um indício de que você está preso em um modo de
contraprodutivo. Chamado de "Obrigação".
Em
outra situação: Você tem um prazo apertado para um finalizar um projeto e
alguém que faz parte da sua equipe de projetos que faz uma entrega abaixo de
suas expectativas. Isso é decepcionante, com certeza. Mas, como você reage?
Você pensa sobre o que seria necessário para ajudar essa pessoa a ter maior velocidade
no futuro? Ou você se concentra sobre o que estava errado e demite essa pessoa
como um fracasso, alguém que já não pode contar e alega baixo desempenho?
Se
você só opta pela última alternativa, concentrado em falhas das pessoas, em vez
de seu potencial, você está agindo como um perfeccionista.
Goleman reforça que os líderes que apresentam
um destes dois padrões de liderança necessitam de uma "terapeuta
organizacional".
Os
rótulos de diagnóstico para esses padrões são chamados de "modos". Enquanto estamos no modo
"obrigação" nos
concentramos em executar as tarefas e ignoramos as pessoas ao nosso redor. Isso
pode ser produtivo em curto prazo, mas se você é um líder e é muito rígido
nisso, vai deixar de se conectar com aqueles que você lidera. Porém, é somente por
meio da conexão que você pode guiar, inspirar, ouvir, comunicar, motivar ou
influenciar, em outras palavras, liderar.
No
modo "perfeccionista" você
se concentra nas falhas das pessoas. Líderes perfeccionistas só dão notas
baixas e nunca elogiam o bom desempenho. Pesquisas sobre estilos de liderança apontam
que os perfeccionistas (às vezes chamado de "referências") têm um
impacto negativo sobre o estado emocional e desempenho de seus subordinados
diretos.
A
boa notícia: os modos podem mudar. Os Coaches
podem ajudá-lo na orientação desta mudança e os líderes que são altamente
motivados a melhorar podem fazê-la por conta própria.
REFERÊNCIAS:
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