Atualmente,
muitas organizações estão mudando do modelo de estrutura hierárquica para um
ambiente ao estilo matricial, com vários chefes e mais trabalho interfuncional que
se destina a melhorar o trabalho e os processos que atravessam as barreiras
tradicionais da função e da geografia.
E
enquanto isso muitas vezes é uma jogada inteligente, também pode levar a mais
conflitos entre os empregados.
Para
essas empresas, a boa notícia é que os ambientes matriciais são dinâmicos, que
permitem mais flexibilidade e oferecem grandes oportunidades para a progressão
individual e desenvolvimento de carreira.
A má
notícia é que os ambientes matriciais podem criar dificuldades de comunicação e
condições ambíguas de trabalho, em última análise, mais conflitos.
Ambientes
matriciais pode aumentar a complexidade no trabalho com os colegas que estão em
locais, culturas e fusos horários diferentes, e onde a comunicação é muitas
vezes feita por meio da tecnologia, em vez de face a face. Além disso, os empregados
respondem frequentemente a mais de um chefe. Isto tudo, pode criar uma receita para
mal-entendidos, prioridades concorrentes e aumento da tensão no ambiente de
trabalho.
Assuma ou pague o preço
O
conflito não é necessariamente ruim para uma organização. Ele pode ser um sinal
de compromisso com a causa. Então, alegre-se! Você tem empregados apaixonados!
Agora é só se certificar de que este conflito foi abordado e resolvido
positivamente e todo mundo vai tornar-se melhor.
Discordâncias
são saudáveis e normais, e se elas são tratadas da maneira correta, podem
evoluir para novas formas de trabalhar juntos (claro, o inverso é verdadeiro, se
o conflito não for resolvido, pode apodrecer e reaparecer).
Por
isso, é essencial que os líderes da empresa tenham habilidades para gerenciar
conflitos, como parte mais regular de trabalho, especialmente em ambientes
globais ou virtuais complexos.
Quatro maneiras de transformar o
conflito em melhoria
Aqui
estão algumas dicas para ajudá-lo a transformar o conflito em uma melhoria significativa.
1. Reconheça e sinalize o problema. Quando você está trabalhando com colegas
em locais diferentes, o conflito pode ser difícil de detectar. No entanto, além
de reconhecer o problema e torná-lo explícito, não podemos esperar para
resolvê-lo. Muitas equipes "giram em torno de" zonas históricas de
conflitos e preferem não discuti-los. Mas, se nunca discuti-los, eles nunca serão
resolvidos. Incutir um sentimento de diálogo aberto, honesto é sempre
bem-vindo. Incentive os empregados a levantarem as mãos e dizerem: "Eu
acho que nós temos um conflito aqui.”.
2.
Permaneça emocionalmente neutro. A maioria dos conflitos é baseada em
diferenças sinceras de compreensão ou opinião. Precisamos criar um ambiente
onde as pessoas podem discutir suas diferenças de uma forma não emocional, para
que possamos entender o que elas querem e, o mais importante, por que querem.
Se tirarmos a emoção da discussão e realmente ouvirmos as opiniões de cada um,
vamos descobrir, muitas vezes, que compartilhamos alguns interesses comuns.
3.
Crie propósito compartilhado. Gerenciar conflito proporciona algum
alívio inicial, mas se o problema subjacente não for resolvido, ele voltará.
Para o verdadeiro progresso a ser feito, precisamos trabalhar por trás do
conflito para encontrar o propósito comum e construir uma resolução
satisfatória.
4.
Aprenda com o conflito. A parte mais importante de lidar com
conflitos no ambiente de trabalho deve ser, obviamente, para ter certeza de que
é uma experiência de aprendizagem. Tome nota por que o conflito surgiu, como
ele foi tratado e o que precisou ser feito depois. Faça acordos explícitos
sobre o que você vai fazer de diferente no futuro e verifique se as pessoas
estão cumprindo seus compromissos.
Muitos
gerentes inexperientes preferem solucionar temporariamente o conflito ou se
recusam a discutir o assunto. É fácil entender o por quê.
O
conflito é muitas vezes desconfortável e é fácil de seguir o caminho de menor
resistência. Mas, o caminho mais fácil não é necessariamente o caminho certo, e
se você seguir os passos descritos acima, você estará apto em gerenciar os
conflitos de forma mais eficaz, ou até mesmo reduzir os conflitos no ambiente
de trabalho.
REFERÊNCIAS:
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