Pular para o conteúdo principal

5 Alternativas impressionantes para encontrar um emprego dos sonhos



Diariamente lemos artigos que tentam ajudar as pessoas a encontrarem o emprego de seus sonhos (e, em seguida, ter sucesso com eles!).

Mas, às vezes, trabalhar em seu emprego dos sonhos não é viável. Talvez você tenha encontrado uma empresa que você ama, mas que não está contratando agora. Talvez você precisa desenvolver um pouco mais as habilidades para fazer o tipo de trabalho que você realmente deseja. Talvez você ainda esteja tentando descobrir qual é o seu emprego dos sonhos.

Então, o que fazer quando você não encontra o trabalho ideal? Localize a próxima melhor coisa a fazer.

Há uma abundância de benefícios que você pode obter de um trabalho potencial, mesmo se não seja a posição perfeita. Se você não está com sorte para encontrar o seu emprego dos sonhos, procure uma oportunidade com algumas das seguintes qualidades. Você não vai apenas ter um emprego remunerado, mas vai estar se movendo pelo menos um passo para a carreira de seus sonhos.

1.    Um trabalho com um mentor potencial

Se você está se sentindo perdido quando se trata da direção de sua carreira ou não está encontrando todos os trabalhos que lhe parece inspirador, talvez você realmente não precisa de um emprego dos sonhos, mas um mentor dos sonhos, alguém para ajudá-lo a navegar pelo mundo confuso de sua carreira e encontrar o caminho certo para você.

Então, quando você estiver pesquisando empregos potenciais, aprofunde um pouco mais para aprender sobre as outras pessoas na empresa. Faça alguma pesquisa sobre a pessoa com quem se reporta (ou mesmo o seu gerente) para ver se ele te inspira ou se é uma ótima pessoa para aprender. Veja na página pessoal da empresa ou procure no LinkedIn o perfil das pessoas que trabalham lá para ver se algum deles podem ser modelos para o seu próprio crescimento na carreira.

Por outro lado, se você já conhece alguém que realmente te inspira, veja se ele pode ser seu mentor.  Mesmo que o trabalho não seja exatamente o que você estava procurando, a oportunidade de trabalhar mais de perto dele realmente poderia ajuda-lo em longo prazo.

2.    Um trabalho onde você pode desenvolver novas habilidades

Qual a melhor maneira de manter o crescimento enquanto você está buscando o seu emprego dos sonhos? Encontre um emprego onde você pode continuar a aprender!

Se você precisa de novas habilidades para, finalmente, conquistar o trabalho que você quer ou está apenas aguardando o seu tempo até que ele venha junto, procurar um emprego em uma empresa que apoia ativamente o desenvolvimento profissional nunca vai te fazer mal.

Algumas empresas vão oferecer informações sobre ações de desenvolvimento em seus sites, mas em muitos casos você vai ter que perguntar sobre isso durante a entrevista. Tente: "Eu estou realmente interessado em aprender mais sobre [habilidade] para me tornar ainda melhor no que faço, a empresa tem uma política de desenvolvimento profissional, ou há alguém aqui que pode ser capaz de aprender? "

Em alternativa, procure uma posição onde você possa desenvolver novas habilidades no trabalho. Talvez como uma posição de vendedor em uma startup, você também estará ajudando com iniciativas de marketing e habilidades de aprendizagem como SEO e direitos autorais. Ou, em conseguir um emprego como gerente administrativo, você tem a oportunidade de planejar eventos de departamento. Habilidades transferíveis podem ser encontradas em lugares surpreendentes, por isso não descarte um emprego por ele não necessariamente fazer sentido.

3.    Um trabalho onde você possa fazer conexões

Caso você não tenha perdido o seu emprego dos sonhos ainda, talvez você apenas não ter encontrado a pessoa certa. É incorreto pensar que as conexões são tudo o que importa quando se trata de obter um emprego, elas certamente não podem te prejudicar. Então, encontrar um emprego que lhe dará muitas oportunidades para expandir sua rede pode ser um grande passo na direção onde você finalmente quer estar. (Pense em vendas, marketing, desenvolvimento de negócios, ou comunidades de gerentes, onde você possa conhecer novas pessoas).

Esta pode ser uma boa opção se você está buscando mudar de indústria ou de região. Você pode usar este trabalho para iniciar sua rede nessa área, abrindo portas que poderá finalmente leva-lo ao seu emprego dos sonhos.

4.    Um trabalho que você possa mudar de função

Talvez o seu emprego dos sonhos esteja ao seu alcance, mas você só precisa de um pouco mais de tempo ou um tipo diferente de experiência. Se este for o caso, procure uma posição que você possa utilizá-la como ponte rumo a seu trabalho ideal.

Claro que, quando se toma essa estratégia, é importante informar a empresa que você está pensando em movimentação. Existem algumas maneiras de se fazer isso. Se você ainda está em fase de investigação, olhe para os perfis de cargo disponíveis nas empresas e avalie se permitem movimentações internas. Se você está na fase de entrevista, definitivamente vale a pena informar ao entrevistador que quer manter seus objetivos de carreira de longo prazo em mente e questioná-lo quais os tipos de oportunidades de crescimento que existem na empresa.

5.    Um trabalho com uma cultura que você ama

Em muitos casos, o ambiente que você está trabalhando pode ter um impacto muito maior sobre a sua felicidade do que o trabalho que você está fazendo. Então se você está procurando a posição exata que deseja, em vez pensar sobre o tipo de empresa, pense no ambiente de trabalho que você gostaria de ir todos os dias.

Você quer trabalhar em algum lugar com o horário de trabalho flexível ou a opção de trabalhar remotamente? Você quer uma equipe que tem pausas para jogar pebolim e regularmente vai para happy hours juntos? Ou talvez uma empresa que paga seu almoço todos os dias?

Seja o que for, gaste algum tempo para encontrar um bom trabalho em uma empresa incrível. Você vai ganhar um pouco de tempo para aprender mais sobre si mesmo e o que você gosta de fazer e, nesse meio tempo ter um grande tempo para passar seus dias em um escritório que faz você sentir-se bem.


REFERÊNCIAS: 

GREENAWALD, Erin. Can't find your dream job? 5 awesome alternatives.  The DailyMuse. Disponível em< https://www.themuse.com/advice/cant-find-your-dream-job-5-awesome-alternatives > Acessado em 20 de Abr. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o