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Os 5 segredos de Richard Branson para iniciar um negócio de sucesso



Richard Branson abriu uma pequena loja de discos chamada Virgin Records em 1970. Ele saiu da escola há alguns anos antes, e sua única experiência de negócios ocorreu em sua própria loja. 

Hoje, Branson é dono de uma fortuna de 5,1 bilhões de dólares e é presidente do Grupo Virgin, que é composto por mais de 400 empresas em todo o mundo.
Oito dessas empresas geram mais de um trilhão de dólares em receitas anuais.

Ao longo dos últimos 40 anos, Branson aprendeu os “macetes” dos negócios por meio de tentativa e erro, e descobriu como construir um império de empresas inovadoras.
Em seu livro “Like a Virgin - Os segredos do empresário mais excêntrico do mundo", escrito em 2012, Branson compartilha seus cinco segredos para começar um negócio:

1.    Se você não gostar, não faça.

Quando ele começou a Virgin em um porão no oeste de Londres, não tinha nenhum grande plano ou estratégia. Ele não iniciou com a construção de um império de negócios. Ele simplesmente queria criar algo que as pessoas gostariam de usar, que se divertissem com isso e que ao final do dia, orasse que a receita gerada fosse o suficiente para pagar as suas contas.

2.     Seja inovador, crie algo diferente.

A partir do momento que ele decidiu dar a sua empresa um nome ousado em 1970, Branson tem sido ousado. Ele escreveu que fundou a Virgin Atlantic em 1984 como uma companhia aérea que, na verdade, tivesse um ótimo serviço ao cliente, que, foi uma ideia inovadora na época. Hoje ele está preparando a Virgin Galactic para ser a primeira empresa a oferecer viagens de civis ao espaço.

3.    O orgulho da associação faz maravilhas.

Não há nada mais triste do que ouvir alguém se lamentar do lugar em que trabalha. Empresários bem sucedidos reconhecem que seus empregados são seu ativo mais valioso, e os fazem sentir apreciados. Empregados orgulhosos não só trabalham mais, mas reduzem custos de contratação por meio de taxas de retenção mais elevadas.

4.    Lidere ouvindo

Grandes gerentes reconhecem que não têm todas as respostas e constroem equipes que podem ajuda-los no crescimento da empresa.  Para Branson, você precisa saber o que quer sem impor seu ponto de vista aos outros sem que haja algum tipo de debate e certo grau de consenso.

Ele também diz que os melhores líderes são rápidos em reconhecer um bom trabalho, que estimula aos empregados a contribuírem com suas melhores ideias.

5.    Seja visível.

Os bons executivos não ficam sentados atrás de uma mesa, distantes de seus empregados, se querem iniciar um negócio ou um império corporativo multibilionário. Eles encontram maneiras de manterem os canis de comunicação abertos com seus gestores, bem como todos os empregados.

Branson diz que mantém um pequeno caderno com ele sempre que está interagindo com os empregados de qualquer nível da Virgin e quando está no voo da Virgin, diz que gosta perguntar aos passageiros sobre as suas experiências com a companhia aérea.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

FELONI, R. Richard Branson's 5 secrets to starting a successful business. Havard Business Review. Disponível em < http://www.businessinsider.com/bransons-secrets-successful-business-2014-6 > Acessado em 30 de Jun. 2014.

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