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Dez dicas que ajudarão no cálculo do Retorno sobre Investimento - ROI de seu programa de treinamento


Uma crítica aos profissionais de RH é que eles não têm, particularmente, tino comercial ou são focados o suficiente sobre os elementos estratégicos de gestão de uma empresa.

Essa é uma perspectiva ampla, é claro, e não pode aplicar a todos os profissionais, mas ouvi-la com certa frequência, provavelmente há algum fundo de verdade por trás dela.

Então, é por isso que uma lista de um relatório de uma recente pesquisa divulgada recentemente pela ESI International (intitulado ROI de treinamento: Se alguém perguntar se você já perdeu o seu orçamento) me intrigou, porque aborda o ROI (retorno sobre investimento) gerado pelos programas de treinamento e que apresenta à empresa e elementos estratégicos que o RH deve sempre focar.

Eis as dez dicas para melhorar o ROI de treinamento

Então, eis a lista apresentada no relatório da ESI International. Eles observam que, "se você seguir estas rápidas, regras rígidas, você estará no caminho certo para provar o que seu programa de aprendizagem tem um impacto mensurável." Isso pode ser verdade, mas cada programa de treinamento é diferente, assim que seu impacto pode variar, naturalmente:

1.   Você não precisa ir a fundo ao cálculo do ROI. Você só precisa provar, para que não haja qualquer dúvida razoável de que seu programa é um investimento justificado.

2.   Mude o seu pensamento a partir de uma mentalidade de qualidade para uma mentalidade de impacto e resultados. O ROI é mais do que um cálculo, é uma maneira de pensar. Profissionais da educação muitas vezes tem o foco na qualidade da sua formação, em vez do impacto da aprendizagem, assumindo que a qualidade conduz a aprendizagem e a aprendizagem leva a impacto. Embora a qualidade seja importante, ela não vai longe o suficiente para provar que o treinamento impacta positivamente no negócio.

3.    Calcular ROI continuamente para que você sempre saiba o quanto de benefícios o seu programa está gerando. Há duas maneiras de desperdiçar dinheiro em treinamento, treinar pessoas que não precisam ou treinar as pessoas que não usam o conhecimento aprendido. Nenhuma dessas duas coisas tem que acontecer em seu programa de treinamento, se você tem controle sobre o que está funcionando e o que não está.

4.    Construa o seu exemplo do passo a passo do ROI. Chegar ao ROI é como construir um processo judicial. Você faz argumentos e, em seguida, apresenta fatos para suportá-los. Em última análise, esses argumentos e fatos resultam em uma conclusão óbvia, que seu programa de treinamento gera mais valor do que custa.

5.   Quanto mais dados e informações você tiver, melhor. As pessoas que avaliarão o seu caso tipicamente analítica, do tipo COO e CFO (Chief Operating Officer - COO e Chief Financial Officer - CFO) e, provavelmente vão querer uma explicação de como você chegou a sua conclusão. Valide suas observações com os dados sob diferentes possíveis perspectivas. Isso significa as respostas dos treinados e dos gestores obtidas imediatamente após os cursos dois meses depois.

6.   ROI não é apenas sobre o dinheiro. Analise os resultados que levam ao ROI através dos seguintes quatro níveis de medição de aprendizagem: qualidade, eficácia, impacto do trabalho e resultados do negócio.

7. Seja tão conservador quanto possível em seus cálculos do ROI. Dados autorrelatados notas devem ser equacionados para baixo para compensar as variações. Além disso, você deve usar o número impacto no trabalho apresentados de acordo com uma pesquisa ao invés do que foi previsto imediatamente após a aula. Muitas vezes, os alunos estão muito entusiasmados com a aprendizagem após a conclusão do curso, que faz com que haja variação. Os resultados de uma pesquisa de acompanhamento pós-curso permitem uma medida mais verdadeira.

8.  Conheça o investimento desembolsado. O ROI, por definição, é um retorno sobre o investimento, é lógico que não pode ser calculada sem conhecer o próprio investimento. Em primeiro lugar, calcule o investimento: o custo de cada aluno classe com base no salário dos alunos e nos dias de aula. Em seguida, calcule o retorno: Multiplique o salário médio dos alunos por cento disseram que seu trabalho melhorou devido ao treinamento.

9.  Comunique a história por trás dos números. Quando você estiver discutindo o seu programa com as partes interessadas, destaque de forma clara, os objetivos de seu programa, primeiro o que você imaginou os desafios que você enfrentou e como você os superou para fazer a diferença ao negócio.

10. Não desanime por números baixos do ROI. ROI baixo pode ser melhorado. Tomando uma postura pró-ativa e uma visão abrangente de apoio ao trabalho e outras práticas de desenvolvimento adotadas que farão com que os números do ROI estejam onde eles precisam chegar para assegurar a continuidade e o avanço de seus programas de aprendizagem.

REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

HOLLON, John. Ten tips to help prove the ROI of your training program. TLN The Business of HR.   Disponível em < http://www.tlnt.com/2012/07/19/ten-tips-to-help-prove-the-roi-of-your-training-program/#more-59322 > Acessado em 19 de Mai. 2012.

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