Quando uma organização se esforça para implementar uma estratégia, muitas vezes a primeira reação é a de redesenhar o organograma. Isso é caro e muitas vezes ineficaz. Em vez de mexer com a estrutura e incentivos, as organizações deveriam olhar para o funcionamento e desempenho interno da organização, buscar as alavancas mais eficazes, as autoridades e responsabilidades dos tomadores de decisão, o fluxo de informações, e os fatores motivadores das pessoas. Somos tão enfáticos com os nossos clientes que "não se trata apenas de estrutura". Durante uma discussão recente com um CEO, ele me perguntou: "Vocês fizeram mudanças na estrutura também, certo?" Nós fizemos, é claro, mas acreditamos que é apenas um componente que permite a uma organização funcionar.
Os executivos podem compreender o "DNA" que compõe as suas organizações: Não apenas as linhas do organograma, mas as formas como as decisões são tomadas, os fluxos de informação e o que motiva as pessoas. Então, eles podem usar esse entendimento para estabelecer o caminho para que eles sejam capazes de implementarem sua estratégia.
Apresentamos uma ideia prática, que fornece uma orientação de como uma organização supera os obstáculos que a impeça de implementar uma estratégia crítica e de mudança de rumo. Executivos que tiveram sucesso em suas estratégias identificaram as questões culturais das organizacionais que estavam à sua frente e os tomadores de decisão e alteraram o fluxo de informações ao invés de fazer alterações de altos custos e prejudiciais à sua estrutura organizacional formal.
Existem várias lições críticas a partir da experiência da Ideia na Prática. Aqui estão algumas delas:
Existem várias lições críticas a partir da experiência da Ideia na Prática. Aqui estão algumas delas:
Encontre uma linguagem comum. Certifique-se de que todos na organização falam sobre os problemas que enfrentam na implementação da mesma forma.
Seja o exemplo. A alta direção precisa acreditar nas mudanças e visivelmente apoiar para que os demais na organização estejam motivados à mudança de comportamento.
Foque tanto nas mudanças organizacionais quanto comportamentais. É mais eficaz a mudança em ambos do que focar em um ou noutro.
Conheça sua organização. Não há uma abordagem única que funcione e permita melhorar a capacidade de uma organização em implementar uma estratégia. Você deve descobrir qual a que funciona para você.
Agora coloque em prática os itens acima para que sua organização melhore a capacidade de implementação das estratégias e compartilhe o que você aprendeu ao longo do caminho.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
STEFFEN, I; CANNER, N e NEILSON, G. The Secrets to Successful Strategy Execution: The Idea in Practice. Havard Business Review. Disponível em
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