Pular para o conteúdo principal

10 Dicas para uma rede de relacionamento eficaz



Sua rede de relacionamento é um de seus recursos mais valiosos. E ainda é negligenciado pela maioria das pessoas. Habilidades de relacionamentos em rede são essenciais no ambiente de negócios de hoje. O valor de uma rede de relacionamento pode ser resumido na seguinte citação:

"O importante não é quem você conhece, mas quem conhece você!"

Aqui estão dez dicas que podem ajudá-lo a se tornar uma pessoa com interação mais eficaz:

1.   Construa sua rede de relacionamento a todo o momento

Olhe para si mesmo como uma pessoa interativa o tempo inteiro, como alguém que está sempre crescendo e expandindo sua rede de relacionamento. Será mais fácil para as pessoas encontrá-lo, lembre-se de você, e se conectar com você. Faça isso e a networking torna-se fácil e mais natural para você.

2.   Sempre agregue valor

Torne-se conhecido como alguém que sempre traz valor para a conversa. Quando você adiciona valor ou fornecer conteúdo útil livremente, as pessoas naturalmente vão olhá-lo como um recurso valioso. Lembre-se, não é quem você conhece, mas quem conhece você.

3.   Interaja com pessoas de outras redes

Consulte as pessoas em sua rede de relacionamento sobre outras pessoas das redes delas.  Esteja sempre à procura de oportunidades para conectar-se às pessoas. Elas vão agradecer por seus esforços e vão querer retribuir o favor. Esta é uma grande estratégia para o fortalecimento da sua rede.

4.   Utilize o discurso do elevador

Um discurso do elevador é uma curta frase que você usa quando as pessoas perguntam o que você faz ou o que onde trabalha. É conhecido como as perguntas que são feitas pelas pessoas quando você entra em um elevador em uma conferência ou evento. Sua resposta tem que ser curta, concisa e rápida, porque você só tem talvez 15 a 30 segundos para compartilhá-la. Isso é algo que você não pode improvisar. Tire um tempo para desenvolver o seu discurso.

5.   Tenha um propósito com a sua rede de relacionamento

Intenção é como o foco de um laser que o guiará por meio do labirinto da vida, incluindo seus esforços de rede. Você é o único que decide qual é a sua intenção. Por que você está em rede? O que você quer alcançar com a sua rede de relacionamento? Quem vai se beneficiar o máximo de sua rede de relacionamento? E assim por diante.

6.   Faça perguntas poderosas

Uma habilidade que todos as pessoas interativas deve dominar é fazer perguntas poderosas. Concentre-se em perguntas abertas, como as que começam com quem, o quê, quando, onde, como e por quê. Estas perguntas podem render-lhe uma grande quantidade de informações. Use perguntas que começam com um verbo somente para obter detalhes e esclarecimentos; apenas três respostas disponíveis aqui: Sim, não e talvez.

7.   Use um sistema de gerenciamento de contatos

Seus contatos devem estar facilmente disponíveis para você, use um fichário, Outlook, ou algum software de gerenciamento de contatos. Organize-os de uma maneira que seja significativa para você com as categorias. Não deixe de incluir informações sobre como você os conheceu, se foi através de um amigo em comum, um evento de networking ou função similar. Adicione detalhes que possam auxiliá-lo a lembra-los, como o nome de seu cônjuge, idades de seus filhos, ou interesses especiais que possam ter.

8.   Faça acompanhamento

Uma obviedade bem conhecida nos negócios é "A fortuna está no follow-up." Muitas pessoas perdem a oportunidade de fazer o acompanhamento, onde até 40% do potencial de negócios é realmente perdido. Acompanhe sempre.

9.   Responda as correspondências de sua rede

Alguma vez você já enviou um e-mail e o destinatário nunca lhe respondeu? Eles receberam a mensagem ou foi direta pasta de lixo eletrônico? Sua resposta pode ser um processo de três simples passos que demora menos de 10 segundos: (1) clique em "resposta", (2) digite "obrigado", (3) clique em “enviar”. Dessa forma, o remetente vai saber que você recebeu a mensagem. É uma cortesia simples que gera confiança.

10.   Seja memorável

Algumas pessoas são mais memoráveis ​​do que os outras e você pode se tornar um delas muito facilmente. Por exemplo, escolha algo sobre você que poderia compartilhar e que vai se destacar. Por exemplo, "Meu nome é José de Ribamar. É um nome comum, mas eu não sou....", Ou talvez o que eu uso," Meu nome é Gerisval Pessoa. Eu sou o cara com dois primeiros nomes". Seja criativo e divirta-se.

Uma das medidas de sua riqueza profissional é o tamanho e a qualidade de sua rede de relacionamento. Siga essas dicas e você vai se tornar uma pessoa mais eficaz em suas interações.

Sucesso!


REFERÊNCIAS:      

Traduzido e adaptado do texto original de:

ANDREW, G. 10 Tips for effective networking.  Linkedin.com. Disponível em <http://www.linkedin.com/today/post/article/20140617042927-2073157-10-tips-for-effective-networking? > Acessado em 25 de Jun. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o