Pular para o conteúdo principal

Série Ferramentas de Gestão: Análise de Clientes

Análise de Clientes e Estratégias de Marketing
 
1 INTRODUÇÃO

Os clientes são a razão de existência de qualquer negócio.  Uma organização tem sucesso quando provê produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades (conscientes ou inconscientes ou legais) de seus clientes e satisfaz da melhor forma possível seus atributos de valor (explícitos ou implícitos).

2 ANÁLISE DE CLIENTES

Ferramenta utilizada para descrever as necessidades e desejos dos clientes e os atributos de valor. Avalia o grau de importância dos atributos e o desempenho da empresa em relação a cada atributo.

Utilizada para identificar os itens que a organização está investindo para manter e fidelizar seus clientes, os itens que devem ser avaliados se são ou não necessários e os itens críticos que devem ser priorizados pela organização, pois se não for implementada nenhuma estratégia de mercado para estes itens, a organização poderá perder seus clientes para a concorrência.

Esta ferramenta pode ser utilizada também, para definir os pontos fortes e fracos da organização no processo de elaboração do planejamento estratégico.

2.1 Necessidades dos clientes

Todo cliente tem necessidade a ser suprida por um produto ou serviço. Portanto, o cliente não compra produto e sim benefícios. É necessário, portanto, que a organização inicialmente identifique quais são os benefícios esperados por cada segmento de mercado antes de lançar quaisquer produtos.

As necessidades surgem de "problemas" (conscientes ou inconscientes) de um segmento de mercado ou de um determinado cliente com potencial de serem satisfeitos/ resolvidos por um produto ou serviço.

Exemplificando o caso de um banco comercial. Os clientes de um banco geralmente têm as seguintes necessidades:

- Serviços de administração dos ativos financeiros
- Crédito Fácil quando necessário
- Alavancar Patrimônio
- Proteção em caso de adversidade
- Velhice Tranquila e Confortável

  2.2 Atributos de Valor

Os atributos de valor representam as características e qualidades inerentes a um produto ou serviço que o cliente atribui um alto VALOR.

Os atributos de valor são utilizados:

 - como mecanismo de decisão para escolher um determinado fornecedor para satisfazer sua necessidade
- para determinar seu Grau de Satisfação com o produto ou serviço

Exemplificando o caso de um banco comercial. Os atributos de valor para satisfazer as necessidades de seus clientes descritas no item 2.1 são:

- Solidez/ Segurança
- Boa Rentabilidade das Aplicações
- Atendimento Personalizado
- Economia de Tempo
- Home Banking Completo
- Agências próximas da residência e escritório
- Ampla gama de produtos
- Serviços a domicílio

3 PROCESSO

3.1 Elaboração da matriz

- Identifique quais são as necessidades de seus clientes (segmento)
- Relacione os atributos de valor por meio de um brainstorming interno que irão satisfazer nas necessidades de seus clientes
- Avalie a percepção interna (autoavaliação) do que será a opinião dos seus clientes quanto à Importância e o Desempenho de cada atributo de valor
- Pesquisa junto aos de Clientes (Análise Externa) a sua opinião à Importância e o Desempenho de cada atributo de valor
      - Atribua uma das seguintes graduações tanto para a avaliação interna quanto para a avaliação externa (quadro 1):
A – Alta Importância ou Alto Desempenho
M – Média Importância ou Médio Desempenho
B – Baixa Importância ou Baixo Desempenho
       - Plote os resultados nos quadrantes do quadro 3.

Avaliação interna permitirá à organização avaliar o grau de percepção de seu mercado-alvo.

Quadro 1 – Avaliação dos atributos de valor
Fonte (PESSOA, 2010)

 Simulando o caso de um banco comercial

Quadro 2 – Avaliação dos atributos de valor de um banco
 Fonte (PESSOA, 2010)

 Quadro 3 – Quadrante estratégico
Importância

A










M










B










B
M
A

Desempenho

Simulando o caso de um banco comercial

Quadro 4 – Avaliação dos atributos de valor de um banco
Importância

A


7

2 5



1 2

M


6


7 1


5 3

B


4

6



3 4

B
M
A

Desempenho

3.2 Análise da matriz

- Para os atributos de valor que tiverem avaliação nas áreas em “branco”, a organização deverá fazer uma análise se está investindo os itens corretos, pois os clientes não os valorizam
- Para os atributos de valor que tiverem avaliação nas áreas “mais clara”, a organização deverá manter suas ações, pois o desempenho está coerente com as necessidades dos clientes.
- Para os atributos de valor que tiverem avaliação nas áreas em “mais escuras”, a organização deverá intensificar suas estratégias de mercado, pois é uma área crítica e se não for feito nada para reverter o quadro, a organização poderá perder seus clientes.
4 CONCLUSÃO

A matriz de análise de clientes é uma ferramenta uso simples, rápida e de fácil utilização que permitirá qualquer empresário avaliar e direcionar suas ações de marketing para a retenção e fidelização de seus clientes, otimizando assim, seus recursos humanos, materiais, de tempo e financeiros na busca incessante de sobrevivência e crescimento em um mercado altamente competitivo.

REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 12. Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2008.
PESSOA, Gerisval A. Notas de aula da disciplina planejamento estratégico. São Luís: FAMA, 2010.
SLACK Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o