Ter inteligência emocional, muitas
vezes referida como IE, é uma parte importante para ser um líder mais forte e
mais efetivo. Porém, muitas pessoas assumem que se trata de ser uma pessoa doce
e amigável. Certamente, algumas competências da inteligência emocional estão
relacionadas à sociabilidade, sensibilidade e simpatia, mas outras estão
ligadas às habilidades de liderança como conquista, influência e gerenciamento
de conflitos. A chave é ter um equilíbrio entre elas. Se você é forte em algumas
das habilidades mais flexíveis e emocionais, então concentre-se em aprimorar as
habilidades que causam desconforto como dar feedback. Por exemplo, ao invés de
usar sua IE para suavizar as interações com um colega de trabalho que é
arrogante e abrasivo, aborde o problema diretamente com ele, com base no
gerenciamento de conflitos para dar-lhe feedback direto, ter autocontrole
emocional e conter a sua reatividade.
Fonte: Tradução livre e adaptação do texto original Balance your emotional intelligence skills.
HBR – The Management Tip of the Day, May, 31, 2017
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