Pular para o conteúdo principal

Os 7 erros mais comuns em uma negociação



Embora até mesmo a palavra "negociação" possa evocar o medo, estresse e ansiedade para muitos, a intenção é muito simples: Discutir e, finalmente, chegar a um acordo. Quer se trate de um contrato multimilionário ou apenas decidir onde se encontrar para almoçar, a vida é repleta de negociações. E, o processo de negociação é muito parecido com um jogo de xadrez, onde a estratégia reina de forma suprema e um considerado e cuidadoso movimento de cada vez. Faça um movimento descuidado, míope, mal concebido e sofra as consequências perigosas.

Mesmo quando comparada com a mais assustadora de negócios, em relação ao ato de negociação como um “jogo” pode-se aliviar a apreensão e dar-lhe a confiança necessária para fazer jogos de poder que acabará por facilitar o resultado desejado. Ao contrário dos jogos de estratégia como o xadrez, no entanto, os negócios mais eficazes são uma proposição ganha-ganha para todas as partes, em vez de um resultado vencedor-perdedor.

Para ajudar as pessoas a maximizar suas proezas de barganha nos negócios e na vida, aqui estão os sete erros mais comuns que são feitas durante uma negociação:

1.    Falta de confiança

Muitas pessoas pensam que precisam mostrar um certo tipo de confiança para negociar com sucesso um acordo. Outros pensam que é necessária muita experiência para ser um bom negociador. Na maioria das vezes simplesmente é necessária a tenacidade e boa preparação prévia para garantir que você esteja adequadamente preparado para afirmar termos mutuamente desejáveis, antecipar objeções e discernir o que são motivadores ou controversos irão ressoar com o seu adversário. Projeção de confiança também significa ter a aceitação, que é cativante para os outros e que não há a necessidade de ter anos de experiência em negociação. Isso também pode resultar na oposição ter uma postura menos defensiva, tornando-os mais receptivos às suas proposições. Sem projetar um nível notável de confiança, e fazendo isso com informações sólidas, bem fundamentadas, o fracasso certamente irá prevalecer.
    
2.    Pensar em algo que não é negociável

Quando você pensa como um negociador, tudo é negociável! É uma mentalidade que você tem que executar para se tornar não apenas um bom negociador, mas um grande homem. Quando você decidir que os termos de qualquer coisa podem ser mudados em seu favor, um mundo de oportunidade se apresenta. Claro que, como a maioria das coisas na vida, haverá regras para aderir com cada negócio em cima da mesa, que são necessárias para evitar o caos e manter as discussões sobre trilhos. No entanto, mesmo as regras são negociáveis! Elas podem ser modificadas se você simplesmente propor uma solução alternativa ética, viável e mutuamente benéfica. Negociadores poderosos são infratores!
    
3.    Não construção de relacionamentos iniciais

Este é provavelmente um dos maiores erros que os indivíduos fazem em relação à negociação e nos negócios em geral. Talvez você tenha frequentado a um evento de "networking" no qual dar dezenas de cartões sem ter uma conversa séria com ninguém. É hora de desacelerar e começar a fazer conexões reais com as pessoas, particularmente aquelas que você pode estar envolvida mais tarde em um negócio. Descubra algo sobre elas e suas vidas. Personalize. Muitas informações úteis podem ser adquiridas durante uma conversa casual, incluindo o que elas valorizam na vida, o que as motivam, o que as irritam, sua ética, etc. Descubra algo sobre elas, pessoalmente, e não apenas sobre os seus negócios. Você pode se surpreender o quão bem você pode aproveitar e aprender por meio de uma verdadeira conversa com alguém.
    
4.    Não pedir o que você quer

Há uma verdade fundamental nas negociações: Você deve pedir o que quiser. Parece bastante simples, mas, na prática, muitas vezes pode ser assustador. As pessoas naturalmente têm medo de rejeição ou foram ensinadas a não ser "gananciosas", como crianças, de modo que instintivamente se abstém de pedir algo na vida. No entanto, no mundo dos negócios, a rejeição nunca é pessoal, é apenas um reflexo de que você não apresentou um argumento viável fundamentado no por que você deve obter o que deseja. É a oferta que está sendo rejeitada, não você, de modo a manter as emoções sob controle e recalibrar sua abordagem. "Não", muitas vezes apenas reflete a necessidade de mais informação, e ter atenção em saber que as pessoas dizem “não” em média de 3 vezes antes de dizer "sim." É importante entender que, se você não pedir você não consegue e a única maneira de dominar a arte da rejeição é de se rejeitado, continue pedindo. Ao negociar, torná-la uma prioridade para pedir exatamente o que quer. Na maioria das vezes você não vai obter o que quer ou uma alternativa aceitável.
    
5.    Falar muito

Falar muito é uma maneira infalível de matar um acordo. Já lhe ofereceram um produto ou serviço em que o vendedor continuou falando até que ele foi direto à compra? Se ele tivesse simplesmente focado na venda e parado de falar, sua chance de sucesso teria aumentado significativamente. Nunca subestime o poder do silêncio. Há um velho ditado que diz que "o primeiro que fala perde".  Ao discutir um acordo, se você simplesmente parar de falar e se sentir confortável com o constrangimento do silêncio, a sua capacidade de seu argumento ser aceito, vender o produto, ou obter uma concessão na negociação aumenta significativamente.
    
6.    Não documentar

A importância de obter o acordo final, por escrito, não pode ser suficiente sublinhado. É importante consultar com um advogado para analisar documentos contratuais ou qualquer documento que requerer uma assinatura. O objetivo de um acordo escrito ou contrato é fornecer proteção para os dois lados e aliviar qualquer ambiguidade dos termos. Uma série de problemas podem ocorrer quando os termos de um acordo não são colocados por escrito, porque o que você "pensa" e o que a outra parte "pensa" sobre o que você disse pode ser duas coisas diferentes. Documentar o acordo elimina tais problemas de "percepção" e protege os interesses de todas as partes envolvidas.
    
7.    Assinar sem ler

Antes de assinar na linha pontilhada, é imperativo que você leia o que está assinando, não importa o quão grande seja o texto. A vida moderna é acelerada e as pessoas geralmente estão envolvidas em várias coisas ao mesmo tempo, o que torna difícil se concentrar e fazer com que alguns assinem documentos legais sem lê-los primeiro. O resultado pode ser nada menos que desastroso. Certifique-se de ler qualquer acordo ou contrato, na íntegra, para garantir que não está confirmando os termos que possa se arrepender posteriormente e não pode desfazer, o que pode causar grandes problemas para o seu futuro.



Se você é um negociador experiente ou quer evitar esquemas com as pessoas, melhore muito seus resultados e esteja motivado para "entrar no jogo" sabendo como evitar essas principais armadilhas. Se procura obter vantagens no seu negócio ou vida pessoal, a arte de "pensar como um negociador" vai impactar profundamente a sua capacidade de obter o seu resultado desejado.

REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

FERNANDEZ, Eldonna Lewis. The 7 most common negotiating mistakes SSONetwork. Disponível em < http://www.ssonetwork.com/communication-culture/articles/the-7-most-common-negotiating-mistakes/ > Acessado em 24 de Jun. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o