A melhor maneira de encontrar novas oportunidades de emprego é por meio da ampla divulgação do seu perfil em uma forte rede de relacionamento (network) profissional. É também, uma boa maneira de testar a sua estratégia pessoal. Você falará com dezenas ou talvez centenas de pessoas.
Parece fácil. Depois de ter os contatos, rapidamente surgirão as grandes oportunidades, certo? De forma alguma! Uma divulgação não gerenciada do seu nome é o caminho para se perder oportunidades. Usando sua rede de relacionamento profissional de uma forma cuidadosamente planejada e contemplativa você obterá melhores resultados.
Adote uma abordagem estratégica. Faça diferentes tipos de contatos no tempo certo e na seqüência correta. Não tente fazer tudo de uma vez. Não fique apenas olhando as coisas acontecerem.
Apresentamos abaixo, cinco passos para tornar a sua projeção mais produtiva:
1. Comece. Um bloqueio mental pode evitar que você escreva um e-mail ou pegue o telefone. Pode ser desconfortável para você pedir ajuda. Ou você pode esperar por uma preparação perfeita antes de conhecer pessoas. Se isso acontece com você, não se surpreenda ao descobrir que um mês já passou e nada aconteceu.
Tudo vai ser mais demorado enquanto você não agir primeiro. Pessoas ocupadas terão que arranjar um espaço em suas agendas. Você deve seguir com a intenção de contatar com as pessoas e, a maneira de começar é ir em frente e contatar com o primeiro ou segundo ou terceiro. Comece já!
2. Comece com as pessoas que você conhece mais. É natural começar com amigos e colegas. Eles são a base da sua rede de relacionamento profissional. Eles são mais fáceis de contatá-los. Falar com os conhecidos mais próximos também, faz sentido a partir de uma perspectiva de aprendizagem. No início, você está testando a sua Proposição de Valor Pessoal (PVP), recebendo reações aos trabalhos-alvo, o quão bem você se enquadra e talvez o que melhor considerar. Você começará com conversas exploratórias com pessoas que sabem algo sobre você. Eles terão uma base para fazer sugestões e idéias que você, possivelmente, não tinha considerado. Eles podem sugerir outras pessoas para você falar.
3. Projete-se em uma rede mais ampla. Com um plano estruturado, você terá mais convicção sobre a sua direção. Quando você encontrar pessoas que não conhece bem e pessoas que está encontrando pela primeira vez, você ainda obterá reações a sua estratégia, mas não tema em perguntar sobre as oportunidades.
Este é o momento de considerar as redes sociais. Poste no Facebook ou LinkedIn e diga algo importante que mudou a sua vida para a sua rede de amigos e conhecidos.
4. Determine se deve começar com empregadores alta prioridade ou baixa prioridade. Porque uma procura de emprego é difícil, às vezes as pessoas têm a expectativa por uma possível oportunidade, mas ainda desejam encontrar um novo e perfeito emprego. Elas começam com as possibilidades que mais gastariam. Isso nem sempre é a melhor alternativa e, é certamente, insensato fazer isso para evitar a necessidade de procurar por um grande trabalho.
Há uma vantagem em abordar primeiro suas altas prioridades: Você terá mais tempo para as possibilidades de desenvolvimento nestas organizações. Mas, se você planeja inicialmente contatar com os empregadores de menores prioridades, aqueles que podem não estar na sua lista de trabalho ideal, as reuniões podem ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de entrevistas e PVP. Como resultado, você pode se sair melhor nas entrevistas para as prioridades mais altas. E você pode ser surpreendido se algumas prioridades menores forem atraentes.
5. Agende reuniões de acompanhamento. O ideal é que você tenha duas ou mais oportunidades de trabalho a considerar. Você será capaz de compará-las e determinar qual é a melhor. Você não terá que decidir se diz "sim" a um pássaro na mão aceitável quando um pássaro no mato lhe parece mais atraente.
Você pode não ter escolha, mas gostaria de evitar esse dilema. Uma divulgação verdadeiramente ampla o ajuda, dando-lhe a melhor chance de ter múltiplas possibilidades. Em algumas situações de recrutamento, você pode ser capaz de influenciar no tempo. Alguns empregadores estão tão ocupados que não percebem se você está retardando as coisas (por exemplo, sugerindo uma reunião de acompanhamento em duas semanas). Ou você pode tentar acelerar em uma outra situação. Classifique as possibilidades que emergem e, se você puder, peça-lhes tempo para que você não tenha que tomar uma decisão antes de estar pronto.
Ordene-se e dê importância ao tempo para alcançar a sua rede de relacionamento e definir como acompanhar as possibilidades concretas.
Existem outras ações que você tomou para gerenciar o seu tempo na busca de trabalho?
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
BARNETT, Bill. Maximize Your Job Search Efforts. Havard Business Review. Disponível em < http://blogs.hbr.org/cs/2012/01/maximize_your_job_search_efforts.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 16 de Jan. 2012.
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