Pular para o conteúdo principal

Como a GE atrai, desenvolve e retém talentos globais


Recentemente a GE convocou uma equipe de 21 millennials (geração Y) de seus vários negócios e funções de todo o mundo para uma missão especial de três meses: identificar formas de atrair, desenvolver e reter talentos no futuro. Denominado de esforço de "novos direcionamentos globais”, a GE sabia que tinha escolhida as pessoas certas, mas quase imediatamente, eles disseram que não queriam reter empregados e sim, inspirá-los.
A geração que entra no mercado de trabalho hoje está exclusivamente ligada digitalmente e socialmente em sintonia com as forças de mudança e de propósito comum. Mas, qual é a melhor maneira de liberar o seu potencial? Antecipando-se às suas necessidades é uma das grandes tarefas de desenvolvimento de liderança e uma área de investigação sustentada na GE. Em Crotonville, a universidade corporativa da GE, enfrenta este desafio por meio de um currículo de liderança evolutiva, experiências de aprendizagem inovadoras e um ambiente de transformação. Está essencialmente re-imaginando uma visão para uma conexão global de idéias. E está sempre procurando ampliar o diálogo.
Por isso, o grupo de novos direcionamentos globais, que após semanas de intenso esforço, mostrou-se fiel à sua ambição de inspirar. Seus membros apresentaram várias recomendações para a equipe da vice-presidente de desenvolvimento executivo e aprendizagem e ao presidente da GE Jeff Immelt. Aqui estão apenas alguns exemplos:
• Aproveitando a tecnologia de jogos para criar um novo canal que liga o mundo a GE em uma maneira divertida e envolvente, ajudando a educar futuros empregados sobre a empresa e seus valores econômicos e sociais. Desenvolver novos canais de recrutamento e interação é especialmente importante em áreas onde a marca da GE é menos conhecida.
• Criação de um conjunto personalizado de benefícios, proporcionando maior flexibilidade e escolha para melhor atender às necessidades de uma força de trabalho global, diversificada.
• Reforçar o sistema de gerenciamento de desempenho da GE com novas ferramentas para ajudar os empregados a navegarem em suas carreiras e identificarem uma gama maior de oportunidades em toda a empresa. Processos que permitem feedback contínuo e acompanhamento profissional (coaching), que a próxima geração considera altamente desejável, completam as melhorias.
• Expandir os programas de desenvolvimento e aceleração de lideranças e conectar os participantes em todos esses programas, a fim de apoiar uma base mais ampla culturalmente adaptável de líderes globais.
A GE está agora implementando essas recomendações-chave.
Os membros do grupo de novos direcionamentos globais intuitivamente compreendem e, normalmente, demonstram que os líderes de amanhã querem mais do que uma carreira, eles querem uma vocação. Eles querem fazer as coisas que são importantes, e eles são apaixonados em fazer a diferença no trabalho e em suas comunidades. Frequentemente citados como especialistas na utilização de tecnologia, a próxima geração de líderes são realmente criadores de ligações mais fortes, uma razão que você provavelmente vai encontrá-los dando apoio a instituições de caridade locais, na construção de casas para desabrigados, ajudando famílias carentes, na orientação e aconselhamento para estudantes sobressaírem na escola e na vida. A GE se orgulha em apoiar estes objetivos por meio de programa robusto de voluntariado, subsídios e doações a instituições de caridade, que já forma gastos mais de US $ 500 milhões em doações ao longo dos últimos anos.
Resultados de um novo estudo, o Indicador global de inovação da GE, indicam uma visão mais colegial e pessoal de liderança e negócios emergindo por meio da força de trabalho. Ele descobriu que as empresas estão se movendo para além do modelo tradicional fechado de inovação e adotando um novo paradigma que é mais colaborativo, criativo e focado no fornecimento de soluções locais. Além disso, os líderes empresariais concordam que as grandes inovações do século 21 serão distinguidas pelo valor compartilhado, que atenda às necessidades humanas e a força de trabalho, versus a somente a distribuição de lucro.
Que tipo de líderes será mais eficaz neste novo panorama? Eles compartilham cinco características comuns, valores fundamentais que a GE, através de décadas de avaliação e refinamento, têm encontrado para ser preditora de sucesso:

1. Os líderes globais de amanhã possuem um foco externo exemplar, eles colaboram não só com os clientes, mas com uma ampla gama de partes interessadas, incluindo governos, órgãos reguladores, ONGs e grupos comunitários.
2. Os líderes são adaptáveis ​​e ágeis, pensadores claros que não são apenas decisivos, mas capazes de se conectarem a estratégia com o propósito de promover o compromisso.
3. Os líderes têm tanto a imaginação para inovar, quanto a coragem para implementar, eles estão dispostos a assumir riscos para idéias brilhantes.
4. Os líderes são inclusivos, é a única maneira de construir grandes equipes.
5. Os líderes constantemente procuram aprofundar os seus conhecimentos e motivar os outros a fazerem o mesmo.
Os grandes líderes nunca param de evoluir. E no final, eles fazem a única coisa que faz a grande diferença: Eles ajudam os outros prosperarem. Com a criação de oportunidades de desenvolvimento que se alinham com os seus valores norteadores, pode-se então, equipar os líderes em todos os níveis para superar os desafios de amanhã e inspirá-los para navegar as complexidades de uma nova era com coragem, clareza e integridade.
REFERÊNCIAS: 

Tradução e adaptação do texto original de:

PETERS, Susan. How GE is attracting, developing, and retaining global talent. Havard Business Review. Disponível em < http://blogs.hbr.org/cs/2012/02/how_ge_is_attracting_and_devel.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 11 de Fev. 2012.                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o