Cada
empresa procura a fórmula mágica que irá produzir produtos e serviços inovadores
e serviços. Mas, o melhor ponto de partida é pensar sobre o que está no caminho
da inovação, especialmente em empresas que já têm muita gente talentosa,
criativa e motivada. Em outras palavras, por meio da identificação e remoção de
barreiras, pode ser possível acelerar a inovação simplesmente, aproveitando a
capacidade que já existe.
Dentro
desse espírito, aqui estão os dez inibidores mais comuns que podem reduzir a
capacidade da organização em inovar de forma eficaz. Para cada um deles, pense
na extensão a em que se aplica à sua empresa (nunca?, às vezes?, frequente?):
1. Nosso foco em resultados em curto prazo desprezam as
ideias que levam mais tempo para amadurecer.
2. O medo de canibalizar negócio atual impede o
investimento em novas áreas.
3. A maioria dos nossos recursos é dedicada ao
dia-a-dia de modo que poucos são direcionados para as perspectivas inovadoras.
4. A inovação é trabalho de outra pessoa e não faz
parte das responsabilidades de todos.
5. Nosso foco eficiência elimina o tempo livre para
novas ideias.
6. Nós não temos um processo padrão para nutrir o
desenvolvimento de novas ideias.
7. Os incentivos são orientados para a maximização de
negócios atuais e redução do risco.
8. Os gerentes não são treinados para serem líderes em
inovação.
9. Os gerentes imediatamente procuram falhas em novas ideias
ao invés de provocar o seu potencial.
10.
Nós
olhamos para as oportunidades através de lentes internas ao invés de começar
com as necessidades e problemas dos clientes.
Depois que
você pensou sobre essas questões individualmente, reúna sua equipe para
discutir suas respostas. Você também pode enviar as perguntas para um grupo
maior e ver como eles respondem. A chave é usar essa lista de inibidores (e
qualquer outro que você queira adicionar) como um ponto de partida para o
diálogo sobre as práticas e cultura de inovação de sua empresa.
Por
exemplo, através deste processo um grupo de 50 gerentes seniores de diferentes
partes de uma empresa de manufatura, todos concordaram que o foco em incentivos
de curto prazo tornou-se difícil para eles apoiarem a inovação, que era
contrário à mensagem que o CEO estava passando a eles e seus subordinados. Isso
levou os gestores a iniciar um diálogo com o presidente sobre as formas
alternativas de financiar a inovação, recursos e análise de novas ideias e
acelerar a desenvolvimento das ideias. Embora, seja muito cedo para saber se
essas mudanças vão fazer a diferença ou não, elas já reduziram frustração e
ajudou a eliminar mensagens confusas sobre inovação.
Todos nas
organizações têm a capacidade de inovar. Às vezes nós temos que sair do nosso
próprio caminho.
O que
inibe a inovação na sua empresa?
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
ASHKENAS, Ron.
Ten
ways to inhibit innovation. Harvard Business Review. Disponível em < http://blogs.hbr.org/ashkenas/2012/07/ten-ways-to-inhibit-innovation.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 26 de Jul. 2012
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