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A fórmula para comunicar como um líder




Abraham Lincoln, Bill Clinton, Ronald Reagan, Winston Churchill, Menachem Begin, Hillary Clinton, John F. Kennedy, Oprah Winfrey e Margaret Thatcher, indiscutivelmente estes são os nomes de alguns dos maiores líderes da história, e todos eles compartilham um ponto em comum, usaram, de alguma forma, técnicas de ação ou professores para ajudá-los de forma perfeita no que, como e quando se comunicar com seus públicos.

Por que é importante a entrega? Porque saber o que dizer é uma coisa, mas como você diz é o que pode fazer ou quebrar um negócio, fortalecer ou prejudicar uma relação ou motivar ou desligar um empregado, e não apenas em sua voz, mas também com todo o seu corpo, gestos, postura, contato visual, expressões faciais, etc.

Combinando a linguagem corporal para sua mensagem

Somos notoriamente bons em ler a linguagem corporal. Especialistas estimam que levam sete segundos para termos uma primeira impressão.

Especialistas também dizem que tomamos em média, 11 decisões nesses sete segundos, e muitas vezes decidimos se estamos comprando o que eles estão dizendo ou não nesse período. Se o que estamos dizendo e como estamos dizendo que é incongruente (enviando mensagens contraditórias), a primeira coisa que apresentamos para o nosso público é a nossa linguagem corporal.

O público olha para você para determinar como devem se sentir sobre a sua mensagem e comunicação. Se você está entediado, o público também está. Se você está nervoso, o público ficará nervoso por você. Se você não comprar, eles também não compram. Por outro lado, se você está realmente animado, eles estão mais propensos a ficarem animados.

Então, como é que você tem certeza que o tom da sua voz, a linguagem corporal e gestos correspondem ao que você está dizendo? Use uma arma secreta que atores e grandes comunicadores têm usado por séculos, a intenção e objetivo. Objetivo é o que você quer que seu público faça e a intenção é uma palavra forte, um verbo (excitar, motivar, desafiar, etc.) que informa como você entrega a mensagem para atingir aquele objetivo.

Para ilustrar, preencha essa frase cada vez que você se comunica:

Eu quero [intenção] meu público assim para que ele aja [objetivo].

Eu quero motivar a minha equipe para que ela venda mais.

Eu quero envolver minha equipe para que possa concentrar-se em vez de se preocupar com as demissões.

Eu quero convencer meu CFO, para que ela aprove o meu orçamento anual.

Eis aqui um processo de três passos para a comunicação influente que detalha ainda mais a intenção e o objetivo:

1. Analise seu público

    Com quem você está falando?
    Como eles se sentem sobre o seu conteúdo?
    Como eles se sentem sobre você?
    O que eles querem?
    Qual o benefício que você pode oferecer?

Responder a estas questões permitirá que você saiba onde está com o seu público e quais os obstáculos a serem superados.

2. Entender as reações que você deseja produzir

O que você quer que eles façam depois de receber a sua mensagem? Como você quer que eles se sintam?

Os meteorologistas nunca nos falam sobre o tempo, eles nos dizem o que fazer: Agrupar-se, usar protetor solar, beber bastante água, leve um guarda-chuva, etc. O mesmo vale para os líderes, vote em mim, siga os procedimentos, continue o que você está fazendo, etc.

3. Modifique a sua entrega para alcançar essas reações

Use intenções fortes para colorir como você entrega suas mensagens, e deixe-los perceberem sua linguagem corporal, tom de voz e gestos. Você pode ter que mudar a forma de como falar e o que falar para chegar ao seu objetivo, mas devemos ser capazes de ver essas mudanças através de sinais de intenção, micro ou macro expressões corporais que nos permitem saber como você se sente e como devemos nos sentir em troca.

Por exemplo, se você tem empatia com alguém e o deixa ir embora, podemos ver isso em seus olhos (tristeza), gestos (estender a mão ao seu ombro) e ouvi-lo em sua voz (suave, mas firme). Se você está promovendo alguém, podemos vê-lo em seu rosto (grande sorriso), gestos (aperto de mão e tapinha nas costas) e voz (excitação, entusiasmo).

Este método funciona para apresentações e em ambientes sociais, reuniões de trabalho, conversas ou qualquer outra comunicação. A chave está em certificar-se de que você sabe qual seu objetivo, o que quer que seu público faça e com uma forte intenção por trás de sua mensagem para que as suas palavras, sua voz e linguagem corporal o apoie.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

MILLS, G. R.  The formula for communicating like a leader. TLNT – The Business of HR. Disponível em < http://www.tlnt.com/2013/05/27/the-formula-for-communicating-like-a-leader/?utm_source=TLNT&utm_campaign=375130cc98-tlnt-daily-the-no-1-reason-for-bad&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-375130cc98-287621617  > Acessado em 29 de Mai. 2013.

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