Antigamente
tínhamos tempo para aprender em um emprego. Lembro-me
do meu primeiro emprego: No processo de entrevista, fui informado que meu
mentor iria trabalhar comigo durante 30 dias para certificar de que eu havia compreendido
o trabalho. Eu poderia procurar
essa pessoa a qualquer momento e fazer todas as perguntas necessárias.
Também me informaram que nada importante era esperado de mim por pelo menos três meses. Em outras palavras, eu tive tempo para aprender sobre o negócio e meu trabalho em particular. Na primeira semana, meu gerente disse: “Por favor, certifique-se de passar o tempo lendo o manual de gestão da empresa, os procedimentos e padrões”. É uma espécie de coisa chata de se ler, mas alguns dos quais eram realmente importantes. Toda essa documentação tinha mais de 500 páginas, portanto, eu estaria ocupado durante as próximas semanas.
O que funcionou até a década de 1990 não é mais aplicável hoje. Atualmente, quando você é contratado, o empregador tem a expectativa de darmos resultados rapidamente. Na verdade, espera-se que sejamos capazes já de atendermos as principais entregas na primeira semana. Em alguns casos, os indivíduos são contratados para preencher uma lacuna de conhecimento ou experiência. Na essência, a empresa está procurando um novo contratado para liderar o esforço de trabalho.
Aqui estão três dicas para ajudá-lo a ser bem-sucedido durante seu primeiro mês no novo emprego:
Dica nº 1: Tenha uma abordagem proativa.
O seu primeiro mês no trabalho é importante, então adote uma abordagem proativa. Você quer aprender rápido e quer fazer todas as perguntas que forem necessárias. Muitos novos funcionários compreendem o trabalho, mas eles precisam aprender o processo ou a cultura corporativa. Toda organização tem um linha de comando específica que precisa ser seguida.
Dica nº 2: Evite agir como um sabe tudo
Embora você seja uma pessoa muito capaz, tenha uma abordagem humilde ou de aprendizagem quando se inicia um novo trabalho. A impressão que você faz no início pode defini-lo, então é melhor começar com o pé direito.
Eu sei de um gerente sênior que fez a seguinte declaração durante sua primeira reunião com a equipe: "Nós vamos mudar a forma como fazemos as coisas por aqui. Ouvi dizer que as pessoas estão acostumadas a fazer o mínimo e eu não vou aceitar este tipo de comportamento. Aqueles que não estão dispostos a mudar já não terão mais lugar nesta organização.”.
Houve um silêncio na sala, os empregados veteranos não ficaram muito felizes com esta abordagem. Durante o primeiro ano de seu emprego, estes veteranos fizeram tudo o que foi possível para dificultar o trabalho do gerente. Eles foram capazes de criar ressentimento o suficiente em suas políticas de tal modo que elas, eventualmente, não funcionavam. O ponto aqui é que as habilidades diplomáticas são importantes quando se quer iniciar um processo de mudança.
Dica nº 3: Evite as coisas mesquinhas.
As pessoas mais bem sucedidas na sua empresa são as que têm pensamento sistêmico (foco no todo). Eles evitam os intervalos de café que geralmente são usados para circular os boatos. Os empregados diferenciados estão cientes da política e da missão da empresa e fazem o possível para trabalhar dentro do sistema. A chave aqui é se concentrar em seu trabalho e não nas coisas pequenas que irão desviá-lo das responsabilidades.
A maioria dos gerentes rotula você dentro dos primeiros 30 dias de trabalho. Se você olhar e se comportam como um empregado de alto desempenho, suas chances de sucesso aumentam. Verifique se você está orientado para a ação e evite pisar em outras pessoas ao longo do caminho.
A cultura organizacional tem um fluxo a ser seguido e você precisa iniciar o seu trabalho dentro desse ambiente. No entanto, você deve ter um bom nível de controle sobre o ritmo deste fluxo e, é isso que irá ajustá-lo à missão da empresa.
REFERÊNCIAS:
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