É chegado o início de ano, a temporada de férias e festas podem ter ficado para trás, a alta temporada para a troca de presentes e mensagens ainda não acabou. Não por muito tempo! Para muitas empresas, é hora de salários extras para o pagamento das remunerações variáveis, participação nos lucros e tempo de avaliação de desempenho. É hora de bônus. Esta ansiedade provoca marcos importantes neste período do ano na agenda de sua organização, mesmo enquanto você lê este texto e continuará assim, pelo menos nos próximos meses. E haverá uma grande expectativa ao seu redor durante este período, afetando tanto os geradores de informações quanto aos destinatários de tais notícias. O que este indicador significa? O que eles estão dizendo sobre o resultado de cada indicador? O que diz sobre mim e como eu sou avaliado?
Para os líderes provedores de feedback, há muitos conselhos disponíveis sobre a melhor forma de dar retorno aos seus subordinados e que seja feito de forma efetiva. No entanto, há poucas orientações para nos ajudar quando estamos querendo receber um desses "presentes" (afinal, não estamos sempre ouvindo que o feedback é um dom?).
O objetivo deste texto é iniciar uma conversa entre nós, para estudarmos a melhor forma de recebermos um feedback, não apenas nesta época do ano, mas o tempo todo.
Aqui estão quatro maneiras de se melhor receber e implementar feedback:
1. Relaxe.
Ainda estás nervoso? Mesmo um pouco nervoso? É claro que está! Há um desequilíbrio de poder, informação e preparação para este momento único. Os responsáveis pelos feedbacks, os seus líderes, gastaram pelo menos algum tempo na coleta e sintetização dos dados e na formulação da mensagem que será repassada na sessão de seu feedback. Mesmo que eles prepararam tudo por si só, que foi provavelmente parte de um esforço mais amplo da organização envolvendo várias entradas a partir de um número de pessoas. E você? Você está indo a sessão sem nenhuma dessas informações. Dado que o desequilíbrio, por que você, possivelmente, esperaria não está um pouco nervoso? Dê a si mesmo uma pausa. Relaxe. A menos que você já tenha problemas, não haverá armadilhas sob sua cadeira durante a sessão de feedback.
2. Prepare-se para ouvir um ou mais comentários inesperados
a) Algo que você fez ou deixou de fazer, que você não tinha idéia que surgiu no seu “radar” como um agente ou como um problema.
b) Algum grande negócio que você realizou. Ou menor deles. As conseqüências ou impactos na comunicação do feedback parecem desproporcionais.
c) Algo que poderia ou deveria ter sido tratado com semanas ou meses atrás.
d) Algo que você pensou que já tinha sido resolvido ou melhorado.
3. Se você não concordar com o feedback, não se defenda imediatamente.
Enquanto você escuta as observações de seu líder, mantenha-se atento e calado (segure a língua!). Force-se para não formar uma conclusão precipitada ou ter uma resposta imediata e, talvez nem mesmo no decorrer da conversa. Não gaste tempo em absorver e interpretar os dados neste momento. Aplique os seguintes filtros:
a) Inicialmente, coloque-se num contexto integral. Mesmo que você fique decepcionado por não ser o maior bônus já recebido, ou não excedeu suas expectativas em todas as categorias ou indicadores de desempenho, ou você descobre que seus colegas receberão mais do que você. Qual é a principal mensagem do feedback para você? É mais válida do que não? Mais positiva do que negativa? Foi direta ao ponto?
b) Descubra como usar o que você ouviu. Como resultado deste feedback, você saberá quais são as coisas você poderá ou deverá continuar fazendo da mesma forma, ou mudar a forma de fazer, ou deixar de fazer, ou fazer outras coisas.
Uma melhor abordagem é saber que algumas questões pontuadas estão OK e encontrar sua própria versão de "eu estou supondo que estão OK e, verifique se tem mais comentários a fazer.
4. Quando a sessão terminar:
a) Agradeça-os sinceramente pelo tempo dispensado e percepções a seu respeito, independentemente de você ter ficado emocionado com as observações e resultados do feedback. A menos que eles estivessem entediados ou rudes, seria necessária alguma ação adicional de sua parte.
b) Reflita sobre a mensagem global e o que ela transmitiu. Se você estiver contemplando uma campanha para provar que estava certo em algum ponto específico, repense e considere o que pode ser mais útil, tendo uma visão mais ampla, que possa levá-lo a tomar ações que permitam a você fazer tão bem, ou melhor, da próxima vez.
c) Não apenas arquive e esqueça as observações e recomendações feitas na sessão de feedback. Retome-as em alguns meses e veja como você está progredindo.
Finalmente, lembre-se disso, foi uma única sessão de feedback. Se você tiver sorte, receberá muito mais feedbacks ao longo de sua carreira profissional.
Agora reflita e responda: Qual é a sua opinião sobre como receber feedback?
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
GALFORD, R. M. How to keep your cool during a performance review. Havard Business Review. Disponível em< http://blogs.hbr.org/cs/2012
Para os líderes provedores de feedback, há muitos conselhos disponíveis sobre a melhor forma de dar retorno aos seus subordinados e que seja feito de forma efetiva. No entanto, há poucas orientações para nos ajudar quando estamos querendo receber um desses "presentes" (afinal, não estamos sempre ouvindo que o feedback é um dom?).
O objetivo deste texto é iniciar uma conversa entre nós, para estudarmos a melhor forma de recebermos um feedback, não apenas nesta época do ano, mas o tempo todo.
Aqui estão quatro maneiras de se melhor receber e implementar feedback:
1. Relaxe.
Ainda estás nervoso? Mesmo um pouco nervoso? É claro que está! Há um desequilíbrio de poder, informação e preparação para este momento único. Os responsáveis pelos feedbacks, os seus líderes, gastaram pelo menos algum tempo na coleta e sintetização dos dados e na formulação da mensagem que será repassada na sessão de seu feedback. Mesmo que eles prepararam tudo por si só, que foi provavelmente parte de um esforço mais amplo da organização envolvendo várias entradas a partir de um número de pessoas. E você? Você está indo a sessão sem nenhuma dessas informações. Dado que o desequilíbrio, por que você, possivelmente, esperaria não está um pouco nervoso? Dê a si mesmo uma pausa. Relaxe. A menos que você já tenha problemas, não haverá armadilhas sob sua cadeira durante a sessão de feedback.
2. Prepare-se para ouvir um ou mais comentários inesperados
a) Algo que você fez ou deixou de fazer, que você não tinha idéia que surgiu no seu “radar” como um agente ou como um problema.
b) Algum grande negócio que você realizou. Ou menor deles. As conseqüências ou impactos na comunicação do feedback parecem desproporcionais.
c) Algo que poderia ou deveria ter sido tratado com semanas ou meses atrás.
d) Algo que você pensou que já tinha sido resolvido ou melhorado.
3. Se você não concordar com o feedback, não se defenda imediatamente.
Enquanto você escuta as observações de seu líder, mantenha-se atento e calado (segure a língua!). Force-se para não formar uma conclusão precipitada ou ter uma resposta imediata e, talvez nem mesmo no decorrer da conversa. Não gaste tempo em absorver e interpretar os dados neste momento. Aplique os seguintes filtros:
a) Inicialmente, coloque-se num contexto integral. Mesmo que você fique decepcionado por não ser o maior bônus já recebido, ou não excedeu suas expectativas em todas as categorias ou indicadores de desempenho, ou você descobre que seus colegas receberão mais do que você. Qual é a principal mensagem do feedback para você? É mais válida do que não? Mais positiva do que negativa? Foi direta ao ponto?
b) Descubra como usar o que você ouviu. Como resultado deste feedback, você saberá quais são as coisas você poderá ou deverá continuar fazendo da mesma forma, ou mudar a forma de fazer, ou deixar de fazer, ou fazer outras coisas.
Uma melhor abordagem é saber que algumas questões pontuadas estão OK e encontrar sua própria versão de "eu estou supondo que estão OK e, verifique se tem mais comentários a fazer.
4. Quando a sessão terminar:
a) Agradeça-os sinceramente pelo tempo dispensado e percepções a seu respeito, independentemente de você ter ficado emocionado com as observações e resultados do feedback. A menos que eles estivessem entediados ou rudes, seria necessária alguma ação adicional de sua parte.
b) Reflita sobre a mensagem global e o que ela transmitiu. Se você estiver contemplando uma campanha para provar que estava certo em algum ponto específico, repense e considere o que pode ser mais útil, tendo uma visão mais ampla, que possa levá-lo a tomar ações que permitam a você fazer tão bem, ou melhor, da próxima vez.
c) Não apenas arquive e esqueça as observações e recomendações feitas na sessão de feedback. Retome-as em alguns meses e veja como você está progredindo.
Finalmente, lembre-se disso, foi uma única sessão de feedback. Se você tiver sorte, receberá muito mais feedbacks ao longo de sua carreira profissional.
Agora reflita e responda: Qual é a sua opinião sobre como receber feedback?
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
GALFORD, R. M. How to keep your cool during a performance review. Havard Business Review. Disponível em< http://blogs.hbr.org/cs/2012
/01/how_to_receive_feedback.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 15 de Jan. 2012.
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