O que torna o CEO efetivo? A questão foi estudada extensivamente, por Oriana Bandiera, Stephen Hansen, Andrea
Prat e Raffaella Sadun (HBR). No
entanto, ainda sabe-se muito pouco sobre como os CEOs se comportam no dia-a-dia
e como seu comportamento se relaciona com o sucesso ou o fracasso das empresas
que eles conduzem. Estudos anteriores geralmente tiveram limitações. Alguns
foram de pequenas amostras, ou dependeram fortemente da interpretação dos
pesquisadores para classificar diferentes "tipos" de executivos.
Nesta pesquisa, foram usados dados de pesquisa de mais de 1.000 CEOs em
seis países e o desempenho financeiro de suas empresas para explorar essas
questões. E a evidência sugere que os CEOs gerenciais são, em média, menos
efetivos do que os líderes que ficam em nível mais alto.
O conjunto de dados da pesquisa inclui todas as atividades que um CEO
realiza em uma semana, bem como se foi planejado com antecedência e quem mais
estava envolvido para determinar quais as diferenças no comportamento dos CEOs
são mais importantes. Foi avaliado se você tivesse que explicar o comportamento
do CEO dividindo-os em dois tipos, como você faria isso?
A classificação que se buscou assemelha-se bastante à distinção de John Kotter entre "gerentes" e
"líderes". O primeiro tipo de comportamento - gerentes - inclui
relativamente mais visitas às instalações fabris, interações com empregados na
gestão da cadeia de suprimentos e reuniões com clientes e fornecedores. O outro
tipo - líderes - incluem relativamente mais interações com executivos de alto
nível das organizações, comunicações e planejamento pessoais e virtuais e
reuniões com uma ampla variedade de funções internas e partes interessadas externas.
Os dados não insistem em classificar CEOs estritamente como um tipo. Em vez
disso, foi usado um índice que classifica cada CEO como uma mistura dos dois
tipos.
O que os CEOs fazem
o dia todo?
Em média, cerca de um quarto do dia dos CEOs são gastos sozinhos,
incluindo o envio de e-mails. Outros
10% são gastos em assuntos pessoais e 8% são gastos de viagem. O restante (56%)
são gastos com pelo menos uma outra pessoa, que envolve principalmente
reuniões, a maioria das quais é planejada antes do tempo. Cerca de um terço do
tempo que os CEOs passam com os outros é um a um; dois terços é com mais de uma
outra pessoa. (Estes dados incluem o dia de trabalho completo de um CEO, não
apenas o tempo no escritório.)
Os departamentos mais comuns para os CEOs são a produção (35% do tempo
gasto com outros), marketing (22%) e finanças (17%). As reuniões mais comuns
com funções externas são clientes (10%) e fornecedores (7%).
Mas, os CEOs variam consideravelmente em cada um destes, e o modelo da
pesquisa divide o comportamento do CEO nos dois grupos mencionados acima, líderes
e gerentes e, em seguida, marca cada CEO como sendo graus de cada um.
Qual tipo de CEO é
melhor para as empresas?
Quando analisado o tipo de CEO e o desempenho financeiro das empresas e contabilizados
outras variáveis, incluindo a indústria, país e tamanho da empresa,
descobriu-se que os CEOs que se inclinam mais para o "líder" do que o
"gerente" gerem empresas mais produtivas e mais lucrativas. E, para como
surpresa, essas diferenças de comportamento anteriormente ignoradas entre os
CEOs têm uma grande associação com a produtividade da empresa, cerca de um
quinto do impacto dos insumos de capital de uma empresa (máquinas,
equipamentos, edifícios, etc.). Os CEOs líderes simplesmente funcionam em melhores
empresas? Foram analisados dados anteriores e posteriores para as empresas onde
um novo CEO foi nomeado, e descobriu-se que a nomeação de um CEO líder foi
seguida por maior produtividade. O efeito apareceu três anos depois, o que
sugere que os líderes estão fazendo o trabalho duro de mudar as empresas.
Um tipo de CEO é
sempre melhor?
Até agora, você pode concluir que os melhores CEOs não ficam atolados
nos detalhes da gestão do dia-a-dia e, em vez disso, se concentram em tarefas
de liderança de nível superior, como a convocação dos líderes das diferentes
funções e estratégia de comunicação e visão.
Mas a imagem traçada pelos dados é realmente diferente dessa abordagem “um
tamanho serve para todos”. Os líderes tendem a ser mais prevalentes em empresas
maiores e em indústrias que são, em média, mais intensivas em habilidades e
complexas, enquanto os gerentes tendem a administrar organizações mais pequenas
e, em certa medida, mais simples (por exemplo: indústrias caracterizadas por uma maior
intensidade de tarefas rotineiras). Os dados revelam que muitos CEOs do tipo gerentes
gerenciam empresas de sucesso.
Essas observações geram a hipótese que os diferenciais de desempenho
capturados nos dados podem, em vez disso, ser devidos a imperfeições no
desempenho do CEO adequado à organização. Algumas empresas precisam de grandes
gerentes como CEOs, e outras precisam de CEOs de alto nível e estabelecem a
visão. Mas, porque o mercado de CEOs está longe de ser perfeito, às vezes os
gerentes, que são mais abundantes na amostra do que os líderes, acabam em um
papel de líder e, portanto, afetam negativamente o desempenho da empresa que
eles conduzem.
Em apoio a esta hipótese, os dados mostram que os lugares com mercados
de trabalho menos efetivos para os CEOs geralmente estavam associados a uma
maior disparidade no desempenho de empresas administradas por gerentes, em
relação às empresas administradas por líderes. Embora não se possa dizer
exatamente o que pode gerar essas fricções de alocação, empiricamente são
importantes e sugerem que o encaixe entre os traços comportamentais da empresa
e CEOs realmente é importante para o desempenho da empresa.
Os líderes que estabelecem a visão, convocam funções-chave e se
comunicam efetivamente podem, em geral, ter um impacto significativo no
desempenho da empresa, quando a configuração requer essas habilidades. Mas tão
importante é entender e encontrar o ajuste certo entre o estilo de liderança do
CEO e o que a empresa realmente precisa.
Fonte:
Tradução livre e adaptação do texto original de
BANDIERA
Oriana; HANSEN, Stephen, PRAT, Andrea e SADUN, Raffaella. A Survey of How 1,000 CEOs Spend Their Day Reveals What Makes Leaders
Successful. HBR – Harvard Business Review.
Disponível em> https://hbr.org/2017/10/a-survey-of-how-1000-ceos-spend-their-day-reveals-what-makes-leaders-successful?.
Acessado em 13 de out de 2017.
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