Pular para o conteúdo principal

As 16 melhores palavras de inspiração para o desenvolvimento de sua carreira


Em janeiro de 2012, John Maxwell completou um ano de seu programa diário de coaching, apresentado por meio de um vídeo intitulado “Um minuto com Maxwell(http://johnmaxwellteam.com). Para comemorar este feito, ele selecionou os 16 melhores vídeos apresentados em 2011.  
Diante do nosso entendimento do que foi apresentado em cada um destes 16 vídeos, escrevemos a nossa própria versão e interpretação de cada palavra adaptada à cultura das organizações brasileiras que pode inspirá-los e encorajá-los no desenvolvimento de suas carreiras:
1.   CORAGEM (COURAGE). Coragem é a qualidade essencial de um líder de sucesso. Um líder corajoso é aquele que ao levantar diariamente, conduz, orienta e influencia sua equipe de forma segura e com os riscos calculados a seguir uma jornada rumo aos objetivos comuns a ambas as partes.   

2.   FINALIZAÇÃO (FINISHING).  Muitas pessoas iniciam, porém poucas terminam suas atividades rumo aos seus desafios. O passaporte para a corrida é dizer eu cruzei a linha de chegada e não ter participado da corrida.  Diga: Conclui a corrida! Você não terá sucesso se não concluir de forma efetiva o que iniciou. Terminar bem é muito importante para nossas vidas, portanto, requer prática, foco, conhecimento das ações, treinamento e principalmente disciplina.

3.   EU / PRÓPRIA PESSOA (SELF). Como melhorar sua organização? Tendo melhor preço e tendo uma melhor performance? Talvez não. Melhore você mesmo, pois se você melhora, sua equipe melhora, as pessoas ao seu redor melhoram e sua família melhora. Os resultados melhoram. Torne sua organização um exemplo, pois não há limites para você, mude a si próprio, e seja um exemplo. Autodesenvolva-se e boas coisas acontecerão.

4.    EXPRESSIVO / FALANTE (SPEAKING). Falar é uma arte, falar bem empodera as pessoas e pode motivar outras. O líder é uma pessoa que tem o dom da oratória, de envolver seus ouvintes. Ao montar sua fala, tenha sempre em mente qual seu público alvo, qual a principal mensagem que ele deverá saber após a sua fala e qual o tempo que você terá para expor suas ideias.

5.   ANSIEDADE (ANXIETY). Não ter ansiedade é possível? A ansiedade está presente em nossas vidas. É o nosso medo iminente de errarmos. Está associada às mudanças necessárias que temos que fazer ou vivenciar. O líder de sucesso tem que controlar sua ansiedade, principalmente durante o processo de mudanças. A mudança é necessária. A mudança gera ansiedade. Para a mudança ser bem sucedida é necessário que a ansiedade seja controlada. Para reduzir a ansiedade, avalie todos os cenários e possibilidade, melhore sua capacidade sobre o processo a ser mudado, faça uma programação mental e tenha fé, pois se tiver que dar certo, dará!

6.   CONFIÁVEL (DEPENDABLE). Líderes, coaches, mentores, palestrantes, professores ou quaisquer outras profissões podem ter expertises em suas carreiras, mas só terão sucesso por muito tempo e chegarão ao topo se forem confiáveis. Se você não for confiável não terá consistência em sua vida. A Consistência em nossas entregas nos conduz à confiança.

7.   ALEGRIA (JOY).  É uma palavra suave, construída e escolhida. A alegria está mais relacionada ao que somos e não ao que temos. Faça-se alegre e feliz que você contagiará outras pessoas a ficarem alegres também. A alegria é resultado das nossas escolhas. Existem várias fontes de alegria, sua família, seu trabalho, seu lar, mas a maior fonte de alegria está em Deus que nos traz a paz interior: "As pessoas que são genuinamente alegres, todos os dias fazem a escolha do paraíso".

8.   ENVELHECIMENTO (AGING). Qual sua idade? Quão você já envelheceu? Qual o seu nível de conhecimento explicito e tácito? Tenho uma boa notícia! Há uma razão para que as pessoas se tornem eternos vivos e jovens: Desenvolvendo um processo contínuo de aprendizagem, pois você não tem o controle do que vai acontecer amanhã, mas pode tomar uma decisão hoje, lendo livros que só assim, você terá novos conhecimentos, manterá sua mente ativa e o tornará um eterno jovem.

9.   LEAL (LOYAL). Lealdade é uma palavra que todos dizem que tem, porém pouco praticada. É um princípio extremamente necessário para o fortalecimento das relações humanas. Se quiseres lealdade de alguém, inicie mantendo os compromissos assumidos com a outra pessoa.

10.         HUMILDADE (HUMILITY). A humildade é um valor universal, uma atitude que abre portas. A receptividade é uma das características mais importantes de uma pessoa humilde, que se preocupa menos em si e foca mais nas necessidades das outras pessoas. Um bom líder só atrairá sua equipe para uma causa nobre se houver foco na vida, na jornada e nas necessidades dela.

11.         VISÃO (VISION). Visão é uma imagem clara do futuro que é capaz de inspirar as pessoas rumo ao sucesso. Não há líder de sucesso sem visão. Um líder de sucesso é aquele que tem uma visão e a comunica de forma clara para toda a sua equipe. Esta comunicação direta aonde se quer chegar faz com que as pessoas os sigam de forma voluntária em busca do sucesso.

12.         SACRIFÍCIO (SACRIFICE). No mundo corporativo as pessoas são reconhecidas por meritocracia, ou seja, menos por esforços ou dedicação e mais por resultados obtidos, geralmente numa relação de (20% - esforço /80% - resultado). Porém, não há resultados ou sucesso sem sacrifícios. Você só pode ganhar mais valor (VISÃO) se der algo de valor (SACRIFÍCIO).

13.         LAMENTA (REGRETS). Você já se lamentou de uma oportunidade perdida por não ter feito algo? Lamentar é sentir contrariedade, um descontentamento por motivo de não ter feito alguma coisa em sua vida, por não ter agido. O maior descontentamento de um empreendedor vem da perda de uma oportunidade que ele teve em sua vida. Uma pessoa empreendedora assume riscos em tudo que faz, porém riscos calculados. O risco calculado ativa nosso potencial intelectual, faz-nos agir, encoraja-nos. A recompensa por ter assumido os riscos são os resultados positivos que ele tem em sua vida. Para ter sucesso e ser uma pessoa absolutamente satisfeita é necessário tentar, assumir riscos. Então, para não lamentar por não ter feito ou obtido nada em sua vida, assuma riscos calculados.

14.         PERPETUAR (PERPETUATE). O que você tem, fez ou faz de bom que quer perpetuar? Será o seu conhecimento, sua educação, sua reputação, sua relações, seu otimismo, sua coragem, sua perseverança, sua fé, sua paixão, sua atitude, sua felicidade, seu amor incondicional à sua família? Perpetuar é uma palavra que basicamente requer intencionalidade contínua a algo de bom do passado que você quer continuar. Mas, como garantir o amanhã com as coisas boas que você gostaria de continuar na sua vida? Sinta-se que você pode fazer, tenha pensamento positivo, aja, avalie, corrija, atue e se fizer conforme pretendido, você terá sucesso em sua vida.

15.         HONESTIDADE (HONESTY). É uma palavra moderna que deve ser ensinada desde a alfabetização, pois as crianças fazem o que veem. É a vida que eu vivo! Honestidade é uma melhor política a ser seguida na vida, na escola, na empresa, ou em qualquer lugar que estejamos. Uma pessoa honesta é aquela que é verdadeira em seus atos ou declarações. É um valor, um conceito básico que não adianta falar, "eu sou honesto", é necessário demonstrar. É uma qualidade humana relacionada ao seu comportamento. Um bom líder deve ter como um dos princípios a honestidade, comportando-se e expressando-se de forma íntegra, sincera, coerente e justa, respeitando os valores organizacionais.

16.         AMOR (LOVE). Amor é amizade profunda, é cumplicidade, é afinidade... Que une as pessoas, os amigos, a família, a empresa e a equipe, verdadeiras a estarem juntas rumo à felicidade. O amor nos leva a nos preocuparmos com os outros assim como nos preocupamos com nós mesmos. Então, a única forma de receber e manter o amor é dando amor. Se quiseres ser bem amado, ame em abundância. Ame a você mesmo, ame aos outros, ame sua família, ame seus amigos, ame seu trabalho, tenha paixão pela sua empresa, pelo planeta, ame seus vizinhos enfim, ame todas as coisas boas da vida que Deus nos deu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o