As
pressões diárias do trabalho podem causar um desgaste emocional em nós. Algumas
pessoas são incapazes de lidar com a urgência dos prazos ou aumento da carga de
trabalho, e logo elas canalizam suas frustrações e raivas aos colegas de trabalho.
Certamente, há alguns indivíduos que não necessitam de uma desculpa para serem
rudes, mas as pressões do dia-a-dia muitas vezes, desencadeiam um comportamento
pouco profissional e imprudente.
Ninguém
tem o direito de insultá-lo, e você nunca deve permitir este tipo de atitude.
Como lidar com esta situação é o mais importante. Em alguns casos, você pode
ignorar um comentário rude, mas a maioria dos casos exige que você enfrente o
problema. Estamos mais propensos a responder de forma inadequada quando somos pego
de surpresa, mas existem estratégias para lidar com uma situação um tanto delicada.
Eis aqui um bom conselho: Evite reagir muito rápido para o fato ocorrido. Respire
e espere 10 segundos para avaliar a intenção do comentário. Este tempo lhe
permitirá formular uma resposta eficaz.
Discutiremos abaixo, três estratégias para a gestão de colegas de trabalho rudes:
Estratégia nº 1: Considere a fonte do comentário.
Você está participando de uma reunião de desenvolvimento do produto e seu gerente diz o seguinte para você: "Fulano, a razão das suas dificuldades de gestão da equipe é porque você é não sabe planejar bem. Não o enviamos para o treinamento de liderança? Você já deveria estar preparado?" Obviamente, este comentário vindo do seu gerente é doloroso, especialmente quando dito na frente dos colegas.
Uma vez que seu gerente é a fonte deste comentário, tenha certeza que sua resposta será profissional. Tente esta: "Sicrano, a equipe está tendo alguns problemas e eu assumo toda a responsabilidade pelo seu desempenho. Estamos avançando bem e espero que todos os resultados esperados sejam atingidos. Quanto à minha performance ... Vou agendar um horário com você para discutirmos. "Fulano assumiu a responsabilidade de eventuais falhas, mas também enfatizou que o trabalho seria feito. Ele está certo em sugerir uma reunião privada para discutir os problemas de desempenho. Além disso, ele deixou claro para o Sicrano que ela não tolera ser constrangido na frente da equipe.
Estratégia nº 2: Esteja preparado para o inesperado.
Há algumas pessoas nas organizações que constantemente fazem comentários indevidos. Em alguns casos, esses comentários são pouco profissionais e sem nenhuma relação com o trabalho de alguém. Por exemplo, "Beltrano, você está incerto na sua tomada de decisão. Tenho certeza que é por isso que você está com problemas conjugais. “Assuntos pessoais dizem respeito apenas à pessoa”.
Eis aqui uma boa resposta a para este comentário: "Tetrano, eu não sei por que você fez esse comentário, mas eu não o apreciei. Por favor, peço que todas as nossas futuras discussões devam ser relacionadas ao negócio”. Se Beltrano não conseguir honrar com o seu pedido, você tem a opção de comunicar o fato ao gerente imediato dele ou relatar diretamente ao RH.
Estratégia nº 3: Evite cair na armadilha.
Independentemente do comentário rude, certifique-se que você pensará bem antes de responder. Deixe a espontaneidade para os astros de Hollywood. Quando alguém faz algum comentário que você considera não profissional, avalie a fonte do comentário e a intenção. Você deve processar as informações antes de reagir.
Muitas vezes é mais eficaz você demonstrar confusão e perplexidade em relação ao comentário rude do que reagir com raiva. Você pode fazer as seguintes perguntas: "Você realmente sabe o que você disse?" "Por que você acha isso de mim?" "O que especificamente eu fiz ou disse para fazer você sentir-se desse jeito." Certamente, você deve deixar claro que não vai tolerar comentários rudes, particularmente aqueles feitos em um ambiente público.
Pessoas rudes sempre existirão e devemos estar preparados para gerenciar situações não profissionais. Você não pode agir errado aderindo aos fatos. Evite cair em uma armadilha em que você possa responder com um comentário negativo. Esta abordagem é contraproducente. Um líder entende que é muito melhor identificar a causa raiz do problema e fazer o possível para evitar que ele ocorra no futuro.
REFERÊNCIAS:
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