Dez dicas que ajudarão no cálculo do Retorno sobre Investimento - ROI de seu programa de treinamento
Uma
crítica aos profissionais de RH é que eles não têm, particularmente, tino
comercial ou são focados o suficiente sobre os elementos estratégicos de gestão
de uma empresa.
Essa
é uma perspectiva ampla, é claro, e não pode aplicar a todos os profissionais,
mas ouvi-la com certa frequência, provavelmente há algum fundo de verdade por
trás dela.
Então,
é por isso que uma lista de um relatório de uma recente pesquisa divulgada
recentemente pela ESI International (intitulado
ROI de treinamento: Se alguém perguntar se você já perdeu o seu orçamento) me
intrigou, porque aborda o ROI (retorno sobre investimento) gerado pelos programas
de treinamento e que apresenta à empresa e elementos estratégicos que o RH deve
sempre focar.
Eis
as dez dicas para melhorar o ROI de treinamento
Então,
eis a lista apresentada no relatório da ESI
International. Eles
observam que, "se você seguir estas rápidas, regras rígidas, você estará no
caminho certo para provar o que seu programa de aprendizagem tem um impacto
mensurável." Isso pode ser verdade, mas cada programa de treinamento é
diferente, assim que seu impacto pode variar, naturalmente:
1.
Você não precisa ir a fundo ao cálculo
do ROI. Você
só precisa provar, para que não haja qualquer dúvida razoável de que seu programa
é um investimento justificado.
2.
Mude o seu pensamento a partir de uma
mentalidade de qualidade para uma mentalidade de impacto e resultados. O ROI é mais do
que um cálculo, é uma maneira de pensar. Profissionais
da educação muitas vezes tem o foco na qualidade da sua formação, em vez do
impacto da aprendizagem, assumindo que a qualidade conduz a aprendizagem e a
aprendizagem leva a impacto. Embora
a qualidade seja importante, ela não vai longe o suficiente para provar que o
treinamento impacta positivamente no negócio.
3.
Calcular
ROI continuamente para que você sempre saiba o quanto de benefícios o seu
programa está gerando. Há
duas maneiras de desperdiçar dinheiro em treinamento, treinar pessoas que não
precisam ou treinar as pessoas que não usam o conhecimento aprendido. Nenhuma
dessas duas coisas tem que acontecer em seu programa de treinamento, se você tem
controle sobre o que está funcionando e o que não está.
4.
Construa
o seu exemplo do passo a passo do ROI. Chegar ao ROI é como
construir um processo judicial. Você faz
argumentos e, em seguida, apresenta fatos para suportá-los. Em
última análise, esses argumentos e fatos resultam em uma conclusão óbvia, que
seu programa de treinamento gera mais valor do que custa.
5.
Quanto mais dados e informações você
tiver, melhor. As
pessoas que avaliarão o seu caso tipicamente analítica, do tipo COO e CFO (Chief Operating Officer - COO e Chief Financial Officer - CFO) e,
provavelmente vão querer uma explicação de como você chegou a sua conclusão. Valide
suas observações com os dados sob diferentes possíveis perspectivas. Isso
significa as respostas dos treinados e dos gestores obtidas imediatamente após os
cursos dois meses depois.
6.
ROI não é apenas sobre o dinheiro. Analise
os resultados que levam ao ROI através dos seguintes quatro níveis de medição
de aprendizagem: qualidade, eficácia, impacto do trabalho e resultados do
negócio.
7. Seja tão conservador quanto possível
em seus cálculos do ROI.
Dados
autorrelatados notas devem ser equacionados para baixo para compensar as
variações. Além
disso, você deve usar o número impacto no trabalho apresentados de acordo com uma
pesquisa ao invés do que foi previsto imediatamente após a aula. Muitas
vezes, os alunos estão muito entusiasmados com a aprendizagem após a conclusão
do curso, que faz com que haja variação. Os
resultados de uma pesquisa de acompanhamento pós-curso permitem uma medida mais
verdadeira.
8. Conheça o investimento desembolsado. O
ROI, por definição, é um retorno sobre o investimento, é lógico que não pode
ser calculada sem conhecer o próprio investimento. Em
primeiro lugar, calcule o investimento: o custo de cada aluno classe com base
no salário dos alunos e nos dias de aula. Em
seguida, calcule o retorno: Multiplique o salário médio dos alunos por cento
disseram que seu trabalho melhorou devido ao treinamento.
9. Comunique a história por trás dos
números. Quando
você estiver discutindo o seu programa com as partes interessadas, destaque de
forma clara, os objetivos de seu programa, primeiro o que você imaginou os
desafios que você enfrentou e como você os superou para fazer a diferença ao negócio.
10. Não desanime por números baixos do ROI. ROI baixo pode ser melhorado. Tomando
uma postura pró-ativa e uma visão abrangente de apoio ao trabalho e outras práticas
de desenvolvimento adotadas que farão com que os números do ROI estejam onde
eles precisam chegar para assegurar a continuidade e o avanço de seus programas
de aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
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