Abraham
Lincoln, Bill Clinton, Ronald Reagan, Winston Churchill, Menachem Begin,
Hillary Clinton, John F. Kennedy, Oprah Winfrey e Margaret Thatcher, indiscutivelmente estes são os nomes
de alguns dos maiores líderes da história, e todos eles compartilham um ponto
em comum, usaram, de alguma forma, técnicas de ação ou professores para
ajudá-los de forma perfeita no que, como e
quando se comunicar com seus públicos.
Por que é importante a entrega? Porque
saber o que dizer é uma coisa, mas como você diz é o que pode fazer ou quebrar
um negócio, fortalecer ou prejudicar uma relação ou motivar ou desligar um
empregado, e não apenas em sua voz, mas também com todo o seu corpo, gestos,
postura, contato visual, expressões faciais, etc.
Combinando
a linguagem corporal para sua mensagem
Somos notoriamente bons em ler a
linguagem corporal. Especialistas estimam que levam sete segundos para termos uma
primeira impressão.
Especialistas também dizem que tomamos
em média, 11 decisões nesses sete segundos, e muitas vezes decidimos se estamos
comprando o que eles estão dizendo ou não nesse período. Se o que estamos
dizendo e como estamos dizendo que é incongruente (enviando mensagens
contraditórias), a primeira coisa que apresentamos para o nosso público é a
nossa linguagem corporal.
O público olha para você para
determinar como devem se sentir sobre a sua mensagem e comunicação. Se você
está entediado, o público também está. Se você está nervoso, o público ficará nervoso
por você. Se você não comprar, eles também não compram. Por outro lado, se você
está realmente animado, eles estão mais propensos a ficarem animados.
Então, como é que você tem certeza que
o tom da sua voz, a linguagem corporal e gestos correspondem ao que você está
dizendo? Use uma arma secreta que atores e grandes comunicadores têm usado por
séculos, a intenção e objetivo. Objetivo é o que você quer que seu público faça
e a intenção é uma palavra forte, um verbo (excitar, motivar, desafiar, etc.)
que informa como você entrega a mensagem para atingir aquele objetivo.
Para ilustrar, preencha essa frase
cada vez que você se comunica:
Eu quero [intenção] meu público assim para
que ele aja [objetivo].
Eu quero motivar a minha equipe para
que ela venda mais.
Eu quero envolver minha equipe para
que possa concentrar-se em vez de se preocupar com as demissões.
Eu quero convencer meu CFO, para que
ela aprove o meu orçamento anual.
Eis aqui um processo de três passos
para a comunicação influente que detalha ainda mais a intenção e o objetivo:
1.
Analise seu público
Com quem você está falando?
Como eles se sentem sobre o seu conteúdo?
Como eles se sentem sobre você?
O que eles querem?
Qual o benefício que você pode oferecer?
Responder a estas questões permitirá
que você saiba onde está com o seu público e quais os obstáculos a serem
superados.
2.
Entender as reações que você deseja produzir
O que você quer que eles façam depois
de receber a sua mensagem? Como você quer que eles se sintam?
Os meteorologistas nunca nos falam sobre
o tempo, eles nos dizem o que fazer: Agrupar-se, usar protetor solar, beber
bastante água, leve um guarda-chuva, etc. O mesmo vale para os líderes, vote em
mim, siga os procedimentos, continue o que você está fazendo, etc.
3.
Modifique a sua entrega para alcançar essas reações
Use intenções fortes para colorir como
você entrega suas mensagens, e deixe-los perceberem sua linguagem corporal, tom
de voz e gestos. Você pode ter que mudar a forma de como falar e o que falar para
chegar ao seu objetivo, mas devemos ser capazes de ver essas mudanças através
de sinais de intenção, micro ou macro expressões corporais que nos permitem
saber como você se sente e como devemos nos sentir em troca.
Por exemplo, se você tem empatia com
alguém e o deixa ir embora, podemos ver isso em seus olhos (tristeza), gestos
(estender a mão ao seu ombro) e ouvi-lo em sua voz (suave, mas firme). Se você
está promovendo alguém, podemos vê-lo em seu rosto (grande sorriso), gestos
(aperto de mão e tapinha nas costas) e voz (excitação, entusiasmo).
Este método funciona para
apresentações e em ambientes sociais, reuniões de trabalho, conversas ou
qualquer outra comunicação. A chave está em certificar-se de que você sabe qual
seu objetivo, o que quer que seu público faça e com uma forte intenção por trás
de sua mensagem para que as suas palavras, sua voz e linguagem corporal o apoie.
REFERÊNCIAS:
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