Pular para o conteúdo principal

As melhores decisões de liderança que funcionam

Quantas das suas decisões de Ano Novo foram tomadas de forma integradas?

Você, por exemplo, prometeu fazer mais exercícios e comer menos este ano para tornar-se fisicamente mais saudável? Eu não ficaria surpreso se muitas de suas outras decisões fossem integradas (em pares): envolver mais em atos de serviço e de bondade em busca da espiritualidade; ter novos hobbies e dedicar mais tempo à família para o rejuvenescimento e ler mais livros e assistir menos televisão o desenvolvimento intelectual. Nós escolhemos mais de um caminho para alcançar nossos objetivos, porque nós intuitivamente entendemos que a interação entre diferentes abordagens nos dará uma maior chance de sucesso. O mesmo é verdadeiro com decisões de liderança.

Dizer que seu objetivo é melhorar os seus conhecimentos técnicos para que você possa contribuir para uma iniciativa de desenvolvimento de produto. Apenas ler ou aprender mais sobre idéias técnicas não é tão eficaz quanto à combinação de seus novos conhecimentos técnicos com o desenvolvimento de competências de comunicação. Melhorar a sua capacidade de se comunicar não vai torná-lo com maior conhecimento técnico, mas pode ajudá-lo a trazer as idéias técnicas para a vida e compartilhá-las com colegas (aprendizagem colaborativa)

Se para você parece ser improvável, em muitos aspectos, esse é o ponto. Se você pensar sobre isso, não há necessariamente uma relação óbvia entre dieta e exercício, ou entre corrida e musculação, simplesmente combinação de exercícios transversais. Mas eles trabalham melhor juntos do que sozinhos para melhorar o condicionamento físico. A mesma situação é válida para o desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Algumas habilidades são particularmente fortemente potencializadas de outras habilidades de liderança.

Quais combinações são mais eficazes? Em última análise, a resposta é "depende." Você não vai sustentar uma fraqueza para reforçá-la com outra. Então você tem que começar com você mesmo, com seus próprios pontos fortes. Assim, se você procurar reforçar um ponto forte, entende que algumas combinações são melhores do que outras. Apresentamos abaixo uma lista de algumas combinações mais eficazes que já vi na prática:

1. Se você quer se tornar ainda mais eficaz em atingir metas de crescimento, trabalhe a sua habilidade de inspirar e motivar os outros: Inspiração e motivação são as competências mais poderosas para os líderes extraordinários. Quando as pessoas estão inspiradas e motivadas para alcançar um resultado que parece fora do seu alcance, a probabilidade de êxito é muito maior.


2. Se você quiser ter a sua capacidade de pensar estrategicamente para novos patamares, trabalhe as suas habilidades de comunicação: Você sabe de alguma organização com uma boa estratégia que ninguém entende? Ou pior, uma organização com uma grande estratégia que ninguém conhece? Nem eu.

3. Para melhorar a sua capacidade de focar no cliente, torne-se mais proficiente na conexão da sua equipe para o exterior: Exposição a diversas experiências, novas metáforas e diferentes formas de pensar ajudam a conceber aplicações adicionais para as ofertas de sua empresa que podem ajudar a traçar um plano estratégico mais eficaz.


4. Aumentar a sua capacidade de resolver mais problemas reforça a sua abordagem em promover a diversidade e inclusão. Líderes que podem entender a experiência de diferentes partes podem tomar decisões mais acertadas.

5. Se você quer se tornar um inovador ainda mais eficaz, trabalhe sua capacidade de realizar mudança (agente de mudança): Não há tanto valor em inovação quando o objetivo é manter o status quo. Junte as habilidades de inovação e realização de mudanças que você terá uma receita para as grandes idéias que impulsionarão as organizações a um novo patamar.

6. Torne sua natural orientação por processo mais eficaz, melhorando suas habilidades interpessoais: Se você infundir a sua missão de implementar a eficiência com níveis mais elevados de comprometimento de sua equipe, você aumentará a probabilidade de que as pessoas realmente adotarão a abordagem por processos e os farão funcionar.


7. Reforce seus esforços para criar um ambiente seguro, aprendendo a ser mais assertivo: Segurança continua a ser uma prioridade para muitas organizações. Líderes conscientes com a segurança aprendem a ser mais assertivos e terão a coragem de falar para todos os níveis da organização, a fim de manter as pessoas mais seguras.


Você deve ter notado que muitos destes pares são de alguma forma uma combinação entre um conhecimento técnico com uma habilidade interpessoal. Isso não é uma coincidência. É freqüente a nossa capacidade de relacionamento interpessoal que permite que as nossas habilidades mais técnicas sejam impulsionadas.

Estamos iniciando um ano, portanto, agora pode ser o momento perfeito para considerar que as combinações de liderança vão ajudá-lo a atingir suas metas anuais.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:
EDINGER, Scott.  The Leadership Resolutions That Work Best.  .Havard Business Review. Disponível em Acessado em 10 de Jan. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o