Pular para o conteúdo principal

Maximize seus esforços na busca de emprego

A melhor maneira de encontrar novas oportunidades de emprego é por meio da ampla divulgação do seu perfil em uma forte rede de relacionamento (network) profissional. É também, uma boa maneira de testar a sua estratégia pessoal. Você falará com dezenas ou talvez centenas de pessoas.

Parece fácil. Depois de ter os contatos, rapidamente surgirão as grandes oportunidades, certo? De forma alguma! Uma divulgação não gerenciada do seu nome é o caminho para se perder oportunidades. Usando sua rede de relacionamento profissional de uma forma cuidadosamente planejada e contemplativa você obterá melhores resultados.

Adote uma abordagem estratégica. Faça diferentes tipos de contatos no tempo certo e na seqüência correta. Não tente fazer tudo de uma vez. Não fique apenas olhando as coisas acontecerem.

Apresentamos abaixo, cinco passos para tornar a sua projeção mais produtiva:

1. Comece. Um bloqueio mental pode evitar que você escreva um e-mail ou pegue o telefone. Pode ser desconfortável para você pedir ajuda. Ou você pode esperar por uma preparação perfeita antes de conhecer pessoas. Se isso acontece com você, não se surpreenda ao descobrir que um mês já passou e nada aconteceu.

Tudo vai ser mais demorado enquanto você não agir primeiro. Pessoas ocupadas terão que arranjar um espaço em suas agendas. Você deve seguir com a intenção de contatar com as pessoas e, a maneira de começar é ir em frente e contatar com o primeiro ou segundo ou terceiro. Comece já!

2. Comece com as pessoas que você conhece mais. É natural começar com amigos e colegas. Eles são a base da sua rede de relacionamento profissional. Eles são mais fáceis de contatá-los. Falar com os conhecidos mais próximos também, faz sentido a partir de uma perspectiva de aprendizagem. No início, você está testando a sua Proposição de Valor Pessoal (PVP), recebendo reações aos trabalhos-alvo, o quão bem você se enquadra e talvez o que melhor considerar. Você começará com conversas exploratórias com pessoas que sabem algo sobre você. Eles terão uma base para fazer sugestões e idéias que você, possivelmente, não tinha considerado. Eles podem sugerir outras pessoas para você falar.

3. Projete-se em uma rede mais ampla. Com um plano estruturado, você terá mais convicção sobre a sua direção. Quando você encontrar pessoas que não conhece bem e pessoas que está encontrando pela primeira vez, você ainda obterá reações a sua estratégia, mas não tema em perguntar sobre as oportunidades.

Este é o momento de considerar as redes sociais. Poste no Facebook ou LinkedIn e diga algo importante que mudou a sua vida para a sua rede de amigos e conhecidos.

4. Determine se deve começar com empregadores alta prioridade ou baixa prioridade. Porque uma procura de emprego é difícil, às vezes as pessoas têm a expectativa por uma possível oportunidade, mas ainda desejam encontrar um novo e perfeito emprego. Elas começam com as possibilidades que mais gastariam. Isso nem sempre é a melhor alternativa e, é certamente, insensato fazer isso para evitar a necessidade de procurar por um grande trabalho.

Há uma vantagem em abordar primeiro suas altas prioridades: Você terá mais tempo para as possibilidades de desenvolvimento nestas organizações. Mas, se você planeja inicialmente contatar com os empregadores de menores prioridades, aqueles que podem não estar na sua lista de trabalho ideal, as reuniões podem ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de entrevistas e PVP. Como resultado, você pode se sair melhor nas entrevistas para as prioridades mais altas. E você pode ser surpreendido se algumas prioridades menores forem atraentes.

5. Agende reuniões de acompanhamento. O ideal é que você tenha duas ou mais oportunidades de trabalho a considerar. Você será capaz de compará-las e determinar qual é a melhor. Você não terá que decidir se diz "sim" a um pássaro na mão aceitável quando um pássaro no mato lhe parece mais atraente.

Você pode não ter escolha, mas gostaria de evitar esse dilema. Uma divulgação verdadeiramente ampla o ajuda, dando-lhe a melhor chance de ter múltiplas possibilidades. Em algumas situações de recrutamento, você pode ser capaz de influenciar no tempo. Alguns empregadores estão tão ocupados que não percebem se você está retardando as coisas (por exemplo, sugerindo uma reunião de acompanhamento em duas semanas). Ou você pode tentar acelerar em uma outra situação. Classifique as possibilidades que emergem e, se você puder, peça-lhes tempo para que você não tenha que tomar uma decisão antes de estar pronto.

Ordene-se e dê importância ao tempo para alcançar a sua rede de relacionamento e definir como acompanhar as possibilidades concretas.

Existem outras ações que você tomou para gerenciar o seu tempo na busca de trabalho?

REFERÊNCIAS:   

Tradução e adaptação do texto original de:
BARNETT, Bill.  Maximize Your Job Search Efforts. Havard Business Review. Disponível em < http://blogs.hbr.org/cs/2012/01/maximize_your_job_search_efforts.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 16 de Jan. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o