Pular para o conteúdo principal

Como reprogramar seu cérebro para se tornar mais bem sucedido



A edição mais recente da revista The New Yorker contém um artigo sobre os neurocientistas que estudam a forma como o cérebro recupera memórias. O que eles descobriram é provavelmente o avanço mais importante de todos os tempos no campo da formação do sucesso.

Como o cérebro lembra

A maioria das pessoas pensa sobre a memória humana como uma memória fita de vídeo ou de um computador. Quando você se lembrar de algo, você está trazendo de volta a memória, que é vívida ou vaga, dependendo de como você é bom em lembrar das coisas.

Acontece que a memória humana não é assim em tudo. Quando você se lembrar de algo, seu cérebro "religa" as conexões entre os neurônios, literalmente mudando a estrutura de seu cérebro. Ao invés de reprodução de vídeo, a memória humana é mais como a edição de vídeo. Quando você se lembrar de algo, você está recriando, alterando e rememorando. A memória está sujeita a mudanças cada vez que você lembra.

De acordo com as últimas pesquisas, é possível editar intencionalmente más recordações para remover os maus sentimentos associados a essas memórias. Esta nova terapia de memória está sendo usada no tratamento de pessoas que sofrem de transtorno de stress pós-traumático (PTSD)

O que isto significa para você

A sua atitude e comportamento, as duas coisas que te fazem bem sucedida, são fortemente influenciadas por suas memórias. Por exemplo, se você já experimentou um fracasso doloroso no passado, é mais provável que você evite correr riscos, mesmo que sejam pequenos. Da mesma forma, se você já teve sucesso no passado, você está mais propenso a tomar medidas para repetir esses sucessos, se você tem vívidas lembranças positivas sobre eles.

A razão porquês esta pesquisa é tão importante, é que agora sabemos que é possível:

1.    Edite suas memórias ruins para que elas não o bloquei
2.    Edite suas boas lembranças para que elas o impulsione para a frente.

Em outras palavras, você pode, literalmente, reprogramar seu cérebro para torná-lo mais bem-sucedido.


Como enfraquecer as suas más recordações

O método descrito no artigo é quase exatamente o mesmo que um método que autor e palestrante motivacional Anthony Robbins tem treinado as pessoas nas duas últimas décadas.

Para extrair as presas venenosas (como se fosse) de suas más recordações, traga a recordação em sua mente, e então imagine ficando menor e mais escuro, como se estivesse assistindo a uma pequena TV preto-e-branco. Agora adicione detalhes que embaralham a recordação. Por exemplo, se você está se lembrando de um tempo em que errou em uma apresentação, mude o público (um pequeno público em uma pequena situação) de modo que todos eles estejam vestindo roupas de palhaço.

Faça isso cinco ou 10 vezes e você vai descobrir que a recordação ruim simplesmente não vai mais perturbá-lo. A partir daí, a lembrança da apresentação vai fazer você rir, porque você literalmente e fisicamente reprogramou seu cérebro.


Como fortalecer suas boas recordações

Para fazer as boas recordações mais poderosas e motivadoras, faça a mesma coisa ao contrário. Traga a recordação à sua mente até tão vividamente quanto você pode, em uma tela de projeção gigante com som surround. Torne-a brilhante e alto. Mais importante ainda, insira ou aumente os sentimentos maravilhosos que você experimentou nessa situação.

Faça isso cinco ou 10 vezes e você descobrirá que o que antes era apenas uma recordação feliz é agora uma motivação a condução. Quanto mais você experimentar a recordação, mais você vai querer torná-la real novamente.

Torne este processo de fazer a edição e melhoria de suas recordações em um hábito diário, pois ele poderá ajudá-lo a ser bem sucedido.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

JAMES, Geoffrey. How to rewire your brain to become more successful. Inc.com.  Disponível em < https://www.themuse.com/advice/how-to-rewire-your-brain-to-become-more-successful > Acessado em 02 de Jul. de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ilusão da escolha da marca de um produto ou serviço

Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS:   Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy.   Bu...

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de açã...

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama de Relações

Diagrama de Relações Ferramenta utilizada na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se organizar idéias para se conhecer o problema. O diagrama de relações é uma ferramenta que procura explicar a estrutura lógica das relações de causa-efeito (ou objetivo-meios de um tema ou problema) pelo pensamento multidirecional, em contraposição ao pensamento linear lógico tradicional. a)     O tema é suficientemente complexo para que as ligações de causa e efeito não sejam de visualização fácil; b)       A seqüência de ações é crítica no desenvolvimento do tema; c)       Há tempo suficiente para a construção e as revisões necessárias. Vantagens no uso do Diagrama de Relações: Ele simplifica a solução de problemas, por que: •             Resulta na sua divisão em pontos principais •             Explicita a participação dos div...