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4 maneiras de conduzir sua equipe de boa para ótima



Enquanto a perfeição pode não ser possível, não há nenhuma razão para não se esforçar para isso, desde que você não se concentre com tanta energia naquele objetivo que você não pode realmente fazer qualquer coisa.

Em vez disso, melhorando continuamente seus sistemas, processos e produtividade ao longo do tempo, você vai passar de medíocre para superior.

Alguns leitores podem olhar de soslaio para esta ideia, uma vez que quase todos os CEO já tenham lido o livro de Jim Collins “Empresas feitas para vencer – Good to Great (2001). Se a sair de boa a ótima fosse fácil, então por que a cada dia as empresas só chegam ao grande em torno de 1%?

Certamente, se o processo funcionou, nós teríamos visto uma inundação de grandes empresas até agora - e claro, nós não temos.

Mas o problema está com a implementação. Muitas vezes, a liderança falha porque não pode ver os seus maiores defeitos. Não é apenas uma questão de não ver da floresta para as árvores; muitas vezes, não pode ver as suas falhas, porque não é humilde o suficiente para aceitá-la.

Então, vamos olhar para quatro maneiras que você pode obter mais de si mesmo e aplicar o poder da melhoria consistente para a sua equipe.

1.    Deixe o seu ego e as necessidades pessoais de lado

"Le etat c’est moi" ("O Estado sou eu!") pode ter funcionado para o rei Luís XIV da França, mas você não é sua empresa, sua divisão, ou a sua equipe. Você lidera e muitas vezes os representa, e você tem a obrigação de fornecer a visão e orientação em todas as coisas.

Então, quando você tomar uma decisão, não pense que porque ele funciona para você, que vai funcionar para toda a equipe.

A estrutura de concessão de bônus pode lhe premiar em R$ 100.000,00 se sua equipe atinge determinados objetivos e parecer muito para você, mas isso não significa nada, a menos que o resto da equipe goze do bônus também. Instando-os a trabalhar mais para que você possa obter o seu bônus só vai irritá-los, o que não contribuirá para aumentar a produtividade que você deseja.

Quando o ego controla a direção da equipe, ela não vai a lugar nenhum, porque os membros da equipe não se sentem valorizados. Em vez disso, assuma o seu papel de visionário e facilitador, liderando pelo exemplo, e leve tudo e todos em consideração antes de agir, tendo em mente que, afinal, a monarquia francesa terminou na guilhotina apenas algumas gerações após o rei Luís ter feito sua famosa declaração.

2.    Modele-se para ser o melhor em sua área

Você realmente não pode errar em fazer isso, mas você certamente não quer imitar diretamente ou plagiar seus principais concorrentes. Basta perguntar a si mesmo: Por que seus consumidores preferem produtos ou serviços de seus concorrentes, se de fato eles fazem?

O que você pode aprender com o que eles fizeram certo, bem como o que eles fizeram de errado? Como você pode fazer de melhor usando seus próprios métodos contra eles?

3.    Escolher cuidadosamente uma direção e fique nela

Você não pode tornar-se o perito em sua área de atuação, se não permanecer no curso por tempo suficiente para se tornar um especialista na área.

4.    Concentre-se no que você faz de melhor

Pessoalmente, não me incomodo de não saber jogar futebol, apesar de viver no Brasil, considerado por muitos como um país do futebol. Já tentei algumas vezes, e eu não sou bom nisso, então parei de tentar.

Faça o mesmo com as suas tarefas menos produtivas que não oferecem muito valor: Colocar toda a sua energia e de sua equipe sobre o que você faz bem. É bem melhor ir de bom para ótimo de forma impressionante em alguma coisa, em vez de gastar o mesmo esforço para ir de péssimo a medíocre o suficiente.

Cada líder de equipe deve ter uma lista descrevendo o que "não fazer" ou "parar de fazer" para evitar gastar energia e recursos da equipe. Pode conter coisas tão simples como os itens que você decidiu delegar, ou uma recusa em participar na política da empresa.

Muitos outros ingredientes contribuem para a receita de focar no crescimento da equipe, tais como uma vontade de trabalhar duro, inspiração e inovação, comunicação aberta, simplificação e incentivo a capacitação dos empregados.

Estas dicas vão ajudá-lo a explorar e abrir novos caminhos, para que possa dar o seu melhor para quem depende de você e sua equipe.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

STACK, Laura. 4 Ways to help take your team from good to great. TLNT – The Business of HR. Disponível em < http://www.tlnt.com/2014/07/02/4-ways-to-take-your-team-from-good-to-great/? > Acessado em 02 de Jul. de 2014.

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