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Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Pareto


Diagrama de Pareto

É um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. É utilizado para classificar e priorizar problemas, falhas, não conformidades ou anomalias.

O Método de Análise de Pareto permite:

-      Dividir um problema grande num grande número de problemas menores e que são mais fáceis de serem resolvidos;
-      Priorizar projetos;
-      Estabelecimento de metas concretas e atingíveis.
Em muitos casos, a maior parte dos defeitos e de seus decorrem de um número relativamente pequeno de causas (poucos vitais e muitos triviais: regra 80 / 20)

Como construir um Diagrama de Pareto:

Etapa 1 – Defina o tipo de problema a ser investigado / estudado (itens defeituosos, reclamações, falhas, acidentes, eventos em locomotivas, falhas em vagões)
Etapa 2 – Liste os possíveis fatores de estratificação do problema escolhido (por tipo, turno, máquina, etc.)
Etapa 3 – Estabeleça o método e período de coleta de dados
Etapa 4 – Elabore uma lista de verificação e registre o total de observações de cada categoria e o número total.
Etapa 5 - Prepare uma planilha de dados para o Diagrama de Pareto com as seguintes informações: categorias, quantidades individuais, totais acumulados, percentagens individuais, percentagens acumuladas.
Etapa 5 – Ordene os itens, listando as categorias em ordem decrescente de quantidade e preencha a planilha de dados para o Diagrama de Pareto (Tabela 1).

 
Tabela1 - Exemplo de planilha de dados para elaboração do Diagrama de Pareto.
 Fonte: Pessoa (2007)

Etapa 6 – Trace dois eixos verticais de mesmo comprimento e um eixo horizontal.
-       Marque o eixo vertical do lado esquerdo com uma escala de 0 até o valor total geral (identifique o nome da variável representada neste eixo e a unidade de medida).
-       Marque o eixo vertical direito com uma escala de 0% a 100%. Identifique este eixo como “percentagem acumulada (%)”
-       Divida o eixo horizontal em número de intervalos igual ao número de categorias constantes na planilha de dados.
Etapa 7 – Identifique cada intervalo do eixo horizontal com o nome das categorias.
Etapa 8 – Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do lado esquerdo.
Etapa 9 – Construa a curva de Pareto marcando os valores acumulados (total ou percentagem), acima e no lado direito do intervalo de cada categoria, e ligue os pontos com seguimentos de reta (Figura 1).
Etapa 10 – Registre outras informações que devam constar no diagrama:

-      Título
-      Período de coleta dos dados
-      Número Objetivo do estudo realizado
-      Quantidade total de dados

Figura 1 – Exemplo simulado de um Diagrama de Pareto.
                            Fonte: Pessoa (2007)

Tipos de Diagrama de Pareto:

-      Diagrama de Pareto por Efeitos

É um diagrama que se refere aos resultados indesejáveis, e é utilizado para descobrir qual é o maior problema enfrentado pela organização.

§  Qualidade: defeitos, falhas, reclamações, devoluções, etc.
§  Custo: Perdas de produção, gastos, custos de manutenção
§  Entrega: Falta de matéria-prima, índice de atrasos de entrega
§  Moral: Índice de reclamações trabalhistas, absenteísmo, etc.
§  Segurança: Número de acidentes do trabalho, índice de gravidade de acidentes, etc.

-      Diagrama de Pareto por Causas

É um diagrama que se refere às causas no processo, e é utilizado para descobrir as principais causas de um problema.

§  Pessoas: treinamento, experiência, habilidade, turno.
§  Máquina: Ferramentas, modelos, instrumentos.
§  Medida: método de medição, precisão dos instrumentos
§  Método: Informação, atualização, clareza das instruções.
§  Insumos: fornecedor, lote, tipo, transporte, armazenamento.
§  Condições ambientais: Temperatura, umidade, iluminação.


REFERÊNCIAS

PESSOA, Gerisval A. PDCA: ferramentas para excelência organizacional. (Apostila). São Luís: FAMA, 2007.

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